Projetos na área de esporte e cultura estão com inscrições abertas

Publicado em 28 de Março de 2024 às 10:38
Virginia Albuquerque - JORNALISTA
natação

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV) está com inscrições abertas para dois projetos: Natação Adaptada, destinado a pessoas com deficiência física e com idade igual ou superior a 12 anos, e Campus em Harmonia, voltado para pessoas da comunidade em geral com 10 anos ou mais de idade.

Natação adaptada – As aulas ocorrem às terças e às quintas-feiras, das 18h às 19h, na piscina do CBV, situado na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, Bairro Pricumã.

O projeto é coordenado pelo professor do curso superior de Licenciatura em Educação Física Nadson Castro e conta com o suporte de acadêmicos do respectivo curso capacitados para atender os participantes.

Conforme Castro, "a principal meta é proporcionar às pessoas com deficiência física a prática da natação, visando à promoção da saúde e ao desenvolvimento esportivo por meio de atividades orientadas de treinamento. Além disso, o intuito é formar uma equipe de natação paralímpica para competições regionais, nacionais e internacionais", disse.

Estão sendo disponibilizadas dez vagas para o primeiro semestre de 2024, e os interessados em inscrever-se deverão apresentar cópia do RG e laudo da deficiência física na Coordenação de Esportes e Cultura do CBV, até 2 de abril, terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ainda restam vagas para vários instrumentos, conforme o cronograma das aulas.

Campus em Harmonia – O projeto visa ofertar aulas de instrumentos musicais para crianças, jovens e adultos interessados em aprender ou aprimorar suas habilidades musicais. Coordenado pelos professores Jerusa Soares e Orlando Júnior, a iniciativa contempla a oferta de aulas para várias modalidades, tais como teclado, flauta, canto, violão e formação de banda musical.

Jerusa esclarece que as aulas vão oferecer orientação individualizada, adaptando-se às necessidades e interesses de cada aluno. Segundo ela, além de canto, haverá aula de violão e teclado, com a inclusão de atividades em grupo para promover práticas colaborativas.

“Além do acompanhamento mais individualizado, as apresentações regulares permitirão que os alunos mostrem seus talentos, promovendo a música na comunidade e aumentando a conscientização sobre educação musical. Com base na importância da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, o projeto busca oferecer uma experiência enriquecedora enquanto promove a inclusão, a diversidade cultural e o desenvolvimento comunitário”, afirmou.

As inscrições seguem até 1.º de abril, por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

Dias e horários das aulas por instrumento:

Aula de Teclado (8 vagas, a partir de 10 anos) – Vagas já preenchidas

Segunda e quarta – Das 9h às 10h

Aula de Teclado (8 vagas, a partir de 10 anos) – Vagas já preenchidas

Terça – Das 15h às 16h

Aula de Flauta Doce e de Flauta Transversal (10 vagas, a partir de 10 anos) – Ainda restam vagas

Sexta – Das 14h às 16h

Aulas de Banda Musical (20 vagas, a partir de 10 anos) – Ainda restam vagas

Segunda – Das 18h às 22h

Aulas de Canto (20 vagas, a partir de 12 anos) – Ainda restam vagas

Segunda e quarta – Das 16h às 17h

Aulas de Violão (10 vagas, a partir de 12 anos) – Ainda restam vagas

Terça e quinta – Das 9h às 10h

Aulas de Violão (10 vagas, a partir de 12 anos) – Vagas já preenchidas

Terça e quinta – Das 16h às 17h

Em caso de dúvida ou necessidade de mais esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Esportes e Cultura pelo e-mail coesc@ifrr.edu.br.