Jogos Intercampi Edição - 2019

por Allan Johnny publicado 24/04/2019 09h20, última modificação 29/04/2019 10h52

Jogos Intercampi Edição - 2019

por Allan Johnny publicado 24/04/2019 09h20, última modificação 02/05/2019 10h15

Etapa CBV

Boletim Oficial - Etapa CBV

Medalhas que são entregues aos vencedores.

A etapa realizada no Campus Boa Vista concentrou as modalidades:

Natação:

Atletismo:

Tênis de Mesa:

Membros da Equipe CBV que atuaram na organização desta Etapa dos Jogos INTERCAMPI:

 

*Imagens ASCOM/Reitoria

Boletim OFICIAL 02 - Etapa CBV em 14 ABRIL

por Allan Johnny última modificação 24/04/2019 09h04

Boletim OFICIAL 02 - Etapa CBV em 14 ABRIL - Leia mais…

Etapa Amajari

por Allan Johnny publicado 02/05/2019 13h10, última modificação 07/05/2019 11h29

Amajari recebe alunos para segunda etapa dos Jogos Intercampi

A segunda etapa dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Roraima encerrou-se neste domingo, dia 5, e reuniu 135 atletas. Foram três dias de competição em duas modalidades: futsal e vôlei de praia. Realizadas no Campus Amajari (CAM), as disputas tiveram a participação de alunos do campus anfitrião, dos campi da Capital, Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), e do Campus Novo Paraíso (CNP).

Assim como nas edições anteriores, o evento é aberto ao púbico externo, que poderá assistir gratuitamente às disputas. O encerramento e a premiação da etapa ocorreram no domingo, 5, a partir das 10 horas.

Na 5ª edição dos jogos, o CAM recepcionou as delegações com um kit de boas-vindas, distribuído aos atletas. Bolsa, boné, chaveiro e squeeze fizeram parte do pacote, demonstrando aos visitantes que o clima dos jogos deve ser de paz, descontração e integração.

Atletas recebem kit boas vindas
Atletas recebem kit boas vindas

 

Iniciada às 11 horas, a programação teve, em primeiro lugar, a realização do congresso técnico das duas modalidades. A abertura do evento ocorreu no ginásio do CAM, com a apresentação cultural do grupo Zumba CAM, projeto de extensão coordenado pela professora Ana Maria, que ministra aulas de dança para a comunidade acadêmica e pessoas da comunidade local. A dança animou os atletas e a torcida, que foram convidados a participar da apresentação.

Congresso técnico reúne árbitros e chefes de delegações
Congresso técnico reúne árbitros e chefes de delegações

Os resultados do futsal feminino ficaram definidos nesta ordem: o time do CAM venceu a disputa e abocanhou o primeiro lugar, enquanto o CNP ficou em segundo, seguido do CBV, em terceiro. Na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com o CBV. A equipe do CNP conquistou a segunda colocação, e o terceiro lugar ficou com o CBVZO.

Na modalidade vôlei de praia, categoria feminina, o primeiro lugar ficou com a dupla Jenniffe e Any, alunas do CBVZO. Duas duplas do CAM conquistaram o segundo e o terceiro lugar. Na categoria masculina, os atletas Arivelton e Ildinei, do CAM, ficaram com a primeira colocação; o segundo lugar também ficou com CAM, e o terceiro com o CBV.

 

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, falou da importância da integração entre os campi e se dirigiu aos alunos-aletas. “A educação física e o esporte fazem parte da formação escolar de vocês. A competição é importante, mas, acima de tudo, a integração é o ponto principal. Aproveitem a oportunidade de conhecer outras realidades, conhecer os colegas, pois poucas instituições proporcionam essa experiência”, disse.

O pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro dos Reis, destacou que a cada ano é notável o esforço dos campi, dos servidores e dos estudantes em oferecer o melhor nas etapas. “A intenção é sempre integrar a comunidade acadêmica ao mesmo tempo em que se incentiva a prática esportiva, a disciplina, o foco e o respeito entre os participantes”, explicou.

Quanto ao número de alunos participantes dos jogos, Castro comenta que a cada ano aumenta. “Esse aumento de participantes está intrinsicamente ligado ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Educação Física em cada campus, porque é onde os alunos se identificam com as modalidades que pretendem participar”, disse Castro.

É como pensam os alunos Everton Nascimento, de 17 anos, e Hebert Leonel, de 15 anos, ambos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio e em regime de alternância. Moradores da Comunidade do Contão, Município de Pacaraima, os jovens jogam pelo CAM no time de futsal. Para eles, a oportunidade de conhecer novas pessoas é o melhor dos jogos.  “O evento é ótimo! Além de praticarmos o esporte, que é uma forma de expressar sentimentos, conhecemos muitas pessoas. Fiz muitas amizades, na edição passada, com colegas do Campus Novo Paraíso”, contou Everton.

 

Hebert Leonel participa pela primeira vez dos Jogos Intercampi
Hebert Leonel participa pela primeira vez dos Jogos Intercampi

 

Para Hebert, que participa pela primeira vez dos jogos, o sonho é conquistar um lugar na fase nacional. “O que mais queremos é passar para a próxima etapa, e espero que nosso time tenha muito sucesso”, relatou.

Para a presidente da comissão organizadora, professora Júlia Dantas, o evento foi satisfatório. "Em um momento de comoção nacional em relação aos cortes (no orçamento), realizar um evento como os Jogos Intercampi é uma forma de mostrar para todos a força do nosso IF”, confessou.

A docente, que também é egressa da instituição, conta que é um privilégio figurar nos dois lados dos jogos. "Participei como aluna e agora como professora, por isso valorizo ainda mais o que a instituição nos permite realizar, pois enquanto estivermos funcionando, o nosso trabalho será de excelência. Esta etapa foi uma prova disso”, comentou.

O diretor-geral do CAM, professor George Sterfson, falou em nome dos professores de Educação Física da instituição. "Aos professores que treinam equipes no trabalho árduo do dia a dia só temos a agradecer”, disse. Para ele, o Campus Amajari recebe as delegações com muita alegria. Ele diz esperar retribuir a acolhida recebida em etapas passadas. “Espero que minha mensagem seja de paz, que os atletas joguem, se divirtam, mas que não se isolem com suas equipes, e que respeitem o adversário e possam conhecer melhor os colegas”, completou.

 

Alunos-atletas fazem juramento
Alunos-atletas fazem juramento

Ao todo, eram 8 equipes de futsal, sendo 4 femininas e 4 masculinas, além de 11 duplas no vôlei de areia em cada naipe. Participam alunos do Campus Amajari e dos Campi Novo Paraíso (CNP), Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

 Boletim OFICIAL 01 - ETAPA

Boletim OFICIAL 02 - ETAPA

 

Bruna Castelo Branco

Rebeca Lopes

Fotos: Antonio Soares, Erick Vieira e Gildo Júnior 

Ascom/Reitoria
6/5/19

por Allan Johnny última modificação 06/05/2019 10h42

- Leia mais…

por Allan Johnny última modificação 06/05/2019 10h42

- Leia mais…

Ações do documento