Reitora do IFRR se reúne com servidores e alunos do CNP para falar sobre contingenciamento

por Márcio Mota publicado 27/06/2019 09h40, última modificação 02/07/2019 16h19
Nesta quarta-feira, 26, a reitora do Instituto Federal de Roraima, Sandra Mara de Paula Dias Botelho, junto com a pró-reitora de Administração, Regina Ferreira Lopes, o coordenador de Orçamento da Reitoria, Deybe José Viriato Carvalho, e o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro, esteve reunida com gestores, servidores e alunos do Campus Novo Paraíso (CNP) para falar sobre o contingenciamento de recursos dos institutos federais deflagrado pelo governo.

DSCN0204 - Copia.JPG

Durante o encontro com os gestores, pela manhã, e com alunos e demais servidores, à tarde, foi apresentada uma planilha com a evolução das perdas orçamentárias do IFRR no período de 2015 até este momento (2019). Também se falou sobre as medidas adotadas para enfrentar os impactos dessas perdas nesse período e a situação de cada campus devido ao contingenciamento.

A reitora aproveitou para falar ainda sobre a última reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que foi realizada no último dia 18 e que contou com a participação dos reitores de todo o país. Segunda Sandra Mara, na reunião ficou reafirmado o empenho de todos na busca de soluções para a questão do contingenciamento nos IFs.

DSCN0194 - Copia.JPG

“Essa é uma situação que tem impactado todos os IFs. Então, todos estão tentando alternativas para a manutenção de suas atividades. Este é o momento de unirmos forças. Nós, aqui em Roraima, também estamos buscando, junto aos parlamentares, independentemente de partido, para levar a eles o conhecimento da real condição das nossas unidades para que possam analisar de que forma podem tentar nos apoiar neste momento”, disse a reitora.

O diretor-geral do Campus Novo Paraíso, Eliezer Nunes Silva, afirmou que as constantes reuniões e os encontros sobre essa questão orçamentária e de contingenciamento são importantes para manter servidores, alunos e comunidade informados do andamento do processo. “A gente continua na expectativa de que esse contingenciamento seja revisto pelo governo federal. Vamos, na medida do possível, tentando trabalhar com a condição atual, mas também não podemos ficar de braços cruzados. Estamos definindo ações para que a unidade mantenha seu funcionamento”, explicou.

Texto: Edjane Matias
Foto: Márcio Patrício