CONNEPI 2016 – Delegação do IFRR embarca na próxima segunda-feira, dia 5, para Maceió

por Virginia publicado 01/12/2016 15h35, última modificação 02/12/2016 08h21
A delegação do IFRR, composta por 53 pessoas, entre alunos, professores-orientadores e servidores, embarca, na próxima segunda-feira, dia 5, para o XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Connepi), que será realizado no período de 6 a 9 de dezembro, em Maceió (AL)

A delegação do IFRR, composta por 53 pessoas, entre alunos, professores-orientadores e servidores, embarca, na próxima segunda-feira, dia 5, para o XI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Connepi), que será realizado no período de 6 a 9 de dezembro, em Maceió (AL).

Um total de 25 projetos do IFRR será apresentado no evento, do qual, a exemplo de outras edições do Connepi, participarão mais de 2 mil pessoas nas diversas atividades programadas.  

Segundo a coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista Centro (CBVC), Nilra Jane Filgueira, chefe da delegação da unidade, o CBVC participará do evento com 21 trabalhos, sendo 16 em pôsteres e 5 comunicações orais. “No geral, as pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do Pibict, do Pbaex e dosTrabalhos de Conclusão de Cursos. Estamos felizes com os resultados, pois existe uma seleção criteriosa para a aceitação dos trabalhos, e participaremos com um número significativo de pesquisas. O momento é importante para a pesquisa do CBVC, pois possibilita o intercâmbio com outros pesquisadores da Rede Federal de Educação Tecnológica e insere o IFRR num contexto mais amplo de discussão. Ao todo, o CBVC participará com uma delegação de 21 alunos e 8 professores”, explicou a professora.

Evento –  Estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de todo o País discutirão ideias e apresentarão pesquisas sobre diversas áreas temáticas. Após seis anos, o evento volta à capital de Alagoas, Maceió, iniciando um novo ciclo, com vistas à união da rede federal, principalmente no contínuo desenvolvimento, ressaltando a qualidade da produção técnica e científica da comunidade envolvida.

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, que representa, este ano, um conjunto de 19 instituições da rede federal. Conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão do Ministério da Educação, e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Contexto – A importância do Connepi para o desenvolvimento e a consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a rede federal e por pesquisadores de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais. O alcance do Connepi vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida do cidadão brasileiro.

Este ano, o XI Congresso do Connepi reflete um momento muito especial para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede. O País passa por um período de incertezas políticas e econômicas que interferem, sobremaneira, na constituição de agendas sólidas e contínuas para o avanço científico nacional, refletindo na formação de pesquisadores, de interfaces entre a academia, o governo e os setores produtivos e sociais. Tudo isso justifica ainda mais a necessidade de consolidação do evento, dado o seu caráter indutor e promotor de desenvolvimento técnico-científico relacionado diretamente com os fazeres produtivos de toda a sociedade.

Assim, o Connepi-IFAL-2016, que este ano traz o tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede”, traduz uma ideia da vontade de continuação de um projeto que nasceu há mais de uma década e que vem se consolidando como a mais importante iniciativa para um conjunto de 18 instituições do Norte e do Nordeste que precisam ver articulados os esforços para a promoção da ciência e da tecnologia de seus 270 campi.

 

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro com informações http://connepi.ifal.edu.br/2016/

01/12/2016