Campus Boa Vista

Curso de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva é oferecido aos gestores do IFRR PDF Imprimir E-mail

Acontece até amanhã (14), no Campus Novo Paraíso o Curso de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva para Gestores e demais servidores. O curso é uma realização da Assessoria de Políticas Inclusivas (API) como política institucional que intenciona capacitar os gestores para uma educação na diversidade, para que realmente tenha um Instituto acessível para todos. O curso será ministrado pelos professores: Silvina Faria dos Santos, Lana Cristina Barbosa de Melo, Luciana Leandro Silva, Nadson Castro dos Reis e Rosalete Souza Saldanha, professora convidada, todos membros do Comitê Técnico Pedagógico, criado recentemente, no IFRR.
O Curso acontecerá em dois momentos presenciais com carga horária total de 60 horas. No primeiro momento, de fundamentação teórica (30h), serão abordados os Fundamentos da Educação Inclusiva, Políticas Públicas para inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, Deficiência Visual, Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Auditiva e surdez, levantamento dos espaços físicos, Inventário e Elaboração do Plano de Trabalho.
No segundo momento de práticas pedagógicas (30h) serão explanados acerca da Deficiência Física, Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Auditiva e surdez, conclusão do levantamento dos espaços físicos, fechamento do Inventário e conclusão e entrega do Plano de Trabalho para implantação do NAPNE no Campus.
O referido curso deverá acontecer nos demais Câmpus, sendo de extrema importância pois trará subsídios para os gestores/servidores ter uma melhor compreensão do processo educacional inclusivo e consequentemente possibilitar o acesso, permanência e saída com êxito das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Pessoa com Deficiência, Altas Habilidades e Transtornos Globais do Desenvolvimento) na Educação Profissional Tecnológica.

Fonte: CCS/IFRR

Publicado em 13/11/2012