Projeto do IFRR é premiado com selo pelo Tribunal de Justiça de Roraima

Publicado em 27 de Novembro de 2024 às 11:41
Autoria
Antonio Matos - REVISOR DE TEXTOS
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

“Mulheres que Escrevem” é o projeto do IFRR que receberá, em solenidade, nesta quarta, 27, o Selo Mulheres Seguras, 3ª edição, do Tribunal de Justiça de Roraima

Evento de lançamento de publicação, oriundo do projeto Mulheres Que Escrevem, realizado em 2022
Evento de lançamento de publicação, oriundo do projeto Mulheres Que Escrevem, realizado em 2022

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizará, nesta quarta, 27, a cerimônia de entrega do Selo Mulheres Seguras, 3ª edição, a partir das 15h horas, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, em Boa Vista. O evento integra a programação da 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa voltada ao combate à violência de gênero e à promoção dos direitos das mulheres.

Este ano, entre os três projetos premiados está o Mulheres que Escrevem: Produção e Circulação de Textos Femininos, desenvolvido Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima(CBV/IFRR), coordenado pela professora Joelma Fernandes de Oliveira, com a colaboração da estudante Natália Conceição. O trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Gaduação e Inovação (Propespi) do instituto, reflete a importância da escrita como forma de expressão das vivências e reflexões das mulheres.

Realizada por meio de oficinas e rodas de leitura, a pesquisa investigou como as mulheres utilizam a escrita para expressar suas experiências, além de explorar as desigualdades de gênero refletidas na produção de textos científicos e literários. O projeto visou fortalecer a presença feminina no campo acadêmico, promovendo uma reflexão crítica sobre as questões de gênero e a construção de narrativas que favoreçam a visibilidade das mulheres na ciência e na cultura. As publicações oriundas do projeto foram publicadas pela Editora Iole e estão disponíveis na seção de literatura, podendo ser acessado aqui.

Capa de uma das publicações oriundas do projeto Mulheres Que Escrevem

A cerimônia de condecoração será aberta ao público e contará com a presença de autoridades e de representantes de entidades de defesa dos direitos das mulheres e da sociedade civil, além das participantes do projeto, que terão a oportunidade de compartilhar as vivências obtidas durante a pesquisa.

Mais sobre o selo

O Selo Mulheres Seguras é uma homenagem do TJ-RR a iniciativas que contribuem para a promoção da segurança, igualdade e dignidade das mulheres. O prêmio reconhece projetos que se destacam no enfrentamento da violência de gênero e na promoção de espaços de empoderamento feminino, como é o caso da pesquisa premiada, que dialoga diretamente com os objetivos da 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Com informações da Propespi

Texto: Sofia Lampert

Revisão: Antonio Matos