IV Fórum de Integração foi considerado um sucesso pela comunidade acadêmica

por Virginia publicado 24/11/2015 18h10, última modificação 26/11/2015 13h32
A programação do IV Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR (Forint) foi considerada um sucesso pela comunidade acadêmica. As palestras, as mesas-redondas, os minicursos, as oficinas, as comunicações orais, as apresentações culturais e os banners contribuíram para o alcance dos objetivos do evento, que teve como tema Ciência, Tecnologia e Sociedade no Contexto Educacional.

Os professores doutores convidados, Luciano Toledo (Setec/Mec), Sérgio Lopes (UFRR) e Walter Bazzo (UFSC), contextualizaram o tema, ressaltando o ambiente acadêmico, e levaram docentes e estudantes a refletir sobre seus papéis diante das inovações tecnológicas e do respectivo impacto no processo de ensino-aprendizagem.

O acadêmico Welinton Ricardo Soares Cavalcante, do VIII Módulo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participou ativamente dos debates e parabenizou o IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste pela organização do evento. “A programação foi bastante diversificada, e os palestrantes, de renome nacional, com seus conhecimentos, contribuíram para esclarecer o tema. Participar de um evento como esse nos ajuda não só a adquirir novos conhecimentos, mas também a conhecer experiências exitosas em que podemos nos espelhar. Além disso, abre-nos portas, e isso é importante para o nosso currículo”, ponderou.

O acadêmico acrescentou ainda a relevância de eventos científicos como o IV Forint para difundir os projetos e os programas institucionais destinados ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão. “Muitos alunos dos cursos técnicos e dos superiores não conhecem os programas de pesquisa, e esses espaços são importantes momentos de socialização dessas ações. Entendo que, ao haver uma maior divulgação, bem como um maior planejamento, haverá também uma maior participação dos acadêmicos”, destacou.

Palestra de encerramento – O professor doutor Walter Antonio Bazzo foi uma das principais atrações do IV Forint. Durante as rodas de conversa e a palestra de encerramento, suscitou debates acerca de diversos temas: desigualdade social, questão energética, contaminação ambiental, mobilidade humana, ideologia de vida e consumismo, além do papel da educação contemporânea diante dessas questões polêmicas, que se constituem em verdadeiros desafios.

“Precisamos fazer algumas indagações: por que alfabetizar científica e tecnologicamente todos os cidadãos? Como os estudantes da área tecnológica compreendem o processo civilizatório contemporâneo? Esse aspecto faz parte do ato gerencial dos futuros dirigentes das nações? As ideias a respeito das questões éticas, políticas ou ideológicas não deveriam ser de competência do gerenciamento educacional das nações? Elas vão além da CTS? Poderíamos estar falando de uma nova equação civilizatória? São algumas das questões que precisamos responder com vistas ao cumprimento do papel do educador na sociedade contemporânea”, frisou Bazzo.

Para a diretora-geral do Campus Boa Vista Zona Oeste e presidente da Comissão Organizadora, professora Maria Aparecida Alves de Medeiros, o Fórum de Integração do IFRR nasceu com o objetivo de consolidar as ações educacionais de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da instituição. “O Forint já faz parte do nosso calendário escolar, e pretendemos inseri-lo no calendário regional. Este ano já estamos dando o pontapé inicial para a regionalização do evento, abrindo espaços para outras instituições debaterem assuntos comuns, assim como para pesquisadores de outras unidades de ensino exporem seus trabalhos técnico-científicos”, destacou a gestora.

Ainda de acordo com Maria Aparecida, a informatização do processo de inscrição e certificação é outro ponto a ser destacado. “Usamos um produto nosso: o Sistema Certific, que gerencia as inscrições, assim como a certificação dos participantes que será disponibilizada na própria página do evento. Esse sistema é fruto da integração da nossa equipe de TI, que é coordenada pelo analista de TI Felipe Carneiro, por meio de um sistema disponibilizado pelo IFFarroupilha. Como qualquer sistema de informação, está na versão 1.0  e será aprimorado para atender cada vez mais os nossos eventos. Outro passo importante dado para nos tornamos uma referência regional é a Certificação ISSN para os nossos artigos técnico-científicos submetidos e aprovados no evento”, esclareceu.

No encerramento do IV Forint, a pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Ivone Mary Medeiros, responsável pela Subcomissão de Logística, fez questão de agradecer aos membros da equipe organizadora, destacando o nome de todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram para o sucesso do fórum. “Não fosse o empenho e a dedicação de todos os servidores envolvidos nas subcomissões, não teríamos conseguido alcançar nossos objetivos. Daí a importância do envolvimento de todos”, salientou.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista