Horário de Funcionamento: 

Segunda a sexta das 07:00 às 22:00

Coordenação

Sônia Maria Castro de Araújo
caes.bv@ifrr.edu.br
(95) 3621 8049

COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (CAES)

A CAES tem como objetivo prestar serviços de atenção básica à saúde com atendimento médico, odontológico, enfermagem, ambulatorial e, orientação e acompanhamento pedagógico, orientação e atendimento psicológico e serviço social. Desenvolve e executa a Política de Assistência Estudantil no Campus Boa Vista através de sua equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médicas, odontólogos, psicóloga, orientadora educacional, assistente de aluno e técnicas (os) em enfermagem com ações de assistência estudantil visando à prevenção e proteção à saúde, promovendo o  acesso,  a permanência  e  o  êxito  dos  estudantes,  na  perspectiva  de  equidade,  produção  de  conhecimento,  melhoria  do desempenho escolar e da qualidade de vida.

A Política de Assistência Estudantil

É um conjunto de princípios e diretrizes que norteia a implementação de ações que promovam o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes através dos projetos de assistência estudantil propostos em todos os câmpus.

As ações propostas são benefícios amparados por meio da Política de Assistência Estudantil do IFRR que propiciará aos discentes em situação de vulnerabilidade social igualdade de condições para o acesso, permanência e êxito em seu percurso formativo nesta Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

O que essas ações visam? 

I - O enfrentamento à evasão e a retenção escolar;
II - A promoção e ampliação da formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico;
III - Uma Política focalizada na igualdade de oportunidades (equidade), como contraponto às desigualdades existentes na sociedade e no âmbito escolar.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS OFERTADOS:

Enfermagem: De Segunda a Sexta das 07:00 às 22:00; Enfermeiro: Gilvan Brolini das 08:00 às 14:00 (Segunda, Quarta e Sexta). Obs: As Terças e Quintas o servidor está cedido para compor o SIASS - UFRR. Auxiliares de Enfermagem: Cleuza da Silva Viana das 07:00 às 13:00 (Segunda a Sexta); Giselle Alfena Schmidt das 07:00 às 13:00 (Segunda a Sexta); Leandro Pereira Lopes das 12:00 às 18:00 (Segunda a Sexta) e Francisco Chagas de Oliveira das 16:00 às 22:00 (Segunda a Sexta).

Médico: Dra. Cassandra Loureiro Mangabeira das 07:00 às 13:00 (Segunda, Terça e Quinta). Obs : Nas Quartas e Sextas a servidora está cedida para compor o SIASS - UFRR ; Dra. Ana Lília Guimarães Barros de Souza das 14:00 às 20:00 (Segunda a Sexta) e Dra. Valéria Braga Santiago de Sá das 18:00 às 22:00 (Segunda a Sexta).

Odontologia: Dra. Iraima Monteiro Trajano das 07:00 às 13:00 (Terça a Sexta). Obs: As Segundas a servidora está cedida para compor o SIASS-UFRR e Dr. Helcio Mota das 13:00 às 19:00.(Segunda a Sexta);

Pedagogia: Maria Luiza da Silva das 08:00 às 14:00 (Segunda a Sexta);

Psicologia: Wilma Moraes das 08:00 às 14:00 (Segunda a Sexta) e Daiane Ruth Alves da Silva das 14:00 às 20:00 (Segunda à Sexta).

Assistente Social: Maricélia Carvalho Moreira Leite das 08:00 às 14:00 (Segunda a Sexta) e Tatiana Sodré das 14:00 às 18:00 (Segunda a Sexta). 


SERVIÇOS

ATENDIMENTO MÉDICO

Realiza consultas e acompanhamento da saúde priorizando o atendimento ao estudante; participa das ações para promoção da saúde através de palestras educativas e preventivas; efetua avaliação médica admissional dos servidores e perícia via SIASS e, auditorias e sindicâncias médicas.


ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Executa tratamento odontológico, priorizando o atendimento ao estudante, realizando procedimentos como: profilaxia, aplicação de flúor, restauração, exodontia, orienta, diagnostica e avalia paciente; realiza auditorias e perícias odontológicas. O agendamento para as consultas odontológicas são realizadas de segunda a sexta no horário de 07:00 às 22:00 na sala de enfermagem.


ENFERMAGEM

A equipe de enfermagem é composta por enfermeiro e auxiliares de enfermagem que atuam prestando assistência segura, humanizada e individualizada. 

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO: Presta assistência ao paciente e/ou usuário no ambulatório; Coordena equipe de enfermagem; Realiza consultas de enfermagem e procedimentos de maior complexidade, prescrevendo ações e medicamentos conforme protocolos; Implementa ações para a prevenção, promoção e proteção da saúde junto aos alunos, servidores e comunidade.

ATRIBUIÇÕES DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Desempenha atividades de enfermagem em grau auxiliar em nível ambulatorial; Executa ações dentro dos programas de saúde pública; Presta assistência ao paciente, executando procedimentos tais como, curativos simples, medicações, nebulizações, dentre outros, atuando sob a supervisão de enfermeiro; Organiza o ambiente de trabalho.


PSICOLOGIA

Contribui na promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida, nos mais diversos contextos:  atendimento individual ou em grupo,  ações institucionais, atividades informativas e reflexivas, além das atuações em outros âmbitos  específicos da Psicologia, especialmente na Psicologia Escolar e no processo de ensino aprendizagem.


SERVIÇO PEDAGÓGICO

A orientação e acompanhamento Pedagógico auxiliam o aluno a obter êxito escolar em seu processo de ensino-aprendizagem, atuando na implementação e execução de projetos pedagógicos do ensino médio profissionalizante com a equipe escolar viabilizando, assim, o trabalho pedagógico coletivo entre a escola e a família.


SERVIÇO SOCIAL

Exerce atividade de nível superior, de natureza técnica, relacionada à atuação no âmbito do Serviço Social. Elabora, planeja, coordena, executa e avalia programas e projetos na área do Serviço Social e no âmbito da Política de Assistência Estudantil.


Critérios de acesso a serem considerados na Avaliação Social para a concessão de auxílios (alimentação e transporte)

I – renda per capita familiar;

II – situação de trabalho;

II – despesas familiares;

IV – situação de moradia;

V – constelação familiar;

VI – bens móveis e imóveis da família.

Critérios de Permanência nos auxílios (alimentação e transporte)

  A Frequência mensal mínima de 75% sobre o total da carga horária cursada no período ou etapa;

  Aprovação em, no mínimo, 80% das disciplinas cursadas;

  Obter frequência mensal mínima de 80% às refeições (AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO/RESTAURANTE).