Enquete vai escolher logotipo do selo editorial do IFRR

Publicado em 6 de Março de 2024 às 11:25

Duas propostas de marcas da Imenuka estão disponíveis para votação on-line até 18 de março

Opções de logotipos da Imenuka

O Núcleo de Publicação do Instituto Federal de Roraima (NUP/IFRR), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi), lançou, nesta terça-feira, 5, a enquete para a escolha do logotipo [marca] que representará a instituição em termos de política editorial.

Para votação do logotipo, basta acessar o link https://forms.gle/Kw73kSyrgfzUPap69 até 18 de março. O nome do selo editorial do IFRR é Imenuka, que significa "escrever" na língua macuxi, conforme o dicionário desta. A arte gráfica foi elaborada pela programadora visual do IFRR Simone Moreira, da Assessoria de Comunicação da Reitoria.

O termo Imenuka foi obtido durante discussões da comissão elaboradora da Resolução 767/2023, que aprovou a Política Editorial do IFRR e instituiu o logotipo. Os trabalhos de escolha do nome estiveram orientados para adoção de um que fizesse referência aos povos da região.

Essas reflexões foram inspiradas nas ideias do líder ianomami Davi Kopenawa sobre preservação cultural por meio do trabalho xamântico e nas obras do filósofo e escritor Ailton Krenak, primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), que destacam a importância da narrativa e das tradições para a manutenção da identidade.

“Portanto, o termo para o logo editorial do IFRR faz referência a um dos atos fundamentais no processo editorial, que é a escrita, ao mesmo tempo em que faz referência a um dos povos indígenas presentes em Roraima, que é o macuxi”, disse a coordenadora do Núcleo de Publicação do IFRR, professora Joelma Fernandes.

Rebeca Lopes

Imagem: Propostas de logotipos da Imenuka