Encerrada a programação alusiva à I Semana da Saúde do Servidor do IFRR

por Virginia publicado 22/08/2016 09h35, última modificação 22/08/2016 09h35
Na última sexta-feira, dia 19, foram encerradas as atividades alusivas à I Semana da Saúde do Servidor do IFRR. No último dia da programação os servidores participaram, no período da manhã, da palestra “Primeiros socorros – a importância do atendimento pré-hospitalar”, no auditório do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR), ministrada por militares do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), e, no turno da tarde, da Caminhada Pró-Saúde, no Parque Anauá.

Ao avaliarem as atividades da semana, os servidores destacaram, sobretudo, a variedade dos temas abordados, a diversificação da programação, com palestras e atividades físico-recreativas, as parcerias estabelecidas com outras instituições públicas, bem como a participação dos alunos, diante da importância dos assuntos, não só para os servidores, mas também para a comunidade acadêmica, proporcionando benefícios a todos.

palestraCOB1.jpg
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foi um dos parceiros do IFRR na realização da semana.

CBM-RR – A palestra sobre primeiros socorros foi ministrada pelos soldados Heliel e Sacramento e coordenada pelo sargento Lucena. Na oportunidade, o diretor de ensino do CBM, tenente coronel Gewrli, destacou a importância de o CBVC desenvolver ações de formação em parceria. “Para nós, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, é uma honra estar aqui no Instituto Federal de Roraima para mais essa ação em conjunto, pois assim podemos colaborar com a sociedade levando nossos conhecimentos técnicos. Em nome do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, agradeço a confiança depositada em nossa instituição e nos colocamos à disposição para parcerias futuras”, disse.

Na palestra, foram abordados tópicos relevantes como o atendimento pré-hospitalar, os parâmetros de verificação, as reações da vítima, o exame neurológico, a resposta motora e verbal, a importância da colocação do colar cervical, as manobras de reanimação cardiopulmonar, as técnicas de contensão de hemorragias, entre outros.

caminha1.jpg
Caminhada Pó-saúde encerra a Semana da Saúde do Servidor do IFRR

Caminhada – Para fechar a programação da semana, foi realizada a Caminhada Pró-Saúde, no Parque Anauá, onde os servidores tiveram a oportunidade de confraternizar de forma diferente, pois, por meio da prática de atividades físicas, também se promove a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e a integração do grupo.

A Comissão Interna de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) agradece a participação dos servidores que doaram um pouco do seu tempo, durante toda a semana, para participar das atividades. A comissão informa que outras ações serão desenvolvidas com foco na promoção da saúde, com destaque para o Setembro Amarelo, mês em que se evidencia o combate ao suicídio.

Setembro Amarelo – O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população. Diante desse contexto, a CQVS do CBVC irá organizar uma atividade alusiva à data como forma de integrar a luta por essa causa.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro