IFRR em Novo Paraíso e comunidade discutem educação do campo

por Márcio Mota publicado 06/12/2017 15h50, última modificação 07/12/2017 09h29

A abertura do primeiro Seminário de Educação do Campo do Instituto Federal de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR-CNP) iniciou-se nesta quarta-feira, dia 6, na biblioteca da unidade, com a presença de servidores, alunos, convidados e pessoas da comunidade. O evento ocorre até esta quinta-feira, dia 7, e faz parte da programação de comemoração dos dez anos do CNP, a qual termina dia 9, sexta-feira.

Na abertura, o diretor-geral do CNP, Eliezer Nunes, destacou que o momento do país exige a discussão do tema e que este precisa ser apreciado com respeito e dedicação. Para realizar o evento, o diretor visitou gestores escolares e falou da importância da educação do campo para a região, o estado e o país. “Precisamos discutir e envolver a comunidade nesse processo, primeiro porque estamos inseridos no contexto da educação do campo e, depois, porque o cenário político exige que todos se unam para discutir as políticas públicas”, comentou.

Representando a reitora Sandra Mara Dias Botelho, que está em reunião no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Fabiana Sbaraini, parabenizou a escola pelos dez anos de trajetória, pelas lutas, pelas conquistas e pela iniciativa de discutir a educação do campo.

Fabiana anunciou que também está sendo discutida a verticalização do ensino superior no Campus Novo Paraíso, com o amadurecimento da ideia de se lançar uma especialização e um mestrado pela unidade. “Nós temos um quadro de servidores técnicos e um corpo docente muito bem capacitados, e essa verticalização vai contribuir para o desenvolvimento da região”, disse.

Quem também participou da abertura do seminário foi o diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros, que falou, entre outros pontos, sobre a implantação e a importância de discutir o tema. “Uma semana antes da inauguração, a gente veio para cá. A inauguração contou com a presença do então ministro da Educação, do falecido governador de Roraima Ottomar Pinto e de dezenas de autoridades, e me sinto alegre toda vez que venho aqui (campus) porque me passa um filme na cabeça quando vejo toda essa história, os colegas que contribuíram e contribuem para o crescimento do CNP”, comentou.

Barros também destacou as dificuldades por que o IFRR vem passando e a necessidade de parceria entre os campi na promoção de eventos como o seminário. “Já conversamos, eu e o professor Eliezer, que precisamos nos unir para promover eventos que possam discutir educação do campo, educação indígena, porque o custo do aluno amazônida é diferente de outros locais, porque aqui tudo é mais caro, e investir em educação não é gasto, mas investimento”, declarou.

PROGRAMAÇÃO –  Neste primeiro dia, 6, as palestras serão ministradas pela professora doutora Heloísa da Silva Borges, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela abordará o tema “Políticas de educação do campo para além do ensino agrícola”.

Dia 7, quinta-feira, das 8h30 às 9h30, haverá o lançamento do livro Diálogos e experiências sobre educação do campo, resultado de parte das pesquisas de mestrado dos professores mestres Ednaldo Gomes Pereira (CNP), Eliezer Nunes Silva (CNP), Fredson Costa Ribeiro (ICAM), José Vieira de Sousa (Escola Estadual Palmira de Castro) e Marcondes Baptista Rêgo (Escola Estadual Maria Nilce Brandão).

Em seguida, até o meio dia, ocorre a palestra “Ensino integrado”, com o professor doutor Cícero Paulo Ferreira, do Campus Castanhal do IF do Pará, que também conversará, à tarde, sobre “Pedagogia da Alternância: contribuições, limites e perspectivas para a Educação do Campo”. O seminário termina com a entrega de certificados.

CCS/Campus Novo Paraíso
6/12/2017