Perguntas Frequentes

por Fábio Santos publicado 26/08/2015 15h15, última modificação 26/08/2015 15h14

Qual a localização das unidades do IFRR?
Reitoria: Rua Araújo Filho nº823, Centro - Edifício Moura Center
Campus Boa Vista: Avenida Glaycon de Paiva, 2496 - Pricumã. 
Campus Amajari: Vicinal de acesso que liga a balsa de Aparecida à Vila Brasil, km 03, Amajari - RR
Campus Novo Paraíso: BR-174, Km -512 - Vila Novo Paraíso - Caracaraí - RR

Quais cursos ofertados pelo IFRR? 
Clique aqui para visualizar os cursos ofertados pelo IFRR.

Quais as diferenças entre cursos técnicos integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio?
I - Integrado: é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno; 
II - Concomitante: é oferecido somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer:
a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; 
b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; ou
c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados;
III - Subsequente: oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
Base Legal: Decreto Nº 5.154 de 23/07/04 - Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências.

O que é necessário para ingressar nos cursos técnicos e superiores do IFRR?
Para ingressar nos Cursos Técnicos é preciso participar de Processo de Seleção que é divulgado por meio de Edital e ser aprovado. Há várias formas de acesso: prova objetiva, sorteio, redação, entrevista. 
O ingresso nos Cursos Superiores do IFRR atualmente ocorre de três formas distintas:
1º - Para ingressar nos Cursos Superiores "regulares" é preciso que os candidatos participem do ENEM. Após o resultado da prova, todos os candidatos devem participar do processo seletivo por meio do SiSU. Os candidatos, selecionados pelo SiSU dentro do número de vagas ofertadas pelo IFRR, deverão efetivar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares - CORES do Campus Boa Vista.
2º - Para ingressar nos Cursos Superiores na modalidade de EAD, o processo seletivo é realizado por meio de Vestibular. Os candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertadas pelo IFRR, deverão efetivar sua matrícula na Coordenação de Registros Escolares - CORES.
3º - Para ingressar nos Cursos Superiores ofertados de acordo com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, os candidatos devem ser professores da rede Estadual ou Municipal de Educação (que devem emitir declaração que comprove a atuação dos candidatos como docentes), e devem estar inscritos na Plataforma Freire. O processo seletivo é realizado pela Coordenação Geral do PARFOR, em conjunto com os Coordenadores de Curso, por meio de análise curricular conforme Edital a ser publicado pelo IFRR.

Quais os critérios exigidos para se inscrever nos cursos na modalidade EJA?
Os critérios são: ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o Ensino Fundamental, além de participar de Processo de Seleção e ser aprovado.

Qual o período de realização das inscrições para os cursos do IFRR?

  • Cursos Técnicos integrados/EJA - segundo semestre de cada ano;
  • Curso Técnico Concomitante - segundo semestre de cada ano;
  • Curso Técnico Subsequente - primeiro semestre de cada ano;
  • Curso Superior (Licenciatura e Tecnologia) - primeiro e/ou segundo semestre de cada ano, de acordo com a oferta prevista nos respectivos planos de curso;
  • Curso de pós-graduação (especialização) - primeiro e/ou segundo semestre de cada ano.

 

Existe diferença entre um curso superior de tecnologia e as licenciaturas tradicionais?
Sim. Embora os dois cursos sejam superiores, os cursos de tecnologia tem um período de duração menor (6 semestres, que corresponde a três anos) além do foco e área de atuação mais específica, enquanto que os cursos de licenciatura do IFRR tem um período de duração de 8 semestres, que corresponde a quatro anos, foco e área de atuação mais ampla.

O IFRR fornece certificado de ensino médio por meio da nota do ENEM?
Sim. Desde 2010 o IFRR realiza, via Campus Boa Vista, a certificação de conclusão do Ensino Médio com base na nota do ENEM, que deve ser requerida pelo candidato no momento da sua inscrição.

