PESQUISA E INOVAÇÃO

por Antonio Evaldo Soares publicado 02/05/2016 17h24, última modificação 02/05/2016 17h24
Encontro em Cuiabá reunirá gestores de Pesquisa e Inovação dos Institutos Federais

Brasília, 29/4/2016 — Discutir as boas práticas, o fomento e a gestão das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no âmbito de atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, esse é o objetivo do painel  “Encontro dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos Institutos Federais – Programa Indutor da Capacidade de Gestão de PD&I”, em 11 de maio próximo, a partir das 11h, na programação do 10.º Encontro Anual da Associação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (10.º Fortec), em Cuiabá, Mato Grosso. As inscrições já estão abertas.

O painel, organizado pelo Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Rede Federal (Nepi) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação tem como público-alvo gestores de pesquisa e inovação dos institutos federais e faz parte das ações da secretaria que visam ao fortalecimento da cultura de inovação nas instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, professor Luciano de Oliveira Toledo, a agenda é estratégica. “Vejo o encontro como uma oportunidade para a troca de experiências e articulação para as ações em andamento e futuras iniciativas que tenham como objetivo o fortalecimento da atuação dos institutos federais no território, contribuindo, assim, para soluções de demandas da sociedade”, afirmou.

Na coordenação do encontro, estarão os professores Paulo Henrique Azevedo Leão, coordenador do Nepi, e Maria Gomes Lira, assessora do Núcleo. Em pauta, o programa indutor para a atuação dos institutos federais em parceria com os arranjos produtivos locais. Também serão discutidos temas como o desenvolvimento de projetos com foco na solução de problemas reais do setor produtivo, a capacitação de recursos humanos e a oferta de serviços tecnológicos, além do estímulo ao empreendedorismo inovador e à formação de redes de cooperação entre os institutos federais.

Para Luciano Toledo, a implantação de um modelo indutor de PD&I deve refletir-se na atuação dos institutos. “Esperamos que a ação contribua para o desenvolvimento da pesquisa aplicada, da extensão tecnológica e das ações de inovação nos institutos federais”, observou.

Fortec — O evento é uma realização da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais, além de representantes governamentais e empresários, para compartilhar ideias e discutir questões referentes à inovação tecnológica do país. A décima reunião do fórum será realizada de 10 a 13 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Outras informações http://10fortec.fortec.org.br/ , na internet.

Fonte: Assessoria Setec

2/2/2016

« Dezembro 2016 »
month-12
Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1