Eixos Temáticos

por Fábio Santos publicado 06/11/2014 09h20, última modificação 06/11/2014 11h20

Seguindo os eixos temáticos presentes nas diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, as contribuições deverão sugerir o aprimoramento dos seguintes pontos:

1. PERFIL INSTITUCIONAL

1.1 Missão Institucional
1.2 Visão de Futuro
1.3 Princípios Norteadores e Valores
1.4 Histórico de Implantação e Desenvolvimento da Instituição
1.5 Estrutura Jurídica
1.6 Finalidades e Características
1.7 Objetivos e Metas da Instituição
1.8 Áreas de Atuação Acadêmica

2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

2.1 Inserção Regional
2.2 Princípios Filosóficos e Teóricos Metodológicos Gerais que Norteiam as Práticas Acadêmicas do IFRR
2.3 Políticas de Ensino
2.4 Políticas de Pesquisa
2.5 Políticas de Extensão
2.6 Políticas de Gestão
2.7 Responsabilidade Social da Instituição

3. IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

3.1 Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição para o período de vigência do PDI
3.2 Plano para Atendimento as Diretrizes Pedagógicas
3.3 Inovações Significativas quanto a Flexibilidade dos Componentes Curriculares
3.4 Oportunidades Diferenciadas de Integralização dos Cursos
3.5 Avanços Tecnológicos

4. CORPO DOCENTE

4.1 Requisito de Titulação
4.2 Experiência Acadêmica no Magistério e Experiência Profissional não Acadêmica
4.3 Critérios de Seleção e Contração
4.4 Política de Qualificação, Plano de Carreira e Regime de Trabalho
4.5 Procedimentos para Substituição Eventual e Definitiva
4.6 Cronograma de Expansão do Corpo Docente Considerando o Período de Vigência
do PDI.

5. CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

5.1 Critérios de Seleção e Contratação
5.2 Plano de Carreira, Regime de Trabalho e Política de Qualificação
5.3 Cronograma de Expansão do Corpo Técnico Administrativo

6. CORPO DISCENTE

6.1 Formas de Acesso
6.2 Programas de Apoio Pedagógico e Financeiro
6.3 Estímulos à Permanência: programas de nivelamento, atendimento psicopedagógico
6.4 Organizações estudantil 
6.5 Acompanhamentos dos egressos

7. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

7.1 Estrutura Organizacional e Instâncias de Decisão
7.2 Organograma Institucional e Acadêmico
7.3 Órgãos Colegiados
7.5 Autonomia do IFRR
7.6 Relações e Parcerias com a Comunidade, Instituições e Empresas

8. AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

8.1 Metodologia, Dimensões e Instrumentos a Serem Utilizados no Processo de Autoavaliação
8.2 Formas de Participação da Comunidade Acadêmica, Técnica e Administrativa, Atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA
8.3 Formas de Utilização dos Resultados das Avaliações

9. INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

9.1 Infraestrutura Física
9.2 Infraestrutura Acadêmica
9.3 Laboratórios específicos
9.4 Relação Equipamento/aluno/curso
9.5 Inovações Tecnológicas Significativas
9.6 Biblioteca

10. ATENDIMENTO A PESSOAS COM NECESSIDADES ACADÊMICAS

11. DEMONSTRATIVO DE CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

11.1 Planejamento econômico-financeiro