MEC - Portaria Normativa Nº 10 de 23 de maio de 2012 - Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
INEP - PORTARIA Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012 - Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

É possível ingressar nos cursos de graduação utilizando a nota do ENEM?
Sim. Desde 2009 a nota do ENEM é utilizada para ingresso nos cursos de graduação do IFRR.

O IFRR oferta cursos a distância?
Sim. O IFRR, por meio do Campus Boa Vista, oferta o Curso de Licenciatura em Letras- Espanhol e Literatura Hispânica e Especialização em Psicopedagogia, além de alguns cursos de extensão, na modalidade EAD.


Qual a metodologia utilizada nos cursos à distância?

A metodologia dos cursos a distância contempla os princípios de participação e cooperação, baseado nos fundamentos da contextualização e interdisciplinaridade, utilizando o uso combinado de vários instrumentos, quais sejam:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Vídeo aulas
  • Encontros presenciais
  • Web conferência
  • Vídeo conferência
  • Material didático escrito, entre outros.

O que é iniciação científica?
Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica, gerando a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação. 

O que é inovação tecnológica?
De forma sucinta, a inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem à inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.


Quais os programas de iniciação científica contemplados pelo IFRR? 


  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica do IFRR - PIBICT/IFRR: Este Programa é destinado exclusivamente aos alunos dos Cursos do Ensino Técnico e da Graduação, regularmente matriculados e assíduos nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem por finalidade estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa aplicada e à Inovação Tecnológica, enquanto instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos alunos do IFRR, com real apoio dos servidores do quadro efetivo, que atuam de forma direta junto ao Ensino.
  • Programa Institucional Clube da Ciência - PICC: Este programa tem como finalidade o estímulo e apoio à pesquisa aplicada e à integração dos alunos do Ensino Técnico às atividades técnicas e científicas, inserindo o aluno na prática de pesquisa por meio de orientação e do acompanhamento de um professor-orientador. O referido Programa tem sua operacionalização realizada pelo setor de Pesquisa de cada Campus. Além disso, o PICC tem como principais objetivos estimular a pesquisa nos alunos de Ensino Técnico, para a reflexão e criatividade em todas as áreas de atuação do IFRR; contribuir para a emergência de grupos consistentes de pesquisa, fomentando a produção de novas tecnologias; despertar o interesse do discente para a investigação científica e o desenvolvimento da Inovação Tecnológica e, assim, contribuir para a complementação de sua formação; criar condições favoráveis para o incremento da produção e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico; disseminar entre os alunos a ideia de continuidade de formação na futura atividade profissional, especialmente relacionada ao mundo do trabalho; bem como, implementar a pesquisa na prática pedagógica no Ensino Médio Integrado ao Técnico.


Quais os critérios exigidos para participar de um programa de iniciação científica?

  • PIBICT-IFRR: Estar regularmente matriculado no Ensino Técnico ou no Ensino Superior do IFRR; não estar no último ano letivo de cursos que terão sua integralização no primeiro semestre do ano de conclusão, ou seja, no mês de junho; não ter nenhuma pendência pedagógica; ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no IFRR ou em campo; ter bom desempenho acadêmico, ou seja, não estar em dependência em nenhum componente curricular; redigir o projeto, com a ajuda do orientador; concorrer a um projeto por edital.
  • PICC-IFRR: Estar regularmente matriculado no Ensino Técnico do IFRR; não ter nenhuma pendência nos seguintes setores: CORES, Biblioteca, Extensão, Pesquisa e Ensino; ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no IFRR ou em campo; ter bom desempenho acadêmico, ou seja, não estar em dependência em nenhum componente curricular; redigir o projeto, com a ajuda do orientador; ter aprovado apenas 01(um) projeto por edital; não estar vinculado a outro Programa de Bolsa Institucional.


Qual o valor da bolsa de iniciação científica?

O número de bolsas oferecido será de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do IFRR.
PIBICT-IFRR: valor fixo mensal de 50% do salário mínimo para alunos-bolsistas. 
PICC-IFRR: valor fixo mensal de 37% do salário mínimo vigente no país, para alunos-bolsistas.