Modalidade
Licenciatura na modalidade Presencial

Matriz Curricular 2011 | Matriz Curricular 2015 Plano de Curso | Documentos 

Carga Horária: 2.840h

Coordenadora: 
Professora Doutora Cidéia Salazar Pereira

E-mail da coordenação: 
clbio.bv@ifrr.edu.br

Período:
Vespertino ou Noturno 

Oferta:
35 vagas oferecidas anualmente
Consulte informações sobre o Curso na págiana e-MEC

Objetivo Geral

Formar professores de Ciências Biológicas que atuem na Educação Básica com amplo conhecimento dos conteúdos técnico, científico e pedagógico e que sejam capazes de, através da tríade ensino-pesquisa-extensão, analisar e intervir criticamente na realidade social, econômica e cultural.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar a formação profissional a partir da perspectiva ética e estética para o exercício da atividade profissional.
  • Habilitar o licenciado para o desenvolvimento de projetos educacionais e científicos.
  • Dotar o licenciado de ferramentas para a construção de estratégias metodológicas que permitam aos educandos da Educação Básica uma melhor apreensão dos fenômenos da natureza, despertando o espírito científico, instigando a curiosidade e aumentando o interesse pela ciência.
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade, visando a democratização das ciências.
  • Atuar em prol da preservação da biodiversidade e do respeito à diversidade humana.
  • Integrar e/ou coordenar equipes de trabalho de caráter participativo e interdisciplinar no espaço escolar.

Requisitos de Acesso

O acesso ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRR dar-se-á da seguinte forma: 50 % das vagas ofertadas através do Sistema de Seleção Unificado (SISU) e 50 % através de processo seletivo e/ou demais formas de acesso constante na Organização Didática vigente.

Perfil Profissional

O Licenciado em Ciências Biológicas, formado pelo Instituto Federal de Roraima, deverá buscar permanentemente conhecimentos técnicos e científicos orientados para unir os processos formais aos processos informais de incentivo a produção do conhecimento, respeitando-se aqueles já produzidos e participando no aumento e qualificação de novos métodos e aplicativos.

Mercado de trabalho

O Licenciado, cujas atividades são definidas por legislação vigente, tem sua área de atuação na investigação da natureza em todas as formas de manifestação de vida, tendo o seguinte campo de atuação: estará habilitado ainda para atuar como professor de Ciências no Ensino da Educação Básica (fundamental e médio), incluindo-se aqui os cursos técnicos do ensino médio.

Esta coleção não possui nenhum resultado.

Notícias Ciências Biológicas