IV Semana da Matemática do IFRR discutirá educação matemática e inclusão das pessoas com necessidades especiais

por Virginia publicado 02/05/2016 11h45, última modificação 02/05/2016 14h06
Começa, nesta segunda-feira, dia 2, no Campus Boa Vista Centro (CBVC), a IV Semana da Matemática do IFRR, que discutirá o tema “Educação Matemática e Inclusão das Pessoas com Necessidades Especiais: (re) significando a concepção de ensino e aprendizagem de matemática”. Até o dia 7, sábado, haverá muitos espaços de aprendizagens e discussões, tais como oficinas, palestras, mostra científica e relato de experiência. Para finalizar, será realizada a Gincana Interativa de Matemática (Gincamat), que passou a ser realizada a partir da terceira edição do evento.

Credenciamento – O credenciamento já está sendo realizado no hall de entrada do CBVC, até às 18h30. As oficinas começarão a partir das 14h30, nos laboratórios e nas salas de aula.

As palestras serão realizadas sempre a partir das 20 horas, no auditório do CBVC, e abordarão os temas “Um autista nas aulas de matemática”, ministrada pelo professor mestre Adnelson Jati, e “O uso da tecnologia para impulsionar a educação”, proferida pelo professor mestre Vinícius Tocantins.

É a terceira vez que o professor Adnelson Jati está à frente da organização do evento, e, segundo ele, a estimativa de público gira em torno de 400 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da área. “A Semana da Matemática já é um evento consolidado em Roraima. Nas edições anteriores, tivemos a participação de um número expressivo de professores do Governo do Estado de Roraima, inclusive do interior. Aguardamos a presença deles nesta quarta edição, uma vez que discutiremos um tema relevante para esses profissionais, que é a inclusão. Faz-se necessário destacar que o tema foi sugerido pelos próprios alunos e aceito pelos professores, ao perceberem as dificuldades em socializar os conhecimentos e ensinar matemática para esse público específico”, relatou o professor.

A IV Semana da Matemática do IFRR é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, representada por seus principais atores: docentes, técnicos educacionais e discentes. Nesta terceira edição, definiu-se, por meio de reuniões com professores e estudantes, o tema central do evento com o objetivo de proporcionar aos interessados um ambiente de reflexões acerca dos desafios da educação matemática inclusiva, além de apontar os avanços, as fragilidades, a atual situação no âmbito estadual, as perspectivas futuras e as produções realizadas. Para a realização do evento, os organizadores contaram com o apoio do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

O público-alvo são professores de Matemática da rede pública estadual, alunos do ensino médio e do curso de Licenciatura em Matemática do IFRR, acadêmicos e professores dos cursos de Matemática da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e das universidades particulares do estado.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro