Resultados dos projetos de iniciação científica e tecnológica do IFRR estão disponíveis no YouTube

por Sofia Lampert publicado 05/03/2021 16h25, última modificação 08/03/2021 11h47
O material foi produzido pelos bolsistas envolvidos nas pesquisas, sob a coordenação dos orientadores, e pode ser acessado pelo link bit.ly/playlistpesquisa.

Nesta terça-feira, 2, o Instituto Federal de Roraima lançou, no canal da instituição no YouTube, playlist especial com apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos, de julho a agosto de 2020, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), vinculados ao CNPq. O material foi produzido pelos bolsistas envolvidos nas pesquisas, sob a coordenação dos orientadores, e pode ser acessado pelo link bit.ly/playlistpesquisa.

A produção e a disponibilização do material fazem parte do II Encontro de Iniciação Científica (Enic) e do II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Enditi), realizados em multievento, no decorrer desta semana, abrangendo ainda o III Encontro dos Pesquisadores do IFRR. A programação completa do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do IFRR e pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista (Dipesp/CBV), pode ser conferida na página https://www.even3.com.br/pesquisaifrr2021/.

Os encontros anteriores ocorreram de forma presencial. No entanto, neste ano, por conta da atual conjuntura, foram realizados a distância. De acordo com o diretor da Agência de Inovação do IFRR e membro da comissão organizadora do multievento, professor Amarildo Ferreira Júnior, os aspectos positivos da nova modalidade surpreenderam. “Verificamos que foi possível aumentar nosso alcance, tornando viável a participação de pessoas de outros estados e de Roraima que não se encontravam em Boa Vista, o que nos deixou animados pela possibilidade de divulgar de forma mais ampla as pesquisas e as produções tecnológicas da instituição, conforme poderão constatar na playlist [citada anteriormente]”, afirmou.

Ferreira falou ainda sobre os números significativos do evento. Segundo ele, foram mais de 300 inscrições e uma média de participação de 80 pessoas em cada atividade. Também informou que o contdo do evento estará disponível para a comunidade em geral. “Como as atividades foram gravadas e, posteriormente, estarão disponíveis no canal do IFRR no YouTube, isso gera um registro e permitirá que os interessados possam assistir a elas pela primeira vez ou até mesmo revê-las sempre que desejarem”, declarou. 

 

 Conteúdo da playlist

 Conheça os projetos, os bolsistas, os orientadores e o link dos vídeos de cada uma das apresentações da playlist no quadro abaixo: 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)

Título

Orientador

Bolsista

Link

Avaliação de materiais orgânicos disponíveis no Estado de Roraima quanto à potencialidade de produção do biogás

Prof. Dr. Romildo Nicolau Alves

João Pedro Santos do Nascimento

bit.ly/bolsistajoao

Utilização de composto orgânico à base de resíduos alimentícios como substrato para produção de mudas de hortaliças

Prof. Dr. Josimar da Silva Chaves

Jessica Brenda de Souza Libório

bit.ly/bolsistajessica

Avaliação e recomendações de melhoria para o alinhamento estratégico entre TI e negócios nas organizações: um estudo de caso no IFRR

Prof. Dr. Marcos André Fernandes Spósito

Brayan Lucas Delmondes da Conceição

bit.ly/bolsistabrayan

Seleção de plantas com potencial para extração de nutrientes em sistema de aquaponia

Prof. Dr. Diego Lima de Souza Cruz

Antônio Rodrigues de Souza

bit.ly/bolsistaantonio

Uso de larvas de moscas na alimentação de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum)

Prof. Dr. Rafael Pereira Barros

Joacy Mota Ferreira

bit.ly/bolsistajoacy

Fixação biológica e transferência de nitrogênio por Gliricidia sepium em pomar orgânico consorciado de laranja e banana

Prof. Dr. Josimar da Silva Chaves

Lucas Souzada Silva

bit.ly/bolsistalucas

Desenvolvimento de cultivares de tomate em ambientes com diferentes malhas fotoconversoras

Prof. Dr. Raphael Henrique da Silva Siqueira

Igor Silva de Souza

bit.ly/bolsistaigor

Valor nutritivo do capim-elefante obtido em diferentes idades de corte no clima e solo transicional de savana/floresta do Estado de Roraima

