Curso Técnico em Serviços Públicos

Modalidade: presencial

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Forma Integrado:

Curso Técnico em Serviços Públicos Integrado ao Ensino Médio Integral
Forma Integrado anual: 3 anos

Forma Subsequente:

Curso Técnico em Serviços Públicos
Módulos Semestrais: 3

Coordenador:
Antonio Ferreira da Silva
Portaria: n.º 326 de fevereiro de 2019
D.O.U n.° 041 de fevereiro de 2019

Contato:
E-mail: cctsp.cbvzo@ifrr.edu.br

Carga Horária:

Carga Horária Subsequente: 1.040h sendo 200h para o Estágio Supervisionado

Carga Horária Integrado: 3.150h sendo 200h para o Estágio Supervisionado

Período/Turno:

Integrado: Diurno

Subsequente: Noturno

Oferta: 35 vagas oferecidas anualmente

Objetivo Geral

Formar profissionais especialmente para o setor público, especializando-os em funções de gestão intermediária no atendimento, no apoio administrativo e no controle dos procedimentos organizacionais, para que possam atender os processos produtivos de forma adequada à atividade pública.

 

Objetivos Específicos

  • Conhecer o processo de elaboração e execução dos planejamentos políticos e econômicos da administração pública, bem como o processo de prestação de contas à sociedade.
  • Conhecer o funcionamento dos quadros de servidores públicos, o processo de contratação e remuneração.
  • Prestar assessoria técnico-administrativa ao adequado funcionamento da organização;
  • Promover a distribuição e o controle de materiais de consumo e permanente em consonância com o planejamento realizado.
  • Acompanhar processos de elaboração e execução dos planejamentos da administração pública.
  • Atuar com iniciativa e determinação, respeitando os princípios éticos da função;
  • Entender a dinâmica da gestão de pessoas no serviço público.
  • Apoiar técnico-administrativamente o adequado funcionamento da organização.

Perfil Profissional

O profissional Técnico em Serviços Públicos estará apto a executar, de forma plena e inovadora, operações voltadas a programas e projetos de políticas públicas por meio da aplicação de competências que envolvam, dentre outros aspectos, a compreensão do cenário econômico, político e legal no contexto da gestão pública, a difusão de tecnologias voltadas à gestão pública, de forma a atender as necessidades da sociedade, especialmente visando à melhoria da gestão pública e à adoção e divulgação de práticas de gestão inovadoras, fundamentadas nos princípios da administração  pública, bem como balizadas pela ética profissional.

Mercado de trabalho

Os profissionais formados no Curso Técnico em Serviços Públicos atuarão na área administrativa de instituições públicas (esferas municipal, estadual e federal), desenvolvendo funções de gestão intermediária no atendimento ao público, apoio administrativo no controle dos procedimentos organizacionais decorrentes de programas e projetos de políticas públicas.

Requisitos de Acesso - Integrado

O ingresso ao curso é feito através de classificação em processo seletivo para estudantes egressos do ensino fundamental ou transferência escolar destinada aos estudantes oriundos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Integral de instituições similares.




O Processo Seletivo é divulgado por meio de edital específico publicado sob a responsabilidade da CPPSV/Campus Boa Vista – Comissão Permanente de Processo Seletivo e Vestibular.

Requisitos de Acesso - Subsequente

  • Comprovação de conclusão do Ensino Médio;
  • Aprovação, no limite das vagas oferecidas, em Processo Seletivo definido em edital;

O Acesso ao Curso será feito por meio de Processo Seletivo, no qual serão candidatos ao processo exclusivamente àqueles que tenham concluído o Ensino Médio.

A realização do Processo Seletivo estará a cargo da Comissão Permanente de Processo Seletivo- CPPS do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste. A essa Comissão cabe a responsabilidade de planejar, coordenar, executar e divulgar o Processo Seletivo.