Projetos de Extensão

Título Resumo Coordenador Unidade Situação Início do projeto Fim do projeto Justificativa
Hortaliças que encantam: semeando boas práticas de cultivo entre os estudantes da comunidade Tarau-Paru, Pacaraima-RR O cultivo de hortaliças... Isael Colonna Ribeiro CAM Em edição 5 de Fevereiro de 2024 13 de Dezembro de 2024 Valorização em emponderamento dos estudantes
Práticas de Voleibol e Atividades Recreativas para Interação Social: Indígenas, Venezuelanos, não Indígenas e Egressos O Projeto proposto visa oportunizar a prática de voleibol e atividades recreativas para interação social entre indígenas, venezuelanos, não indígenas e egressos no ambiente escolar do Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari (IFRR -CAM). Adolescentes e crianças que residem na Vila Brasil não possuem local para prática esportivas ou praça pública e isso acaba gerando situações que deixam principalmente as crianças e adolescentes em uma grande vulnerabilidade social, sendo que os locais improvisados para práticas esportivas são locais afastados desprovido de iluminação e segurança. No município de Amajari-RR, a diversidade populacional está estampada nos rostos, nos sotaques, nas línguas das diferentes etnias, como também dos estrangeiros vindos da Venezuela, todo esse contexto está fora e também do lado de dentro do Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari com mais de 120 alunos (as) alojados (as), sendo que muitos deles, passam meses sem poderem regressar para as suas residências por falta de recursos financeiros para pagar o transporte. Quando abordamos o assunto sobre identidade cultural no contexto escolar, estamos envolvendo questões de valores que, para alguns alunos, são importantes, que marcam sua história e para muitos, fortalecidos pela globalização, apenas um assunto passageiro. Entendemos que uma política cultural consistente não é aquela que centra sua atenção em eventos isolados, e sim a que desenvolve ações continuadas visando resultados a médio e longo prazo. A prática de esportes é um direito que  está assegurado na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O esporte é para  todos, e deve ser praticado com respeito à diversidade e às condições físicas e psicológicas de cada pessoa Lucas Correia Lima CAM Em edição 16 de Abril de 2024 30 de Agosto de 2024 No município de Amajari-RR, a diversidade populacional está estampada nos rostos, nos sotaques, nas línguas das diferentes etnias (Macauxi, Taurepang, Whapixana, Xiriana, Yekuana e Sapará), como também dos estrangeiros vindos da Venezuela a procura de um novo começo de vida buscando apoio do povo brasileiro, todo esse contexto está do lado de dentro do Instituto Federal de Roraima Campus Amajari com mais de 120 alunos (as) alojados que passam meses sem poderem regressar para as suas residências por falta de recursos financeiros para pagar o transporte (as) e também do lado de fora, na Vila Brasil, sede do Município. Quando abordamos o assunto sobre identidade cultural no contexto escolar, estamos envolvendo questões de valores que, para alguns alunos, são importantes, que marcam sua história; e para muitos, fortalecidos pela globalização, apenas um assunto passageiro. A maneira como será repassado esse conhecimento irá dizer se essa prática educativa deve buscar transformações ou a manutenção do público onde está inserido; não será apenas as práticas esportivas que vai determinar a direção, e sim a didática, o modo de como o conhecimento é transmitido.Cabe a todos nós a articulação dos mecanismos dispostos pelo Estado, conjuntamente com outras iniciativas, que sejam privadas ou de outras organizações, criando assim, um intercambio entre as várias linguagens, e com isso potencializando o surgimento de novos talentos. O projeto proposto na verdade já é uma procura de jovens Egressos do IF CAM, adolescentes e crianças que residem na Vila Brasil que não possuem local para praticar atividades esportivas e praça pública e isso acaba gerando situações que deixam principalmente as crianças e adolescentes em uma grande vulnerabilidade social, sendo que os locais improvisados para práticas esportivas são locais afastados desprovido de iluminação e segurança, o que ocasionou no final do ano passado (2023) dois casos de violência sexual contra duas crianças de aproximadamente 12 anos. Durante os anos de 2018 e 2019 o IFRR - Campus Amajari contou com bons times de alunos de voleibol, no qual, integrantes do time desenvolviam projetos da prática deste esporte trazendo crianças e adolescentes da comunidade para dentro da Instituição estimulando a prática esportiva e uma vida saudável. Muitos desses alunos/atletas egressos ainda residem na Vila Brasil e sempre nos relatam sobre a falta de espaços para a prática esportiva o que acaba gerando um grande quantitativo de indivíduos com espaço/tempo ociosos. Desde o ano de 2020 não foi criado no Campus Amajari algum projeto voltado para as práticas esportivas, e isso também é bem discutido entre os alunos alojados, que em muitos momentos se reúnem ao entardecer para relembrar as brincadeiras de infância ajudando na socialização cultural e interação social.  A aprovação deste projeto é aguardo por membros da comunidade e irá trazer um grande impacto positivo social na vida de muitos adolescentes e crianças desprovidos de espaços para práticas esportivas. 
