O Instituto Federal de Roraima (IFRR) esteve representado no lançamento do livro Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento II: Ecos da Gestão em Saúde Coletiva Indígena de Roraima, ocorrido nesta quarta-feira, 10, na malokinha do Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A obra, organizada pelo Coletivo Vozes Indígenas na Saúde Coletiva, reúne artigos que abordam saberes, memórias e estratégias de enfrentamento dos povos indígenas diante de desafios como a pandemia de covid-19.
Entre os capítulos está o artigo “A pandemia decorrente da Covid-19 na população indígena”, produzido pela professora do IFRR Lucélia Gomes e pelas egressas Kiucilene Silva e Naiane Silva, do curso de pós-graduação lato sensu Gestão e Ensino em Saúde, ofertado pelo Campus Boa Vista. O texto resulta de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado em 2023 e integra o capítulo 6 da coletânea.
O artigo analisa os impactos da pandemia nos territórios indígenas, destacando as dificuldades de acesso à assistência à saúde, a escassez de publicações científicas sobre o tema e as estratégias de contenção do vírus desenvolvidas nas comunidades. A produção, baseada em revisão bibliográfica em bases como Lilacs e SciELO, evidencia que a covid-19 representou um desafio ainda maior para os povos indígenas, dadas as especificidades socioculturais e as barreiras de acesso a serviços básicos.
'

Para a coordenadora da pós-graduação Gestão e Ensino em Saúde do IFRR/CBV, professora Régia Macedo, o momento é de reconhecimento e orgulho. “Ficamos felizes em saber que esta produção é um dos frutos da pós-graduação ofertada pelo Campus Boa Vista. Os autores desejaram compartilhar os conhecimentos desenvolvidos aqui, em nossa instituição, e isso nos traz orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo. Uma obra de grande valia para todos que desejam ampliar seus conhecimentos na área”, disse.
Publicada pela Editora Hucitec, a coletânea é parte do projeto Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento, da Fiocruz, que busca dar visibilidade às epistemologias indígenas e construir um diálogo simétrico e decolonial com a área da saúde coletiva. A iniciativa valoriza a produção acadêmica indígena, promove intercâmbio entre saberes tradicionais e científicos e amplia a presença dos povos originários em espaços de construção do conhecimento.
O livro está disponível em versão física e digital e pode ser acessado pelo link https://lojahucitec.com.br/produto/vozes-indigenas-na-producao-do-conhecimento-ii-ecos-da-gestao-em-saude-coletiva-indigena-de-roraima-coletivo-vozes-indigenas-na-saude-coletiva-org/.
Ascom/Reitoria
Fotos: Divulgação
11/9/2025