Rede Cedes será lançada em Roraima durante o V Fórum de Integração do IFRR

por Virginia publicado 28/11/2016 09h55, última modificação 29/11/2016 15h47
No próximo dia 30, quarta-feira, a partir das 15 horas, será lançada oficialmente a Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer) em Roraima, que contará com a coordenação do professor Gilberto Pivetta Pires, do curso superior de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista Centro (CBVC).

No próximo dia 30, quarta-feira, a partir das 15 horas, será lançada oficialmente a Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer) em Roraima, que contará com a coordenação do professor Gilberto Pivetta Pires, do curso superior de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista Centro (CBVC).

Rede Cedes –  A Rede Cedes é uma ação programática do Ministério do Esporte, gerenciada pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNelis), que tem como objetivo estimular a produção de conhecimentos acadêmico-científicos, articulados em níveis local, estadual e regional, voltados para a avaliação, o aperfeiçoamento e a qualificação da gestão de políticas públicas de esporte e lazer, subsidiando grupos de pesquisa, consolidados ou em processo de consolidação, vinculados a instituições de ensino superior.

No IFRR – O CBVC concorreu no processo seletivo das propostas inscritas para o apoio à estruturação e ao funcionamento da Rede Cedes no Estado de Roraima, sendo classificado em chamada pública com a participação das principais instituições de ensino superior do País.

Formação da Rede –  Em 2015, o Ministério do Esporte, por intermédio da Snelis, instituiu, mediante chamada pública, a apresentação de propostas de estruturação e funcionamento de 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer (Rede Cedes), sendo um para cada unidade da federação, visando ao desenvolvimento do esporte recreativo e do lazer, para estimular e fomentar a produção e a difusão do conhecimento científico-tecnológico voltado à gestão do esporte recreativo e do lazer, tendo como horizonte a (re) qualificação e a formação continuada dos gestores de políticas públicas.

Segundo Pires, o esporte e o lazer, no mundo moderno, ocupam um espaço eminente de emancipação e desenvolvimento humano. Portanto, faz-se necessário formular políticas públicas sociais para a área. Essas políticas têm sido garantidas por lei e asseguram direitos como saúde, educação, habitação, entre outros. Entretanto, quando se refere ao lazer e ao esporte, elas só começaram a ser mais discutidas no Brasil a partir da Constituição de 1988.

“O esporte é um fenômeno humano que proporciona muitos ganhos para a sociedade. Sua prática regular traz inúmeros benefícios à vida e à saúde, em todas as dimensões. Por ele, promovem-se a saúde e a socialização, prolongando a vida de forma saudável. Esse é o motivo de ele ter um enfoque como política pública”, explicou o coordenador, acrescentando que, por meio da busca por trabalhos relacionados com políticas públicas, se verificou a carência de estudos acadêmico-científicos na área do esporte e do lazer na Região Norte do Brasil e, principalmente, no Estado de Roraima. “Essa constatação justifica a criação do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de Roraima, a fim de produzir e socializar conhecimentos que contribuam para a qualificação das políticas públicas de esporte e lazer no estado”, finalizou.

 

Virginia Albuquerque

Assessoria Forint/V FÓRUM DE INTEGRAÇÃO

28/11/2016