Perguntas Frequentes

por Fábio Santos publicado 17/03/2015 09h45, última modificação 08/11/2016 07h18

1. O que é Ouvidoria?

É um elo entre a comunidade interna (docentes, técnicos administrativos e estudantes), a comunidade externa (comunidade em geral, usuários dos serviços do IFRR) e as instâncias administrativas e pedagógicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), visando à melhoria dos processos institucionais e ao aperfeiçoamento dos processos democráticos por meio da identificação de pontos de melhoria e de mudanças que atendam às expectativas do cidadão.

2. Qual é o papel da Ouvidoria?

Compete-lhe receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios, informações, denúncias, referentes a procedimentos e a ações de agentes e de setores do IFRR.

3. Para que recorrer à Ouvidoria?

Você pode buscar a Ouvidoria para:

  1. Consultas relacionadas aos serviços públicos prestados pelo IFRR ou sobre quaisquer procedimentos realizados no âmbito da instituição, tais como concursos públicos, editais de processos seletivos, programas especiais de ensino, entre outros.
  2. Reclamações relacionadas à falha administrativa ou à prestação de serviço público, como:
  • Atrasos evitáveis;
  • Desobediência aos procedimentos estabelecidos;
  • Ofensa ou descortesia;
  • Decisões não fundamentadas;
  • Resposta incompleta ou fora do prazo estabelecido.
  • Sugestões para o aprimoramento da prestação do serviço público;
  • Elogios a procedimentos e a ações de agentes públicos e de setores do IFRR;
  • Denúncias sobre irregularidades praticadas no instituto.
  • 4. Como acessar a Ouvidoria?

    O acesso pode ser feito de forma pessoal ou por correspondência física ou virtual.

    Endereço: Rua Fernão Dias Paes Leme, n.° 11, Calungá / Boa Vista – RR
    Site: www.ifrr.edu.br
    E-mail: ouvidoria@ifrr.edu.br
    Telefone: (95) 98802-9958

    5.  Qual o horário de funcionamento da Ouvidoria?

    A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    6. Quem pode apresentar manifestação à Ouvidoria?

    Qualquer cidadão, pois essa atitude contribui para a melhoria da gestão pública.

    7. Preciso me identificar?

    Sim. A identificação permite que a Ouvidoria entre em contato com você, caso precise de informações ou de esclarecimentos adicionais. No entanto, você pode pedir que a reclamação seja tratada com sigilo, tanto no que se refere ao seu conteúdo quanto à sua identidade. Pedimos apenas que indique quais informações devem ser consideradas sigilosas, visando a facilitar a análise e a adoção de providências. 

    A Ouvidoria mantém todo o sigilo necessário ao tratamento das informações, respeitando os direitos do cidadão e suas necessidades registradas.

     8. Quais informações devem constar na manifestação?

    A Ouvidoria não exige que o cidadão siga um formato específico para se manifestar.

    Em geral, as manifestações devem conter as informações solicitadas no formulário eletrônico de registro de manifestações.

    Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo datas, locais e fatos detalhadamente, inclusive identificando, quando possível, as pessoas envolvidas, pois isso poderá contribuir positivamente para a averiguação do assunto.

    9. De que forma a Ouvidoria pode me ajudar?

    A Ouvidoria atua para identificar o objeto da manifestação e para prestar esclarecimentos ao cidadão sobre os direitos envolvidos.

    Via de regra, a manifestação é encaminhada ao setor competente, que produz a resposta específica, sendo esta repassada ao cidadão por intermédio da Ouvidoria.

    Para entrar em contato com a Ouvidoria, preencha o formulário ou acesse o e-mail ouvidoria@ifrr.edu.br.