IFRR e PRF firmam acordo para formação em educação para o trânsito

por Laura publicado 22/09/2021 14h10, última modificação 22/09/2021 15h34
Previstas para os meses de outubro e novembro, as primeiras turmas vão atender professores dos municípios do Bonfim, do Cantá, de Mucajaí, de Caracaraí e de Rorainópolis

Na manhã desta quarta-feira, 22, representantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal de Roraima (PRF-RR) estiveram reunidos na cerimônia de registro de um acordo de cooperação técnica. Entre os participantes do evento estavam o reitor em exercício do instituto, Sivaldo Souza Silva, o superintende da PRF no estado, Jandir André Lubenow, a pró-reitora de Extensão do IFRR, Roseli Bernardo dos Santos, e o superintendente-executivo da PRF-RR, Saul do Carmo Macêdo.

O acordo prevê a oferta de formação em educação para o trânsito para professores municipais do Estado de Roraima, com carga horária total de 80 horas-aula. Durante a cerimônia, a PRF fez a apresentação da “Formação de Professores em Educação para o Trânsito”, abordando os fundamentos, as linguagens e o comportamento humano no trânsito, além dos meios de transporte e da elaboração de propostas de intervenção.

PRF/RR Adriano Bom Jesus explanou sobre o curso de formação aos professores
Adriano Bom Jesus, da PRF/RR, explicou como será o processo de formação voltada aos professores

Além de representantes do IFRR e da PRF-RR, acompanharam o evento a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Roraima (Undime-RR), Murielly Vasconcelos, que também é secretária de Educação em Rorainópolis, e representantes da pasta nos Municípios do Cantá e do Bonfim.

A pró-reitora de Extensão do IFRR, Roseli Bernardo, explicou que a oferta do curso ocorrerá por meio dos três campi da instituição que atuam no interior do estado: Amajari, Avançado Bonfim e Novo Paraíso. Isso, segundo ela, permitirá a participação de professores municipais residentes na sede dessas unidades e em municípios vizinhos. Entre as competências do IFRR estão fornecer a estrutura física e/ou ambiente virtual necessários à formação e certificar os participantes por meio dos campi envolvidos na realização dos cursos.

AcordoPRFeIFRR2.jpeg
Superintendente da PRF/RR Jandir André Lubenow destacou algumas estatísticas alarmantes de acidentes no trânsito e a necessidade de estratégias educativas

Conforme o superintendente da PRF-RR, Jandir Lubenow, a formação objetiva aprofundar práticas de inclusão do tema trânsito no contexto escolar, a partir da discussão com os profissionais da educação. Por meio dela, pretende-se que os profissionais agreguem conhecimentos específicos do trânsito aos conhecimentos pedagógicos de suas áreas de formação. Sendo assim, a formação preencherá a lacuna da formação em educação para o trânsito, que não é contemplada na formação inicial dos professores e pedagogos.

Lubenow afirmou que a parceria com o IFRR é fundamental para o sucesso da proposta, pois agrega valor e traz significativo respaldo para a formação de professores, a qual se desdobrará em atividades que certamente contribuirão para desenvolver, na comunidade escolar, o comportamento necessário para a construção da ideia e da prática do trânsito seguro.

A seleção dos participantes é de responsabilidade das secretarias municipais de educação que aderirem à proposta da formação, e as aulas serão ministradas por profissionais da PRF, podendo contar com o apoio de servidores do IFRR. Previstas para os meses de outubro e novembro, as primeiras turmas serão ofertadas pelos Campi Avançado Bonfim e Novo Paraíso, conforme o cronograma abaixo, atendendo professores do Bonfim, do Cantá, de Mucajaí, de Caracaraí e de Rorainópolis.

ENCONTROS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Campus Avançado Bonfim