Produtores rurais são certificados pelo IFRR no Sul de Roraima

por Antonio Evaldo Soares publicado 08/03/2016 12h02, última modificação 08/03/2016 12h02
Agricultor Familiar e Fruticultor foram os cursos ofertados no Município de Caroebe, por meio do Campus Novo Paraíso

Um final de semana com sentimento de conquista, dever cumprido e muita emoção. Tudo isso estava estampado em sorrisos e lagrimas de professores e dos 36 alunos das vicinais zero quatro e zero dez do município de  Caroebe, na região sul de Roraima, distante 350 quilômetros da capital Boa Vista.

Homens, mulheres, jovens e a até famílias inteiras. Esse público  formava as duas turmas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de  Agricultor Familiar e Fruticultor, ofertados pelo Pronatec do Campus Novo Paraíso – IFRR. O programa faz parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar e qualificar trabalhadores com a elevação técnica constituindo-se em instrumento de fomento de desenvolvimento, de inclusão e de promoção ao exercício da cidadania.

Na vicinal  zero quatro, 18 pequenos agricultores receberam os certificados de conclusão do curso de Agricultor Familiar, uma turma que demostrou superação do início ao fim como relata o professor Hipólito Ribas Pereira: “Estou feliz porque, a partir do curso, algumas famílias já despertaram para iniciar atividade de forma organizada. Unidos eles serão mais fortes, eles se superam e a prova é essa: vê-los aqui finalizando o curso e recebendo a certificação, sabemos que a vida dessas pessoas e a atividade delas não é nada fácil, mas não desistiram. E eu também aprendi muito com eles”, comentou Pereira.

Lourival Alves de Lima, de 64 anos, é dono de uma pequena propriedade na vicinal zero quatro. Ele e a esposa fizeram o curso de Agricultor Familiar e segundo ele, novas ideias já estão surgindo. “O curso veio para abrir novos horizontes e sinceramente eu não esperava ter essa oportunidade, mas ela veio para melhorar as nossas vidas, de onde nós estamos e isso é muito importante. A cada dia que o professor chegava enfrentando as dificuldades das estradas, nos dava mais ânimo para continuar. Agora já estamos nos reunindo para começar investir em nova cultura, em breve vamos ter novidade aqui”, relatou Lima.

Em Jatapulândia foi ofertado o curso de Fruticultor para os produtores da vicinal zero dez, onde ficou perceptível a harmonia entre os alunos, um verdadeiro clima familiar. Para os concludentes o cursos o resultado foi excepcional. Eles já reivindicaram os cursos para continuarem com o processo de qualificação.

Seu Valdir Martins de Sousa produz banana, laranja e açaí, e o curso serviu não só de aprendizado mas também para aproximar ainda mais a família. Ele dividiu a mesma sala de aula com a filha Jaíne de Sousa e o filho Dirceu de Sousa. Os três iniciaram e concluíram o curso. “No início foi difícil acompanhar, mais fui melhorando e os meus filhos me incentivando. Eles diziam pai não para não e eu não faltei em nenhuma aula. Hoje eu já posso ver os resultados em minha propriedade, foi muito bom o curso”, afirmou.

Estiveram presentes na certificação a coordenadora geral do Pronatec do IFRR, Maria Aparecida Macedo, os coordenadores adjuntos do Campus Novo Paraíso Adenilza Ferreira, Natã Ribeiro e a coordenadora financeira, Regina Lopes, além dos professores Fernando Figueiredo e Hipólito Ribas Pereira.

A coordenadora Geral do Pronatec, Maria Aparecida Macedo, destacou que este é um trabalho de base que deve fortalecer os agricultores locais. “O trabalho do Campus Novo Paraíso, na oferta de cursos Pronatec, na região Sul do estado, está mudando a realidade dessa população. E o resultado é esse, após meses de dedicação às aulas: 36 agricultores de diferentes faixas etárias receberam os certificados ", observou a coordenadora.

Nenzinho Soares

CCS/Reitoria