Sobre nós

por Fábio Santos publicado 17/12/2014 16h40, última modificação 18/12/2014 17h11
O Câmpus Avançado do Bonfim

Em outubro de 2012, numa reunião com o ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, foi solicitado à Setec um estudo detalhado por estado acerca de critérios para distribuição de 40 Unidades de Educação Profissional na Rede Federal. Para a efetivação da avaliação técnica, foi solicitada a contribuição de servidores da Rede Federal com experiência em avaliação. A Região Norte foi representada pelo diretor de Legislação e Normas do Ensino do IFRR, Antônio Cesar Barreto Lima, e pelo diretor de Extensão e Articulação do IFRR, professor Michel Grunspan.

No início do estudo de viabilidade, as Unidades de Educação Profissional (UEPs) teriam um perfil de unidades de menor dimensão da Rede Federal, planejadas para o atendimento às populações em condições especiais. Essas unidades teriam um quadro de pessoal constituído por 20 professores, 15 técnicos administrativos e com oferta de 400 vagas em cursos presenciais. Consolidados os resultados da avaliação e a recomendação técnica dos municípios do Brasil, a equipe de Roraima apresentou os municípios com potencialidades para receberem as Unidades de Educação Profissional, por ordem de prioridade: Bonfim, Rorainópolis, Mucajaí, Cantá e Pacaraima.

A partir de 2013, como parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tornou-se prioridade do governo federal a formação de Centros de Excelência em Educação Profissional e Tecnológica do País. Nesse sentido, o Ministério da Educação resolveu transformar as Unidades de Educação Profissional em Câmpus Avançados. Dessa forma, houve a necessidade de revisão dos estudos de viabilidade apresentados ao ministro.

Nessa nova configuração, o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, participou de uma sessão plenária, na noite do dia 25 de junho de 2013, na Câmara de Vereadores do Município do Bonfim, para apresentar o Projeto de Implantação do Câmpus Avançado, destacando que, de acordo com as características do município e de seu entorno, o câmpus seria projetado para desenvolver atividades e ações voltadas para a realidade dos arranjos produtivos locais, tendo em vista a melhoria qualitativa dos serviços. Após a explanação, foi aberta a votação para os vereadores, que decidiram, por unanimidade, fazer a doação de um terreno contendo uma estrutura mínima de edificação para o IFRR construir o Câmpus Avançado do Bonfim.

Após criterioso estudo de demanda e assinatura do termo de compromisso entre o IFRR e a Prefeitura Municipal do Bonfim, foi apresentada à comunidade do Município do Bonfim a previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2014, com oferta do Curso Técnico em Comércio Exterior Subsequente, que funcionará provisoriamente na Escola Estadual Argentina Castelo Branco cedida pelo Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretária Estadual de Educação e Desporto. Naquele momento, o reitor do IFRR, por meio da Portaria nº. 202/GR, de 17 de fevereiro de 2014, nomeou como diretor do Câmpus Avançado do Bonfim o professor Arnóbio Gustavo Queiroz de Magalhães, e como diretor de Ensino do Câmpus, o professor Antonio Cesar Barreto Lima.

No dia 27 de julho, com a presença da prefeita do Bonfim, Sra. Lisete Spies; do reitor, Ademar de Araújo Filho; do diretor do Câmpus Avançado do Bonfim, Arnóbio Gustavo Queiroz de Magalhães; do secretário de Educação do Município; da cônsul do Brasil em Lethem e da cônsul-geral da Guiana em Roraima, Marissa Carmichael, e demais convidados, foi realizado o encontro bilateral, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois municípios fronteiriços por meio da oferta de cursos também para a comunidade daquele país, em atendimento à solicitação do prefeito de Lethen por conta da instalação do Câmpus do Instituto Federal de Roraima na fronteira do Brasil com a República Cooperativista da Guiana. O Câmpus Avançado do Bonfim, a partir da expedição do ato autorizativo, estará preparado para receber entre 400 e 600 alunos.

« Dezembro 2016 »
month-12
Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1