Realizada abertura da III Semana da Matemática do IFRR

por Virginia publicado 15/12/2015 17h10, última modificação 30/08/2017 14h58
registrado em:
Na noite desta segunda-feira (14), no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR), foi realizada a abertura da III Semana da Matemática, com o tema Educação, Matemática: Linguagem, Tecnologia e Escola. Estiveram presentes no evento, além de gestores, professores e alunos do IFRR, os professores Cássia Patrícia Muniz, Leonilda da Silva, Valter dos Santos e Rossiter Ambrósio da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e alunos da mesma instituição, bem como estudantes e docentes da Escola Estadual José de Alencar, de Rorainópolis.

O coordenador do evento, professor Sivaldo Souza Silva, que também é coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista Centro, destacou o esforço conjunto de todos os docentes e gestores para a realização da semana.

Segundo o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, professor Milton José Piovesan, a ação é louvável, uma vez que visa diversificar as atividades pedagógicas desenvolvidas com vistas à dinamização do processo ensino-aprendizagem da disciplina. “Parabenizo os professores de Matemática, que não medem esforços para tornar a disciplina prazerosa. E aproveito a oportunidade para dizer aos futuros professores que busquem sempre fazer do desafio de ensinar Matemática um prazer na descoberta de algo inovador que leve seus alunos a desenvolver o gosto pelo conhecimento”, finalizou o gestor.

Ao declarar a abertura oficial da semana, o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, falou sobre o papel fundamental que a Matemática teve ao longo da história da humanidade e sobre a importância de estudar seus métodos e técnicas. “A Matemática tem um papel fundamental em nossas atividades cotidianas. É pioneira e uma das primeiras linguagens da humanidade e vem contribuindo, ao longo dos séculos, para o desenvolvimento de povos e nações. Atrelada às tecnologias, ela soma conhecimentos para o progresso da ciência. Sobre o tema do evento, faz-se necessário que se discuta a escola como espaço de produção do conhecimento matemático”, enfatizou.

Evento – A Semana da Matemática é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista Centro e conta com o apoio de docentes, técnicos educacionais e discentes. Nesta semana, também será realizado, de forma concomitante, o I Intercâmbio de Pibidianos do IFRR/CBVC e da UERR/Campus Rorainópolis. Tais eventos visam, sobretudo, propiciar aos interessados um ambiente de reflexão acerca da linguagem matemática, das novas tecnologias e dos reflexos do ensino ministrado na escola para o Estado de Roraima.

A programação da III Semana da Matemática, que se iniciou na sexta-feira e segue até quarta-feira (16), inclui oficinas, ciclos de discussões e rodas de conversas.

A solenidade de abertura também foi marcada pela brilhante apresentação do grupo de comédia stand up Alforria, que apresentou temas atuais e bastante polêmicos relacionados à política nacional. O número foi muito elogiado pelo público que prestigiou o evento.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro