Programação alusiva ao Dia do Químico contará com a participação do professor Roald Hoffmann, Prêmio Nobel de Química

por Virginia publicado 08/06/2016 16h05, última modificação 08/06/2016 16h05
A programação alusiva ao Dia do Químico, que será realizada no próximo dia 10, sexta-feira, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC), a partir das 14 horas, contará com a participação especial do professor-pesquisador Roald Hoffmann, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 1981. A participação do professor se dará por meio de uma videoconferência, a partir das 15h30, quando ele falará da experiência de haver ganhado o prêmio e tratará de temas relacionados às pesquisas relevantes na sua área de estudo.

Hoffmann – Dados biográficos informam que Hoffmann é químico judeu-polonês nascido em Zloczów, Polônia, e naturalizado americano, o qual, trabalhando na Cornell University, Ithaca, NY, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1981), junto com o japonês Kenichi Fukui, da Universidade de Kioto, por aplicar, em pesquisas independentes, a teoria da Mecânica Quântica na análise de reações químicas. Deixou a Polônia em 1946, indo para um campo de refugiados na Czechoslovakia e de lá para Bindermichl, próximo a Linz, na Áustria. No ano seguinte (1947), voltou para outro campo, na Alemanha, em Wasseralfingen bei Aalen, München. Finalmente, em 1949, emigrou para os Estados Unidos. No Brooklyn, entrou para a Stuyvesant High School, onde se formou (1954), e depois (1955) para a Columbia College para estudar medicina. Três anos depois (1958), iniciou um trabalho de graduação em Harvard, onde adquiriu o gosto pela Química. Casou-se (1959) com Eva Börjesson, uma recepcionista da escola, e obteve seu Ph.D.(1962). Do casal nasceram duas filhas, Hillel Jan (1962) e Ingrid Helena (1965). A partir da data de nascimento da segunda filha, foi contratado pela Cornell, de onde não mais saiu.

Hoffmann é vencedor de outros prêmios, entre eles: Prêmio ACS de Química Pura (1969), Prêmio Arthur C. Cope (1973), Prêmio Linus Pauling (1974), Prêmio Remsen (1980), Nobel de Química (1981), Medalha Nacional de Ciências (1983), Prêmio em Ciências Químicas NAS (1986), Medalha Priestley (1990), Medalha Kołos (1998), Prêmio Joseph O. Hirschfelder (2000) e Medalha de Ouro Lomonossov (2011).

Programação – Além da videoconferência, o evento terá palestras e uma gincana estudantil com provas relacionadas à Química.

Objetivo – De acordo com a equipe organizadora do evento, o objetivo principal é ratificar a importância do dia do químico, comemorado em 18 de junho, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, uma vez que dispôs sobre o exercício da profissão de químico e criou os conselhos de Química: Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química (CFQ/CRQs). Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, mas também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.

Para a professora Cristine Pereira de Oliveira, responsável pela programação, o evento abordará uma infinidade de assuntos, tendo a Química como tema principal. “Teremos palestras com atestado de participação, conversa com o Prêmio Nobel, gincana contextualizada aos assuntos da área, ou seja, mostrando aos alunos e aos professores o como a Química é fundamental e de vital importância para todos nós”, explicou.

Acesse a PROGRAMAÇÃO completa.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro