Licenciatura em Matemática

Modalidade:

Formação em Licenciatura

Plano de Curso:
Plano antigo | Plano novo | Matriz Curricular 

 Integralização: 
Mínimo de 04 anos e máximo de 06 anos.

Carga Horária:
Plano Novo - 3.370h

Período de Funcionamento: 
Vespertino e Noturno

Regime letivo: 
Seriado Semestral

Consulte informações sobre o Curso na página e-MEC

Objetivo Geral

Formar professores de matemática, a partir do conhecimento matemático-científico, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis pedagógica, atuar na educação básica, com ênfase em valores estéticos, políticos e éticos, continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação, contribuindo com sua identidade docente, com vistas a uma educação emancipatória.

 

Objetivos Específicos

  • Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica.
  • Criar oportunidades de atividades Interdisciplinares e/ou Multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre.
  • Promover a realização de simpósios, fóruns de debate, congressos, seminários, visitas técnicas, articulando o conhecimento e competências definidas a cada semestre.
  • Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos.
  • Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais.
  • Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.
  • Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Requisitos de Acesso

O acesso de ingressantes ao Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFRR em concordância ao PDI far-se-á mediante a realização de:

  1. Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), usando-se a nota alcançada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas;
  2. Processo seletivo vestibular e/ou demais formas de acesso constante na Organização Didática vigente destinando-se 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas.

Perfil Profissional

O licenciado em Matemática, formado pelo Instituto Federal de Roraima, deverá ser capaz de construir espaços de interlocução em que ele possa analisar a própria práxis docente de forma individual e/ou em grupo, bem como, dar continuidade aos estudos em cursos de Pós-Graduação Latu Senso Stricto Senso.


Mercado de trabalho

Tradicionalmente, o maior mercado de atuação do licenciado em Matemática pelo IFRR-CBV é o da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.



 

Por que Cursar Licenciatura em Matemática no IFRR?


  • Corpo docente composto por  mestres e doutores com  excelente formação acadêmica e profissional;
  • Curso destaque nas avaliações feitas pelo MEC no Enade;
  • Infraestrutura composta por modernas salas de aula climatizadas e informatizadas;
  • Dois laboratório para ações de ensino, pesquisa e extensão:
LEPEMLAPEMT
Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática com Materiais Manipuláveis.Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática com Novas Tecnologias da Informação de Comunicação.informática com os softwares utilizados no mercado de trabalho.
  • Metodologia de ensino que traz a vivência do mercado de trabalho, baseando-se  no conceito de aprender fazendo por meio da realização de projetos integradores, estudos de casos, intercâmbios, oficinas, visitas técnicas, trabalhando também a  integração do ensino com a pesquisa e a extensão.