Professor do Campus Amajari ganha premiação em Seminário Estadual de Educação no Campo

por Rebeca Lopes Silva publicado 31/10/2016 16h16, última modificação 31/10/2016 16h16
O professor de Educação Artística do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) Fredson da Costa ganhou a premiação de 1.º lugar na categoria de aluno de mestrado e na geral, durante o III Seminário de Educação do Campo de Roraima, realizado no último fim de semana, no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras de Roraima.

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Costa, que já atua como professor da unidade de ensino desde setembro de 2015, fez um relato da experiência em sala de aula sobre a percepção dos alunos do 1.º ano do ensino médio do Campus Amajari, levando em conta a releitura das obras do artista Jaider Esbell.

O trabalho se propôs a fazer uma análise crítica a respeito da educação do campo, tendo como foco a percepção artística dos alunos que residem nesse ambiente. “Assegurar ao educando essas possibilidades vem sendo algo desafiador para todos os colaboradores em educação, principalmente nas comunidades rurais”, disse.

Os três melhores trabalhos foram premiados com livros sobre Educação no Campo, que são resultados de pesquisas desenvolvidas em Roraima sobre o tema. Com o trabalho apresentado, Costa ganhou os dois primeiros lugares na categoria de aluno de mestrado e na geral.

O diretor-geral do Campus Amajari, George Sterfson Barros, também participou do seminário, representando o IFRR na mesa-redonda que discutiu o tema “A conjuntura da educação do campo no Estado de Roraima”, no dia 29 de outubro, com representantes da UFRR, da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e com a senadora Ângela Portela.

Rebeca Lopes

IFRR/CCS/CAM