Histórico

por Simone Schuertz publicado 04/09/2015 10h30, última modificação 28/09/2015 10h39

Com as crescentes discussões da convergência entre o tripé educacional e a inovação tecnológica, o então Fórum de Pesquisa e Inovação (criado em 2010) cresceu, abarcou o ensino e a extensão e transformou-se no Fórum de Integração do IFRR.

Essa proposta integradora e ousada ocorreu pela primeira vez em 2012, na qual conseguiu mobilizar servidores e alunos de todos os Campi. A primeira edição contou com cerca de 1500 inscritos que participaram ativamente das palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e mostras científicas de pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica. Com esse sucesso, a comissão geral decidiu que, a cada ano, uma unidade diferente do IFRR seria responsável por coordenar os trabalhos do evento.

Robô denominado "parente", criação de estudantes do IFRR.

Assim, em 2013, o Campus Amajari, por meio da profª. Daniele Fujita, liderou a organização do II Fórum de Integração do IFRR. Por questões de logística, o evento ocorreu no Campus Boa Vista Centro e teve ampla participação de servidores e alunos do Instituto. De forma inédita, o evento possibilitou a submissão de resumos expandidos, e, portanto, foi criado os Anais do II Fórum. Para acessá-los, basta clicar em: http://conferencias.ifrr.edu.br/index.php/FORINT/IIforum/schedConf/presentations.  

Em 2014, a III edição do Fórum pegou a estrada. Isso porque o evento foi coordenado pelo Campus Novo Paraíso, por meio da profª. Crislaine de Souza, e sediado nessa unidade agrícola do IFRR. Novamente o desafio foi grande para as comissões organizadoras do evento, porém mais uma vez, o evento foi um sucesso.

Nesse ano de 2015, o evento está sendo coordenado pelo Campus Boa Vista Zona Oeste, por meio da diretora-geral da unidade, profª. Maria Aparecida Medeiros. O evento será sediado no Campus Boa Vista Centro e possibilitará a submissão de resumos expandidos novamente. Uma grande programação está sendo preparada, na qual mescla importantes discussões científico-educacionais com apresentações culturais.   

Para o reitor do IFRR, prof. Ademar de Araújo Filho, o objetivo principal desse evento é fomentar o ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão no âmbito do IFRR, possibilitando a troca de saberes científicos e tecnológicos. "A Rede Federal caminha para a realização de eventos integrados. A ideia é a unicidade, a formação integrada com foco na inovação, na pesquisa aplicada e o beneficiamento da comunidade, por meio da extensão, tudo em uma única ação. Os Institutos devem ter foco no setor produtivo, assim preparará os jovens para exercer sua cidadania, garantindo seu espaço no mundo do trabalho", relata o reitor do IFRR.