PROQUALI - Publicado edital com 46 vagas para auxílio-qualificação a servidores do IFRR

Publicado em 16 de Setembro de 2025 às 09:02
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

A inscrição deve ser realizada de 19 a 26 de setembro, com envio da documentação exigida no edital

São ofertadas 46 bolsas, sendo 3 para cursos de graduação, 4 para cursos de especialização, 27 para cursos de mestrado e 12 para doutorado - Fts Gildo Jr (3)
São ofertadas 46 bolsas, sendo 3 para cursos de graduação, 4 para cursos de especialização, 27 para cursos de mestrado e 12 para doutorado - Fts Gildo Jr (3)

Nesta segunda-feira, 15, a Coordenação de Desenvolvimento do Servidor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) publicou o Edital 1/2025, com 46 vagas para o Programa Auxílio à Qualificação (ProQuali). Podem concorrer servidores que estiverem cursando graduação ou pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).

A inscrição deve ser realizada de 19 a 26 de setembro, por meio de preenchimento de formulário e de abertura de processo no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), conforme orientações do edital. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 8 de outubro, no site institucional.

Podem participar da seleção servidores técnico-administrativos e docentes do quadro efetivo do IFRR. Das 46 bolsas oferecidas, 3 são para cursos de graduação, 4 para cursos de especialização, 27 para cursos de mestrado e 12 para doutorado. As modalidades de bolsa não são cumulativas. Os servidores deverão concorrer apenas para uma modalidade.

Os valores das bolsas a serem pagos em crédito único, no 2.º semestre de 2025, variam de acordo com o curso do servidor. Vão de R$ 630,00 (graduação) a R$ 3.100,00 (doutorado). Eles estão de acordo com o disposto na Resolução 753, de 21 de setembro de 2023.

Entre os requisitos para participação estão comprovar a necessidade de desenvolvimento no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP/2025), prevista para o setor de exercício do servidor, e não possuir escolaridade ou titulação equivalente àquela a ser alcançada com a bolsa pretendida nem estar afastado para estudo.

No entanto, havendo disponibilidade orçamentária, o edital prevê que poderão ser concedidas as bolsas remanescentes aos servidores que já possuam a titulação pretendida ou superior e àqueles que estão afastados integralmente para estudo. Não poderá participar do programa o servidor que esteja recebendo ou que tenha recebido bolsa ou diárias e passagens de outros programas de fomento custeados com recurso público referentes à qualificação pretendida.

Todas as publicações referentes às etapas previstas no cronograma estarão disponíveis no site do IFRR (https://www.ifrr.edu.br), na área Gestão de Pessoas > Editais > Programa de Qualificação de Servidores - PROQUALI > Ano 2025, sendo de responsabilidade do servidor acompanhar as atualizações.

'

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

12/9/2025