Começa III Fórum de Integração do IFRR no Câmpus Novo Paraíso

por Edjane Matias publicado 11/12/2014 13h55, última modificação 09/02/2015 13h58

Teve início hoje, 11 de dezembro, o III Fórum de Integração do Instituto Federal de Roraima - IFRR/ Câmpus Novo Paraíso. Este ano o evento apresenta o tema: "Educação para Sustentabilidade" e acontece até amanhã, 12 de dezembro.

A solenidade de abertura contou com a participação do Reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho; dos palestrantes convidados Dra. Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, da Universidade de Brasília e o PhD Charles R. Clement, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA; pró-reitores, docentes e discentes dos Câmpus Boa Vista, Amajari, Zona Oeste, Bonfim e Novo Paraíso. Maiores informações a qualquer momento.

O objetivo é fomentar a integração do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica no âmbito do IFRR, possibilitando a troca de saberes científicos e tecnológicos. Também visa disseminar a cultura da interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão; promover a integração da comunidade acadêmica do IF com a comunidade em geral; difundir o conhecimento científico e tecnológico entre o IFRR, as instituições externas, os órgãos públicos e a sociedade em geral; e contribuir para a criação de um ambiente de discussões vinculado aos saberes acadêmicos, científicos e tecnológicos.

Programação - Dia 11 de dezembro, a programação terá início às 08h com um café da manhã, credenciamento e entrega de material; às 09h30min, será realizada a abertura oficial do evento; às 10h30min, começam as palestras. A primeira abordará o tema “Educação para sustentabilidade” e será proferida pela Dra. Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, da Universidade de Brasília/Câmpus Planaltina.

Às 11h30min, o PhD Charles R. Clement, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ministrará a palestra “A insustentabilidade da Amazônia: um dos dilemas do século XXI”. Das 14h às 15h, começam as apresentações de trabalhos, seguidas de visita ao campo, e as atividades culturais.

No dia 12 de dezembro, a programação se inicia às 08h com a realização de minicursos, atividades culturais e apresentações de trabalhos. Às 16h15min, o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, fará uma palestra sobre as instituições federais na Amazônia e respectivos custos. Na sequência, o pesquisador da Embrapa e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte em Roraima, Edvan Alves Chagas, ministrará a palestra “Camu-Camu: uma alternativa para o desenvolvimento regional”.

Os minicursos serão voltados para a organização, o gerenciamento e o funcionamento de uma cooperativa escolar; a tecnologia de produtos de origem vegetal; a elaboração de projetos de pesquisa de iniciação científica; a elaboração de jornal escola; o grafite; a criação de peixe: a qualidade de água; os jogos educacionais no Ava; a elaboração de projetos de extensão; a compostagem de resíduos orgânicos domésticos; o manejo de apiário e a produção de rainha; e as principais técnicas de manejo para a criação de equídeos.

Guia de Recolhimento da União