A Instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima tem como foco a expansão, democratização e interiorização da educação profissional de qualidade, promovendo a inclusão social e uma formação acadêmica alinhada às necessidades das comunidades urbanas e rurais. Isso inclui a integração de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento para desenvolver uma visão de responsabilidade social e melhorar o desempenho institucional. Além disso, o instituto se dedica à formação cidadã com base em valores éticos, indo além da preparação apenas para o trabalho. O IFRR está presente em todo o estado de Roraima por meio de seus 5 campi e da Reitoria.

Caracterização

Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, na forma da Lei nº 11.892/2008. Detentores de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar e, para efeito de avaliação e regulação da oferta de cursos superiores, equiparados às universidades, também atuam como instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, de acordo com a mesma lei.

O IFRR, institucionalidade dada pelos termos da Lei 11.892/2008, faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, vincula-se ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia e detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Trata-se de uma instituição de educação superior, básica e profissional, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, conjugando conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos a ideais pedagógicos de fundamentação histórico-crítica.

Definições

A partir da Lei nº 11.892/2008, foram definidas novas mudanças no perfil institucional, de modo que os agora denominados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia passam a ter objetivos norteadores bem mais abrangentes e complexos, que – como já citado - se complementam ao de promoção da educação profissional e cidadã de qualidade nas diferentes modalidades e níveis de ensino, desde a oferta de cursos de formação inicial e continuada aos cursos técnicos, chegando aos cursos de nível superior de graduação e pós-graduação.

Cabe ao IFRR, portanto, exercer um papel que envolve função social, missão, visão, valores e objetivos.

Função social

Ofertar educação profissional e tecnológica comprometida com a formação humana integral, com o exercício da cidadania e com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, à transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais. A busca pela competência técnica permeia todos os níveis de ensino oferecidos, desde a formação inicial e continuada até à formação profissional de nível médio e superio.

Missão

Promover a formação humana integral, por meio da educação, ciência e tecnologia, em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Visão

Ser excelência, na Região Amazônica, como agente de transformação social, por meio de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Valores

Os valores organizacionais são referência fundamental diante das atitudes e comportamentos voltados à satisfação do público-alvo. No IFRR, os valores norteares são pautados por:

  • Ética e Transparência;
  • Inclusão Social;
  • Gestão democrática;
  • Respeito à Diversidade e à Dignidade Humana e
  • Responsabilidade Socioambiental.

Objetivos

  • Ministrar Educação Profissional e Tecnológica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da Educação de Jovens e Adultos;
  • Ministrar cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
  • Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e as finalidades da Educação Profissional e Tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e com os segmentos sociais, com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional; e
  • Ministrar em nível de educação superior:
    • cursos superiores de tecnologia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;
    • cursos de licenciatura, assim como programas especiais de formação pedagógica, tendo em vista a formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a Educação Profissional;
    • cursos de Bacharelado em Engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e das áreas do conhecimento;
    • cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, objetivando a formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e
    • cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, tendo em vista o processo de geração e inovação tecnológica.

Ensino, Pesquisa e Extensão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) está comprometido com a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando desenvolver uma atmosfera que valoriza a autonomia e a liberdade acadêmica. A instituição oferece uma ampla gama de cursos, abrangendo desde a educação profissional técnica em nível médio até cursos de graduação, pós-graduação e Formação Inicial e Continuada (FIC). Parte de sua oferta formativa também atende à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O IFRR enfatiza o desenvolvimento e a emancipação humana, indo além do crescimento econômico, concentrando-se no fortalecimento do desenvolvimento social e econômico em níveis locais e territoriais. A instituição também promove Extensão e Pesquisa, visando à produção, socialização e difusão de conhecimento, estimulando a produção cultural e a geração de trabalho e renda. Além disso, a instituição desempenha um papel importante na formação de professores e na interiorização da oferta de cursos de licenciatura e especialização, atendendo às demandas do desenvolvimento local.

Em relação à dimensão do Ensino, os processos educativos assumem a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e a emancipação humana, para além da perspectiva do crescimento econômico ou da acumulação de capital privado, mas tendo em vista o fortalecimento do processo de desenvolvimento social e econômico em nível local, territorial e, quiçá, regional.

Em relação à Pesquisa, são fortalecidos em âmbito acadêmico, através do Agência de Inovação (AGIF), o incentivo e o apoio necessários ao desenvolvimento de pesquisas aplicadas à geração de inovações, à cultura de proteção da propriedade intelectual e ao estabelecimento de contratos de transferência ou licenciamento de tecnologias com o setor produtivo.

Por sua vez, as atividades de Extensão visam a inserção de discentes e egressos no mundo do trabalho de maneira proativa e valorizada. Elas se pautam também na difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, no desenvolvimento e na transferência de tecnologias sociais e ambientais, na internacionalização e na busca pelo reconhecimento institucional junto à sociedade.

Constituição histórica