Senadora Ângela Portela visita canteiro de obras do Campus Boa Vista Zona Oeste

por Virginia publicado 28/10/2015 14h20, última modificação 29/10/2015 09h08
O Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) recebeu, na manhã do último dia 24 (sábado), a visita da senadora Ângela Portela, que veio acompanhar as obras da unidade. A parlamentar estava acompanhada do reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, da diretora-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste, Maria Aparecida Alves de Medeiros, do diretor de Administração, Diogo Saul Silva, e do diretor de Ensino, professor Admilson Carvalho.

O Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) recebeu, na manhã do último dia 24 (sábado), a visita da senadora Ângela Portela, que veio acompanhar as obras da unidade. A parlamentar  estava acompanhada do reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, da diretora-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste, Maria Aparecida Alves de Medeiros, do diretor de Administração, Diogo Saul Silva, do diretor de Ensino, professor Admilson Carvalho, ambos também do CBVZO,  e do diretor do Departamento Técnico de Engenharia e  Obras, da Reitoria, Sebastião Figueira Teixeira .

“A primeira fase do projeto está com as obras bem avançadas, o que me deixa muito feliz, pois isso é fruto de um trabalho incansável, em que não medimos esforços, em conjunto com a Reitoria, para oferecer aos jovens da zona oeste da Capital um ensino técnico profissionalizante e superior de qualidade, e gratuito. Então, firmamos aqui o compromisso de continuar dando total apoio à obra, fazendo gestão no Ministério da Educação para que esta primeira fase seja concluída no prazo determinado, bem como sejam assegurados recursos para as duas próximas fases, o que representa um aporte de recursos na ordem de 40 milhões. Portanto, vamos trabalhar muito, junto ao governo federal, para que esse dinheiro seja disponibilizado, sempre em tempo hábil, para que possamos concluir esta obra”, destacou a senadora.

Expansão –  Com a construção de mais essa unidade, o IFRR amplia sua atuação em Roraima, atendendo agora mais jovens e adultos moradores dos bairros da zona oeste de Boa Vista, entre estes: Pintolândia, Conjunto Cidadão, Equatorial, Alvorada, Senador Hélio Campus, Santa Luzia, Sílvio Botelho, Silvio Leite e Nova Canaã.

Quando construído, o Campus Zona Oeste deverá ter uma capacidade para atender 1.200 alunos em cursos regulares e espaço físico para abrigar os importantes setores que, juntos, promoverão a melhoria da qualidade das pesquisas e do ensino por meio da EaD. O campus vai atuar em todos os níveis da educação profissional, desde a formação inicial até a pós-graduação, além de realizar atividades de pesquisa, extensão e de interação com a comunidade.

“O Instituto Federal vai transformar esta região, pois, além de oferecer ensino, vai disponibilizar vagas para a contratação de professores, técnicos e pessoal de apoio, ou seja, será uma grande estrutura perfeitamente integrada com a comunidade escolar, com os pais de alunos, promovendo, assim, uma transformação social e econômica na vida dessas famílias tão vulnerabilizadas pela pobreza e pela exclusão social. Assim, o instituto será de extrema relevância para fomentar o desenvolvimento dos nossos jovens na educação”, enfatizou a senadora.

Obra –  De acordo com o projeto, cumpridas as três fases, a nova unidade terá 18 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, compostos por ginásio poliesportivo, biblioteca, restaurante, salas das coordenações de ensino e de cursos e um auditório com capacidade para 250 pessoas. Haverá ainda um espelho d´água na parte interior do campus, logo após o primeiro bloco, que terá água reutilizada das chuvas e pés de buriti. No mesmo espaço, haverá uma ciclovia, o que permitirá o acesso fácil e seguro ao campus por alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Haverá também um bloco destinado a 3 laboratórios de informática, 3 laboratórios específicos da área de química, física e biologia, 12 salas de aula e mais 1 auditório com capacidade para 150 pessoas.

O reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, destacou a satisfação em receber a senadora Ângela Portela, a qual tem demonstrado grande compromisso com a educação profissional e apoiado as ações de expansão institucional do IFRR. “A senadora vem destinando emendas parlamentares para nossas obras de construção e ampliação, e fazendo gestão em todas as instâncias governamentais. Em especial, para esta obra, sua atuação foi decisiva”, disse.

Sobre a importância do CBVZO, o reitor ressaltou: "Este campus vem despertando grandes interesses e expectativas da comunidade aqui da zona oeste e, na verdade, este campus será um divisor de águas, pois todos perceberão a diferença do antes e do depois de sua implantação, uma vez que promoverá não só a educação profissional, mas também uma grande integração social. Há que se destacar a proposta de se implementarem políticas públicas com a realização de diversas atividades de extensão. Para se oferecer tudo isso, estamos investindo maciçamente em infraestrutura física e humana, em compra de material e equipamento, no sentido de disponibilizar um espaço amplo e moderno”.

Segundo a diretora-geral do CBVZO, Maria Aparecida Alves de Medeiros, o campus já está atuando no eixo educacional de gestão com os Cursos Técnicos em Serviços Públicos e Comércio. No entanto, quando do funcionamento da nova sede, serão realizadas audiências para identificar novas demandas de cursos que promoverão não só a elevação da escolaridade, mas também a inserção de alunos e egressos no mercado de trabalho.

Virginia Albuquerque

CCS/Reitoria