Curso Técnico em Comércio

Modalidade: Presencial

Forma: Integrado ao Ensino Médio e Subsequente

Módulos Semestrais: 3

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Coordenador:
Profº. Antonio Ferreira da Silva (Barraca.mucaja.com.vc)

PORTARIA (Portaria nº 445 DOU nº 52 16.03.2018)

Contato:
(95) 3621-8000 Ramal 8079

E-mail: secretariado.bv@ifrr.edu.br

Carga Horária:
Integrado: 3320horas + 200h de Estágio = 3520h : Integral
Subsequente: 1.040h sendo 200h para o Estágio Supervisionado

Período:
Integrado: Diurno
Subsequente: Noturno

Oferta:
35 vagas oferecidas anualmente


Documentos do Curso - Subsequente

Matriz Curricular

Plano de Curso

Horários de Aula

Docentes

Resolução nº 217- CONSUP

                               

Objetivo Geral

Formar profissionais com habilidades e competências para atender as demandas do segmento do Comércio, com capacidades para o exercício da cidadania e à preparação para o mundo do trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Objetivos Específico

  • Compreender a sociedade, sua gênese e sua transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
  • Desenvolver a capacidade de leitura, de articulação e de interpretação de símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber;
  • Refletir sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber;
  • Desenvolver atividades de planejamento e de supervisão nos setores de atuação;
  • Compreender o empreendimento de negócios ligados à comercialização de bens e serviços;
  • Conhecer e aplicar diretrizes organizacionais, visando à competitividade no mercado;

Perfil Profissional

O profissional Técnico em Comércio, após a conclusão do curso, estará apto a executar atividades comerciais, assim como deve conhecer e utilizar formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Este profissional também estará apto a: compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social; ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber; (...)

Mercado de trabalho

Os profissionais formados no Curso Técnico em Comércio poderão atuar no setor do Comércio ou em Instituições públicas e privadas.

Requisitos de Acesso - Integrado

O ingresso ao curso é feito através de classificação em processo seletivo para estudantes egressos do ensino fundamental ou transferência escolar destinada aos estudantes oriundos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Integral de instituições similares.

O Processo Seletivo é divulgado por meio de edital específico publicado sob a responsabilidade da CPPSV/Campus Boa Vista – Comissão Permanente de Processo Seletivo e Vestibular.

Requisitos de Acesso - Subsequente

  • Comprovação de conclusão do Ensino Médio;
  • Aprovação, no limite das vagas oferecidas, em Processo Seletivo definido em edital;

O Acesso ao Curso será feito por meio de Processo Seletivo, no qual serão candidatos ao processo exclusivamente àqueles que tenham concluído o Ensino Médio.

A realização do Processo Seletivo estará a cargo da Comissão Permanente de Processo Seletivo- CPPS do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste. A essa Comissão cabe a responsabilidade de planejar, coordenar, executar e divulgar o Processo Seletivo.