Fala do Pró-Reitor

por Juliana Bezerra Machado publicado 03/03/2015 11h10, última modificação 21/07/2015 16h07

FALA DO PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO

RUMOS DA EXTENSÃO NO IFRR 

O professor Edvaldo Pereira da Silva, ex-reitor do IFRR, assumiu a Pró-Reitoria de Extensão e destaca como  principais metas institucionais o trabalho integrado com os câmpus para a efetivação das políticas de extensão, a retomada e o fortalecimento do Fórum Interno de Extensão, bem como a aprovação do Regulamento das Ações de Extensão, com o intuito de esclarecer os projetos, os programas e as ações da área. Segundo o pró-reitor, faz-se necessária a articulação entre a extensão, o ensino e a pesquisa no sentido de se buscar a unidade no processo de formação dos alunos, seja nas ações internas, seja nas externas, seja naquelas que demandam parcerias com instituições afins.
Questionado sobre uma das principais ações de extensão que o IFRR realizou nos últimos anos, Pereira destaca que a instituição precisa redefinir o IF Comunidade. "Precisamos rediscutir o sentido do evento, uma vez que não se justifica levarmos à comunidade os serviços de nossos parceiros. Nós temos de voltar a ser os protagonistas dessa ação, oferecendo aos moradores da localidade atendida aquilo que estamos desenvolvendo no âmbito pedagógico-institucional. Vamos levar essa discussão ao Colégio de Dirigentes e, posteriormente, aos câmpus,  além de debater com a comunidade escolar, uma vez que todas unidades devem configurar o evento de acordo com suas peculiaridades, de acordo com os cursos que são ofertados", disse.
Outra importante meta da Extensão é contribuir para o fortalecimento do Fórum de Integração, fazendo com que haja a participação efetiva daqueles que desenvolvem ações de extensão e que o evento seja compreendido como uma ação, sobretudo pedagógica.

Programas de Extensão – O IFRR desenvolve diversos projetos/programas de extensão, entre eles estão os seguintes: Projeto de Bolsas de Ações de Extensão (PBAEX), Proeja Fic e Certific.
PBAEX - Atualmente são financiadas um total de 149 bolsas de extensão pelo PBAEX, sendo 120 no Câmpus Boa Vista, 16 no Câmpus Novo Paraíso e 13 no Câmpus Amajari.
Proeja Fic - É o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com ensino fundamental que tem por objetivo oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular.
Este programa faz parte das diversas ações destinadas a promover formação profissional ao maior número possível de pessoas em todo o país e são realizadas entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e os municípios. O programa prevê que os cursos tenham carga horária mínima de 1.400 horas, sendo 1.200 para formação geral, equivalente ao ensino fundamental, e 200 para a qualificação profissional.
Certific - A Rede Certific é um programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida. Você que é profissional da música, da construção civil, do turismo e hospitalidade, da eletroeletrônica ou da pesca e não tem sua qualificação reconhecida pode entrar em contato com uma das 37 escolas da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oferecem a formação e conseguir o seu diploma. Os trabalhadores terão seus conhecimentos avaliados e também podem receber cursos para melhorar a sua formação. Não há custos  nem limite de vagas.

"Todos esses são programas sobre os quais precisamos retomar as discussões e promover o entendimento conjunto de suas verdadeiras propostas e objetivos, para que os mesmos não se percam e deixem de cumprir com suas finalidades", esclareceu Pereira.
Além da continuação das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) para o exercício de 2014, o novo pró-reitor destacou também como meta a implementação de uma efetiva política de egressos. "Precisamos definir mecanismos eficazes para que o ex-aluno sinta-se motivado e compremetido de sua vida profissional à instituição", enfatizou.

 

Fonte: CCS/Reitoria

Publicado em 28/08/2014