Campus Boa Vista


Estágios PDF Imprimir E-mail

 

ESTÁGIO CURRICULAR

É um processo educativo, remunerado ou não, supervisionado e orientado, que se destina a propiciar o exercício da profissão e da cidadania aos alunos egressos do Ensino Técnico e Tecnológico.

Realizado ao final do curso, diretamente na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade da Instituição de Ensino, o estágio confere os conhecimentos teóricos para a comprovação prática, sendo um elo essencial na qualificação profissional do aluno, complementando, ainda, seu curriculo para a obtenção do diploma.

 

O ESTÁGIO SOB A VISÃO INSTITUCIONAL

O IFRR considera de importância relevante analisar o estágio não só do ponto de vista da obrigatoriedade curricular mas, também, sob o prisma social no processo de formação do estudante, de nível técnico ou tecnológico. Trata-se de um componente natural, presente, interferente e indissociável na consecução da formação acadêmica.
Ao ser contratado como Estagiário (remunerado ou não) em uma Instituição Empresarial, o aluno estará efetivamente vivenciando e observando, na prática, e no melhor momento da sua trajetória educativa, o comportamento social, cultural e profissional tão necessários à formação da sua personalidade e perfil profissional, diante dos inúmeros desafios no cotidiano do mercado de trabalho.
O estágio, além de proporcionar a aprendizagem social, profissional e cultural para o estudante, previstos no texto da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2005, lhe confere também independência, cidadania e auto-estima pela conquista das suas primeiras receitas pessoais.

 

OBJETIVOS:

I - Possibilitar o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos inerentes ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania;
II - Assimilar no mundo do trabalho a cultura profissional da área de formação acadêmica;
III - Desenvolver uma visão do mundo e de oportunidades no âmbito da profissão;
IV - Contribuir na avaliação do processo pedagógico de sua formação profissional.

 

VANTAGENS DO ESTÁGIO PARA O ALUNO:

 

I - Possibilita a aplicação prática de seus conhecimentos técnicos;
II - Atenua o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional;
III - Possibilita ao estudante sentir as próprias deficiências e buscar aprimoramento;
IV - Oportuniza ao estudante condições de avaliar o processo ensino-aprendizagem;
V - Propicia treinamento das relações humanas e respeito à hierarquia de pessoas, valores e motivos operacionais;
VI - Incentiva o exercício do senso crítico, a observação, a comunicação das idéias e experiências adquiridas;
VII - Permite o conhecimento da filosofia, diretrizes, organização, e funcionamento das empresas e instituições em geral.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

*Quem eu devo procurar para iniciar meu Estágio?
- Primeiramente o aluno, cadastrado na CORES de seu respectivo campus, deverá procurar a Coordenação de Estágio, localizada no setor de Extensão (Direção ou Cordenação de Extensão), munido de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e 1 (uma) foto 3x4 para o cadastramento no estágio. Após isso, o aluno receberá sua Carta de Encaminhamento ao Estágio, o Programa de Estágio (04 vias), o Termo de Compromisso (03 vias), Registro de Frequência e as Fichas de Avaliações (auto avaliação, avaliação final e relatório do supervisor). O aluno terá que devolver o Termo de Compromisso preenchido e assinado pela Empresa/Instituição. Após a conclusão do estágio, o aluno devolverá as Fichas de Avaliação e as Fichas de Frequência preenchidas para serem anexadas ao Relatório Final de Estágio.  Depois do aluno ser avaliado pela Coordenação de seu respectivo curso, a Coordenação de Estágio de seu campus encaminhará uma solicitação à CORES para a emissão do Diploma.

 

*Eu recebo alguma remuneração para estagiar?

- Tendo em vista que não é obrigatória a remuneração do estágio, este poderá ser remunerado ou não, dependendo da Empresa/Instituição que o contratar para estagiar.

 

*Qual o papel da Reitoria/PROEX no Estágio?

- a PROEX, por meio da Coordenação de Convênios, Contratos e Ações de Extensão, acompanha a formalização dos Termos de Concessão de Estágio com as Empresas/Instituições parceiras.

 

CONTATOS:

Coordenação de Projetos e Extensão/PROEX

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: (95) 3224-9273

 

OBS.: Para mais informações e Competências, acessar:

icon Fluxo de Estágio (81.49 KB)

 


DOCUMENTOS DO ESTÁGIO:

icon Ficha de Auto Avaliação (55.5 KB)
icon Formulário de Avaliação Final do Aluno Estágiario (57.5 KB)
icon Modelo de Relatório Final (66.5 KB)
icon Relatório do Supervisor (115.29 KB)
icon Ficha de Registro de Frequência (170.25 KB)
icon Modelo de Termo 2012 (387.91 KB)
icon Programa de Estágio (162.68 KB)


 


 
 



 
Compartilhar
 

IFRR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Rua Fernão Dias Paes Leme, nº 11 – Calungá - Boa Vista-RR - CEP: 69.303-220
Email: gabinete.reitoria@ifrr.edu.br


•