Campus Avançado do Bonfim certifica profissionais em Libras

por Laura publicado 21/03/2016 09h05, última modificação 21/03/2016 09h17

O Instituto Federal de Roraima/Campus Avançado do Bonfim (IFRR-CAB) certificou, na manhã da sexta-feira (18), 11 alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia de certificação foi a primeira realizada pela nova unidade do IFRR, que é responsável pela formação profissional e tecnológica no norte do estado.

Com início em 2015, o curso capacitou profissionais para comunicação com pessoas surdas usuárias de Libras, em diversos contextos, entre eles o escolar. É o caso da aluna Andréa da Silva, professora da rede estadual de ensino no Município do Bonfim. “Fico muito feliz por estar apta a me comunicar com os surdos, visto ser essa uma ação comum ao meu ambiente profissional. A partir de agora, estou focada em compartilhar todo o conhecimento adquirido, por meio da execução de projetos sobre a temática na escola onde atuo”, disse.

O pró-reitor de Extensão do IFRR, Edvaldo Pereira, explicou que o oferecimento do Curso em Libras no norte de Roraima reflete os benefícios da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Por meio dela, foi vislumbrada, neste campus, uma oportunidade de o IFRR estar presente na comunidade, promovendo ações de formação profissional, com vistas ao desenvolvimento técnico, científico e social tanto dos moradores do Município do Bonfim quanto do entorno”, pontuou.

IMG_9698.JPG
A cerimônia contou com a presença de dirigentes e servidores da Reitoria e do CAB, e ainda da prefeita do Município do Bonfim, Lisete Spies, e do prefeito de Lethem, Bryan Allicock.

A aluna Lisa Mary dos Reis é vice-cônsul do Brasil em Lethem, cidade da Guiana Inglesa que faz fronteira com o Brasil. Segundo ela, a iniciativa do IFRR contribuirá para a melhor execução da sua atividade profissional. “Já existe a exigência de capacitação em Libras para 30% do funcionalismo público. No meu caso, que atuo no exterior, o domínio da língua torna-se indispensável, afinal pode haver brasileiros que necessitem de informações em Libras”, destacou.

Por se tratar da primeira certificação realizada pelo Campus Avançado do Bonfim, o diretor-geral da unidade, Arnóbio Magalhães, enfatizou que o dia 18 de março é um marco para a história do CAB. “Emitimos nossos primeiros certificados, e devemos a vitória aos dirigentes, aos docentes e aos técnicos administrativos envolvidos nesse processo de formação, assim como aos parceiros que nos apoiaram, a exemplo da Prefeitura Municipal do Bonfim e da Universidade Virtual de Roraima. Nosso trabalho continua, e, sem distinções, o IFRR-CAB estará de portas abertas para todos os interessados em educação”, enfatizou.

IMG_9772.JPG
As alunas do curso aproveitaram a ocasião para prestar homenagem à professora Silvina Faria.

Novos cursos – O Plano de Ação do IFRR-CAB contempla a oferta de novos cursos FIC. Ao longo de 2016, deverão ser ofertados seis cursos, a exemplo de Agricultor Familiar, Jardineiro, Libras e Auxiliar de Secretaria Escolar.

Laura Veras

CCS/Campus Avançado do Bonfim