FIC e PROEJA FIC

por Juliana Bezerra Machado publicado 31/10/2016 11h56, última modificação 31/10/2016 11h56

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Consiste no desenvolvimento de cursos de capacitação e qualificação para o mundo do trabalho, integrados ou não a projetos e programas destinados à formação de jovens e adultos.

OBJETIVO

  • Proporcionar aos trabalhadores o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social;
  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica;
  • Qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho;
  • Ampliar as competências profissionais de trabalhadores;
  • Despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência socioambiental.

Orientações gerais para elaboração do projeto pedagógico do curso-Extensão IFRR

CURSOS FIC 

Constituem cursos FIC os cursos que objetivam “[...] a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica” (artigo 7 parágrafo 2º, Lei 11.892/2008).

Os cursos FIC a serem ofertados pelo IFRR podem resultar de iniciativas de seus campi ou de convênios firmados entre o Instituto Federal de Roraima e outras entidades, tais como instituições públicas, empresas privadas, fundações, ONGs, entre outras, respeitando se a legislação em vigor. (Art. 3º Lei 11.892/2008).

As categorias de cursos FIC a serem desenvolvidas pelo IFRR estão assim definidas:

Formação Inicial: compreende cursos que preparam jovens e adultos para atuar em uma área profissional específica do mundo do trabalho;

Formação Continuada: compreende cursos que aprimoram, aprofundam e atualizam os saberes relativos a uma área profissional.

I. Curso de aperfeiçoamento – objetiva aprofundar habilidades teóricas e ou práticas em uma área do conhecimento.

II. Curso de capacitação – têm por objetivo capacitar o aluno mediante a construção de habilidades teóricas e ou práticas limitantes ao exercício das atividades profissionais.

III. Curso de atualização – aquele que objetiva atualizar habilidades teóricas e ou práticas em uma área do conhecimento. Estão incluídos nessa categoria os processos de qualificação destinados a indivíduos que necessitam de uma adequação devido a mudanças tecnológicas e organizacionais. 

Ocorre no nível da formação inicial e continuada de trabalhadores, independente da escolaridade.

IV. Curso de qualificação básica - aquele que objetiva preparar o aluno para o desempenho das funções básicas e de baixa complexidade de uma profissão, independentemente de conhecimentos técnicos já adquiridos anteriormente.

 Modelo de Projeto do Curso FIC - Extensão IFRR

PROEJA FIC

É o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental.

Busca integrar a Formação Profissional Inicial e Continuada aos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivos a elevação da escolaridade, a possibilidade de continuidade dos estudos e a oferta de qualificação profissional para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em tempo considerado regular.

Formação Inicial e Continuada Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA FIC no nível fundamental, de acordo com o Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006;

Formação Inicial e Continuada Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA FIC no nível médio, de acordo com o Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006.

Modelo de Projeto do Curso PROEJA FIC - Extensão IFRR