Transmissão do cargo de reitor do IFRR será nesta quarta-feira, 23

por Laura publicado 21/12/2020 12h09, última modificação 21/12/2020 12h09
Cerimônia será transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube, a partir das 19 horas

Será realizada, nesta quarta-feira, 23, a partir das 19 horas, a transmissão do cargo de reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) para a professora Nilra Jane Filgueira, além da posse das diretoras-gerais Joseane Cortez, do Campus Boa Vista (CBV), e Vanessa Rufino, do Campus Novo Paraíso (CNP), eleitas para o quadriênio 2020-2024.

Pela primeira vez na instituição, a cerimônia será híbrida, contemplando os formatos virtual e presencial (apenas para autoridades convidadas), considerando a pandemia do novo coronavírus. A comunidade acadêmica e o público em geral poderão acompanhar a transmissão do evento ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube, no endereço youtube.com/ifrroficial.

A nova reitora do IFRR, nomeada pelo Decreto de 16 de dezembro, foi empossada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio da assinatura virtual do termo de posse, no último dia 17. Escolhida em consulta realizada, no mês de agosto deste ano, com docentes, técnicos administrativos e estudantes do IFRR, por votação on-line, Nilra Jane obteve 33,95% dos votos, assumindo o cargo que foi ocupado pela professora Sandra Mara Botelho no período de 2016 a 2020.

Na cerimônia de transmissão, a nova reitora dará posse à Joseane Cortez, reeleita com 36,18% dos votos para o cargo de diretora-geral do Campus Boa Vista, e à Vanessa Rufino, eleita com 55,62% dos votos para diretora-geral do Campus Novo Paraíso. Os outros dois diretores-gerais também eleitos no último processo de consulta, Pierlangela Cunha (Campus Amajari) e Isaac Sutil (Campus Boa Vista Zona Oeste), serão empossados posteriormente. As datas, os horários e o formato das cerimônias serão divulgados em breve.

A REITORA – Nilra Jane Filgueira, 54 anos, é natural de Roraima e doutora em Educação em Ciência e Matemática. Ela vai comandar uma estrutura multicampi composta pela Reitoria e pelos Campi Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Novo Paraíso, Amajari e Avançado Bonfim.

Nilra Jane colaborou com a rede estadual de ensino de Roraima durante 24 anos, até ser redistribuída para o Campus Boa Vista do IFRR, em 2009. Entre os vários desafios assumidos na unidade, além da docência, está a coordenação do curso superior de Licenciatura em Matemática e de diferentes projetos institucionais em áreas como pesquisa e extensão. A professora também faz parte do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Educação ofertado pela Universidade Estadual de Roraima em parceria com o IFRR.

Ascom/Reitoria
Laura Veras