IFRR/Câmpus Boa Vista Centro realiza simpósio voltado para construção civil

por Anderson Caldas publicado 31/07/2015 16h40, última modificação 31/07/2015 17h00
Na noite desta quinta-feira (30), o Câmpus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CBVC) sediou o I Simpósio da Construção Civil, evento que reuniu estudantes, servidores e profissionais da área, no auditório da unidade. Com o tema “Perspectiva de desenvolvimento da Indústria no Estado de Roraima”, o simpósio discutiu a relevância da infraestrutura necessária para alavancar o setor industrial no Estado, principalmente na economia agropecuária.

Na noite desta quinta-feira (30), o Câmpus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CBVC) sediou o I Simpósio da Construção Civil, evento que reuniu estudantes, servidores e profissionais da área, no auditório da unidade.  Com o tema “Perspectiva de desenvolvimento da Indústria no Estado de Roraima”, o simpósio discutiu a relevância da infraestrutura necessária para alavancar o setor industrial no Estado, principalmente na economia agropecuária.

O evento iniciou com apresentação musical do professor e cantor Vinicius Tocantins. A mesa de autoridades foi composta e, logo em seguida, os participantes conferiram a palestra “Institutos Federais e a formação profissional para a construção civil”, proferida pelo reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho. Nela, o gestor abordou a trajetória da Rede Federal de educação profissional e tecnológica e apresentou como essa Rede atua na qualificação da área de infraestrutura, seja na oferta de cursos de formação inicial ou na realização de cursos de pós-graduação.

Foto: Antônio Evaldo Soares (Nenzinho Soares)

Logo depois, o engenheiro civil e secretário estadual de planejamento e desenvolvimento de Roraima, Alexandre Alberto, ministrou a palestra “Perspectiva de desenvolvimento econômico do Estado de Roraima”. Alberto expôs o panorama da indústria e da economia roraimense, mostrando também o crescimento significativo do comércio e dos serviços na área de construção civil.

Foto: Antônio Evaldo Soares (Nenzinho Soares)

Para o professor e presidente da comissão organizadora do evento, Willams Lopes Pereira, o simpósio teve como como principal objetivo mostrar a relevância da construção civil para indústria. “Se hoje nós investirmos em um negócio agropecuário, nós precisamos levar estradas, pontes, construções. Então, o simpósio é voltado para discussão desse desenvolvimento da indústria da construção civil, partindo do setor primário, pois se não tivermos a infraestrutura mínima, em vão será a produção”, conclui.