Teste de proficiência é requisito para ingresso no IsF-Inglês

por Virginia publicado 02/03/2015 13h35, última modificação 03/03/2015 11h19
O Programa Idiomas sem Fronteiras-Inglês (IsF-Inglês) modificou as regras para a inscrição nas ações de aprendizagem do idioma. A partir de maio, só poderá se inscrever para os cursos presenciais e para o My English Online (MEO) quem realizar o teste TOEFL ITP, ofertado gratuitamente pelo IsF-Inglês.

 

O Programa Idiomas sem Fronteiras-Inglês (IsF-Inglês) modificou as regras para a inscrição nas ações de aprendizagem do idioma. A partir de maio, só poderá se inscrever para os cursos presenciais e para o My English Online (MEO) quem realizar o teste TOEFL ITP, ofertado gratuitamente pelo IsF-Inglês.

O TOEFL ITP é um exame de proficiência exigido para a concessão de bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e de outros programas em países de língua inglesa, mas também pode ser realizado apenas como teste de nivelamento por meio do IsF-Inglês. A pontuação no TOEFL ITP é sigilosa e só será divulgada ao próprio candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês, é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos.

Alunos do MEO - Para os alunos que já participam do MEO, a realização do TOEFL ITP é necessária para a avaliação de seu nível e como forma de registro no sistema de testes do IsF. Esses alunos serão convidados a realizar o teste em março de 2015. O resultado não interferirá no nível em que o aluno está no MEO ou no avanço nos níveis do curso. O objetivo é indicar como o estudante está em termos de certificação nacional.

Novo acesso ao MEO - Os alunos que não deram continuação ao curso e tiveram seu acesso ao MEO bloqueado poderão realizar o TOEFL ITP como forma de novo acesso ao curso e a outras ações do programa IsF. Somente depois de publicado o resultado no Sistema IsF é que o aluno poderá retomar o acesso ao MEO. Os resultados também servirão apenas de indicação do conhecimento do aluno em termos de certificação.

Cursos presenciais - A partir da oferta 4 (maio de 2015), a única forma de inscrição para as vagas em cursos presenciais de inglês será a realização do TOEFL ITP. O nivelamento do aluno nesses cursos será exclusivamente feito por essa avaliação. Por isso, é muito importante a inscrição e a realização do teste nos meses de março e abril de 2015. Todos os alunos de cursos presenciais ou que já finalizaram o curso devem realizar o TOEFL ITP como teste de nivelamento, ainda em março.

Inscrição - As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e devem ser realizadas no Sistema IsF http://isfaluno.mec.gov.br/. O Programa IsF convida todos para a realização do teste no mês de março de 2015. A data, local e horário da prova serão escolhidos pelo candidato no momento da inscrição, dentro das opções ofertadas pelo Centro Aplicador. O resultado do TOEFL ITP é válido por dois anos.

Podem se inscrever: candidatos que já tenham realizado o teste em outras edições, já que o exame pode ser feito uma vez por semestre; alunos de graduação, mestrado e doutorado, professores e técnicos administrativos de universidades e institutos federais parceiros do programa, além dos alunos regulares do MEO, ativos e bloqueados. Acesse na página detalhes sobre os requisitos para a participação.

No site também é possível acessar a página Documentos, que contém um manual de como é realizado o TOEFL ITP, além de um Examinee Handbook, que é um simulado do teste.

A lista com todas as instituições pode ser acessada em: http://isf.mec.gov.br/ingles/images/2015/janeiro/UniversidadesCA2015.pdf

 

Fonte: Idiomas sem Fronteiras - Núcleo Gestor - Comunicação

« Fevereiro 2017 »
month-2
Se Te Qu Qu Se Sa Do
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 1 2 3 4 5