Profa. Dra. Edileusa de Jesus dos Santos

Anderson da Silva Peixoto

bit.ly/bolsistaanderson

Efeito residual de adubações orgânicas e rocha fosfatada sobre o desenvolvimento de hortaliças no sul do Estado de Roraima

Prof. Dr. Romildo Nicolau Alves

Ronielly Barbosa Soares

bit.ly/bolsistaronielly

Isolamento de bactérias fixadoras de nitrogênio com potencial de produção de biossurfactantes

Profa. Dra. Renara Kariny Santos de Morais

 

Hiago Souza

Silva

bit.ly/bolsistahiago

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

Título

Orientador

Bolsista

Link

Produção e avaliação qualitativa de um substrato agrícola para cultivo de plantas e mudas utilizando macrófitas aquáticas

Profa. Dra. Tassiane dos Santos Ferrão

Sávio Ferreira de Freitas

bit.ly/bolsistasavio

Cultivo de tomate cereja com uso de biofertilizante e irrigado com efluente de viveiro de piscicultura

Profa. Dra. Alessandra de Campos Fortes

Lairton Dinho Messias Gomes

bit.ly/bolsistalairton

Sensores de baixo custo no controle do pH em tanques de piscicultura

Prof. Dr. Raphael Henrique da Silva Siqueira

Fred da Silva Santos

bit.ly/bolsistafred

BiDITA-IFRR: Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos do IFRR

Prof. Dr Marcos André Fernandes Spósito

Jhonatan Barbosa Mendes

bit.ly/bolsistajhonatan

Elaboração de guia visual para níveis de compactação de solo em culturas relevantes para Roraima

Prof. Dr. Diego Lima de Souza Cruz

Gleice Leite de Oliveira

bit.ly/bolsistagleice

 

Divulgação da playlist nas redes sociais

Além dos vídeos no YouTube, bem como dos anúncios durante o multivento, serão feitas postagens pela Assessoria de Comunicação do IFRR, nas próximas semanas, nas redes sociais Instagram e YouTube, no perfil institucional @ifrroficial, para ampliar a divulgação de cada um dos 15 projetos, direcionando os internautas para os links específicos.

A assessora de comunicação em exercício, Jayne Thomé, explica por que é importante fazer essa divulgação nas redes sociais. “A divulgação desse material nas redes sociais contribuirá para o alcance de um público maior, potencializando o reconhecimento dos pesquisadores envolvidos, inclusive dos estudantes, que, apesar de jovens, em sua maioria, já têm sua marca deixada na carreira científica”, disse. Ela esclarece ainda que as redes sociais são as principais ferramentas de comunicação com os diferentes públicos e de extrema relevância para que a sociedade possa acompanhar as ações institucionais.

 

Lançamento de publicação em breve

 Além dos suportes de comunicação citados, os resultados dos projetos apresentados no II Enic e no II Enidti poderão ser conhecidos pela comunidade por meio de um caderno de resumos, a ser lançado em breve. No material, em formato de e-book, os leitores terão acesso às principais informações sobre cada projeto: aluno pesquisador, docente orientador/coorientador, relevância do tema, metodologia, resultados, entre outras.

A coordenadora do Pibic e do Pibiti no ciclo 2019-2020, professora Fabiana Letícia Sbaraini, falou sobre a relevância dos estudos realizados. “Para além da importância científica, eles contribuem para novos horizontes de transformações sociais em diferentes áreas do conhecimento, por meio de diversos saberes que se entrelaçam e que solidificam a pluralidade com que se dá o processo educacional científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, declarou.

Em breve, o e-book ficará disponível para download no portal institucional, em seção específica. Enquanto isso, os interessados em conferir o caderno do ciclo anterior dos dois programas, bem como outras publicações da instituição, podem acessar o link https://www.ifrr.edu.br/reitoria/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/coordenacao-de-publicacao/e-books-1.

 

Ascom /Reitoria
Texto: Sofia Lampert
Revisão: Antonio Matos
Layout: Jayne Thomé
5/3/2021
« Abril 2021 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1