Professor do curso de Licenciatura em Educação Física participa de Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

por Virginia publicado 18/10/2016 10h05, última modificação 18/10/2016 10h15
O professor do curso de Licenciatura em Educação Física, do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR), Gilberto Pivetta Pires, representou o IFRR no 39° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 6 e 8 de Outubro de 2016. Nesta edição, o simpósio abordou o tema: (In)Atividade Física de A a Z

O professor do curso de Licenciatura em Educação Física, do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR), Gilberto Pivetta Pires, representou o IFRR no 39° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, realizado na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 6 e 8 de Outubro de 2016. Nesta edição, o simpósio abordou o tema: (In)Atividade Física de A a Z.

O trabalho apresentado pelo professor, intitulado: A influência do treinamento de força no desempenho de adolescentes do sexo feminino iniciantes em basquetebol, é fruto de estudos desenvolvidos pelo egresso do curso de Licenciatura em Educação Física José Gtsmani Alves de França Júnior com recursos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) de 2015, fomentado pelo IFRR e coordenado pelo professor Pires.

“O trabalho teve inicio, ainda em 2014, quando foram iniciadas as atividades de basquetebol na instituição como um projeto de Extensão, realizado pelo programa Programa Institucional de Bolsas de Extensão, o Pbaex, que oportunizou o aperfeiçoamento dos atletas ao longo dos últimos anos. Com o Pibict ampliou-se as pesquisas e os dados obtidos foram decisivos para o alcance do resultado positivo nos Jogos dos Institutos Federais desse ano de 2016, com a equipe feminina, comprovando-se assim a importância da relação entre a pesquisa e extensão nos resultados das práticas profissionais na área da Educação Física”, explicou Pires.

Simpósio - O Simpósio realizado anualmente pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) é considerado um dos maiores eventos científicos da área da Educação Física do Brasil, e contou com a apresentação de quatro palestrantes internacionais e 32 palestrantes nacionais das principais universidades do país.

 

VIRGINIA ALBUQUERQUE

CCS/Campus Boa Vista Centro

18/10/2016