Teve início, nesta segunda-feira, 2, a principal competição esportiva dos estudantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) com a abertura oficial dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs)-Etapa Estadual Roraima 2025, no ginásio de esportes do Campus Boa Vista (CBV). O evento, que termina dia 6 de junho, reuniu delegações dos estudantes-atletas dos cinco campi do IFRR em cerimônia marcada por animação e espírito esportivo.
A reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, destacou o caráter integrador e formativo dos jogos. “Essa é a grande festa do esporte para os institutos federais. Temos três etapas: a local, a regional — que neste ano será no Amapá — e a nacional, que ocorrerá no Rio Grande do Norte. Aqui, nossos atletas colocam em prática seus aprendizados e descobrem novos talentos em modalidades como futsal, basquete, atletismo, handebol e judô”, afirmou emocionada, relembrando a própria trajetória como atleta.
'

Os jogos contemplam dez modalidades: atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. As disputas vão ocorrer em dois locais: no Campus Boa Vista do IFRR e no Parque Anauá, que vai receber o atletismo. São 366 atletas inscritos dos Campi Amajari (CAM), Bonfim (CAB), CBV, Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Novo Paraíso (CNP).
Esta edição será realizada em etapa única, na Capital. A diretora-geral do Campus Boa Vista, Luciana Leandro, anfitriã dos jogos, enfatizou o acolhimento aos atletas. “É uma enorme satisfação receber estudantes das unidades do interior. Aqui, eles terão um ambiente saudável para se conhecerem, desafiarem seus limites e talvez se classificarem para a próxima etapa regional. Desejo excelentes jogos a todos!”, declarou.
Vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), os jogos estudantis, além de garantirem competição em cada partida, se propõem a promover valores fundamentais para a formação dos estudantes, explicou a pró-reitora Roseli Bernardo. “Com certeza, o esporte ajuda o atleta a melhorar como ser humano. Ele promove integração entre os campi e possibilita a descoberta de novos talentos”, afirmou.
'

O coordenador de Esportes do IFRR, Theodoro Schmidt, fez questão de agradecer a todos os envolvidos na organização do evento. “A abertura foi um espetáculo, graças ao empenho de servidores, professores, diretores, comissão organizadora e parceiros como a Ascom e a Pró-Reitoria de Extensão. Que todos os atletas possam vivenciar esse momento com entusiasmo e alegria!”, disse.
Entre os estudantes, o clima era de empolgação. Maria Clara de Sousa Andrade, do Campus Boa Vista, falou sobre a importância do esporte em sua vida. “Entrou de forma inesperada, mas me ajudou muito. Aprendi a me comunicar melhor, fiz amizades e conquistei resultados até em nível nacional”, contou.
Quem vive sua primeira experiência nos JIFs é o estudante do Campus Amajari Guilherme Daniel Silvio de Carvalho. “É uma oportunidade de integração e de aprender a lidar com pressão. Estou animado para representar meu campus no voleibol e no handebol”, comentou.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
3/6/2025
Fotos: