Histórico

por Fábio Santos publicado 22/12/2014 14h10, última modificação 18/01/2017 15h02

A LEI 11.892/2008, QUE CRIOU OS INSTITUTOS FEDERAIS

Estabelece como um dos objetivos das Instituições Federais de Ensino, é desenvolver atividades de extensão “em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos”. Além disso, é importante que considere a definição do Conceito de Extensão entendo-a como:

A extensão, entendida como prática acadêmica que interliga os Institutos Federais nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da maioria da população, consolida a formação de um profissional cidadão e se credencia junto á sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento na busca da superação das desigualdades sociais.

Neste sentido, é imperativo conceber a extensão nos Institutos federais como uma práxis que possibilita o acesso aos saberes produzidos e experiências acadêmicas, oportunizando, desta forma, o usufruto direto e indireto, por parte de diversos segmentos sociais. E que se revela numa prática que vai além da visão tradicional de formas de acesso como também de participação.

UNIDADES DE EXTENSÃO NOS CÂMPUS/IFRR

As Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão que compõem a estrutura organizacional do IFRR serão regidas pelo Estatuto, Regimento Geral do IFRR e pelas Normas de Organização Didática específicas de cada Unidade, elaboradas internamente com a participação da comunidade escolar e aprovadas pelo Conselho Superior, observando-se as disposições legais em vigor e as orientações do Regimento Geral.

- Amajari

Evaldo Paulo de Souza Pulcinelli