Estudante do Campus Amajari recebe menção honrosa no Concurso Canguru de Matemática

Publicado em 5 de Junho de 2025 às 16:26
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

A menção honrosa é um reconhecimento concedido aos estudantes que figuram entre os 4% melhores do Brasil

Canguru
Canguru

O estudante Guilherme Daniel, do 1.º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) conquistou menção honrosa no Concurso Canguru de Matemática Brasil. A competição é considerada uma das maiores olimpíadas escolares de matemática do mundo, reunindo anualmente estudantes de mais de 90 países, com foco no raciocínio lógico, na criatividade e na resolução de problemas.

A menção honrosa é um reconhecimento concedido aos estudantes que figuram entre os 4% melhores do Brasil em seu nível, o que torna a conquista de Guilherme ainda mais expressiva. Representando o CAM, o estudante se destacou entre milhares de participantes de todo o País.

Esta foi a primeira vez que o Campus Amajari participou da competição, e a iniciativa partiu da Coordenação Pedagógica da unidade, com o apoio dos professores da área de exatas, que viram na olimpíada uma oportunidade para despertar o interesse dos estudantes pela matemática e estimular o desenvolvimento de competências essenciais.

A prova foi aplicada no primeiro semestre de 2025, com os resultados divulgados em maio. Para o professor Alan Severo, o desempenho do estudante reflete o comprometimento dos professores e o engajamento dos alunos com atividades que valorizam o conhecimento e o esforço acadêmico.

Organizar a 1ª edição do Concurso Canguru de Matemática no CAM foi uma experiência muito gratificante. Tivemos uma excelente adesão: 184 estudantes participaram entre os 199 inscritos, ou seja, quase 95% de participação. Isso mostra que os alunos têm acolhido muito bem esse tipo de atividade na escola”, declarou o docente.

O professor esclareceu que, embora não tenha havido grupos de estudos específicos neste ano, já estão sendo discutidas ações para ampliar a preparação dos alunos em futuras edições. “A intenção é continuar promovendo oportunidades como essa, que desenvolvem o raciocínio lógico, a autonomia e até habilidades práticas, como o preenchimento de gabaritos — uma vivência útil e significativa para todos”, disse.

Ainda conforme o docente, a conquista reforça a importância de inserir escolas da Região Norte em competições educacionais de grande alcance e evidencia o potencial dos alunos do IFRR diante dos desafios do conhecimento.

Guilherme, por sua vez, compartilhou sua experiência com entusiasmo. “Eu não tinha pretensão de participar, mas, quando soube da prova por meio do IFRR, fiquei animado, pois matemática sempre foi minha matéria favorita. Não tive um preparo específico, mas gosto de resolver desafios matemáticos por diversão. Fico muito feliz em ser premiado e reconhecido. Isso me motiva para enfrentar desafios cada vez maiores”, contou.

Canguru – O Concurso Canguru é aberto a todos os estudantes do 3.º ano do fundamental I até o 3.º ano do ensino médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos matemáticos. Nele são apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que buscam encorajar o engajamento e despertar o amor pela matemática!

5/6/25