Projeto de Extensão Les Unique Projeto de extensão, executado através do Grupo de Dança LES UNIQUE, que tem por objetivo utilizar a dança como ferramenta para o desenvolvimento de cidadania, autoconhecimento, acesso às artes, à cultura empreendedora, à Economia Criativa e ao desenvolvimento de comportamentos atitudinais profissionais demandados pelo atual mercado de trabalho, aos seus participantes.Projeto totalmente gratuito, aberto à comunidade interna e externa do IFRR.Tem duração prevista de 8(oito) meses, com as devidas pausas relativas ao calendário acadêmico anual do CBV. O projeto não demanda custos, além dos normais, já provisionados no funcionamento regular do IFRR - CBV.  Orlando Marinho Cerqueira Junior CBV Em execução 17 de Abril de 2024 20 de Novembro de 2024 O Projeto se justifica pela, ainda atual, grande carência, de forma gratuita, nas escolas públicas de Ensino Médio, de atividades culturais endereçadas, prioritariamente, a adolescentes e adultos jovens, na faixa etária de 14 a 25 anos, mesmo já sendo lei federal que este tipo de atividade seja desenvolvida nas escolas, dentro de sua matriz curricular. Público-alvo, este constantemente, em sua maioria, exposto a riscos sociais por conta de tempo ocioso e sem grandes direcionamentos para suas energias e capacidades.A Educação é, sabidamente, caminho mais do que comprovado, para a inclusão, a cidadania e a autonomia do indivíduo perante a sociedade e todas as ferramentas e formas inovadoras de sua aplicação sempre foram estimuladas e bem-vindas, As atividades deste Projeto de Extensão se propõem a colaborar para este processo ensino-aprendizado ser mais eficiente.O uso da dança, e principalmente das danças urbanas, por combinar o movimento, a arte e a música, torna-se uma excelente ferramenta para a abordagem e repasse de diversos elementos culturais, sociais, éticos, comportamentais e de cidadania, tão necessários nesta etapa de formação da personalidade na vida do jovem preparando-o para a vida adulta. O estabelecimento de metas para o grupo constitui-se em desafio normalmente apreciados por este público-alvo.O Projeto procura atender, em seu programa, a maioria destas carências e propor metas ousadas aos seus participantes. A dança usada é apenas uma ferramenta para mostrar aos participantes, exigências cobradas no mercado de trabalho: capacidade de trabalhar em equipe, empreendedorismo, compromisso, responsabilidade, ética, criatividade, iniciativa, hierarquia e metas, dentre outros. Conhecimentos estes que serão úteis em qualquer área na qual atuem profissionalmente no futuro. A maioria dos cursos de formação do IFRR contempla alguns componentes curriculares que repassem elementos desse tipo.O Projeto Les Unique se propõe a fazer isso utilizando a cultura e a dança. O mesmo, com este foco e objetivos, já existe, como Projeto de Extensão no CBV, desde o final de 2013 e tem alcançado, com sucesso, ótimos resultados nestes mais de 10 anos de existência, demonstrados todos no site oficial www.lesunique.com.br e no YouTube.
ATIVIDADE ESPORTIVA COM A COMUNIDADE DO BAIRRO CAIMBÉ 2024 O projeto irá realizar 8 (oito) etapas com participação da comunidade do bairro Caimbé, possibilitando aos mesmos ações esportivas e de recreação melhorando sua qualidade de vida. Os acadêmicos irão adquirir experiência prática nas ações e o proponente deste projeto terá ação contundente no desenvolvimento das atividades, além do fomentar o caráter pedagógico do esporte como atividade interdisciplinar e sua função social na formação do cidadão íntegro.Este projeto visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade da educação, além de favorecer o rendimento dos estudantes e a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Marcello da Silva Soares CBV Em execução 13 de Abril de 2024 20 de Dezembro de 2024 O Curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR/CBV forma profissionais que atuarão nas aulas de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de Roraima, sendo que o esporte e o jogo recreativo são temas plenamente aplicados nas aulas de Educação Física, sendo necessários na formação profissional dos acadêmicos de Educação Física. Neste contexto os componentes curriculares de Jogos e Recreação, Futebol Escolar e Voleibol Escolar do Curso de Licenciatura em Educação Física são amplamente estudados durante a execução deste projeto beneficiando os acadêmicos participantes dele.Os componentes curriculares citados se inter-relacionam na medida em que cada um deles cumprirá uma etapa importante dentro deste projeto sendo significativo nas etapas de execução do projeto.O Campus Boa Vista possui dois ginásios que servirão para as ações deste projeto, que será desenvolvido em 8 (oito) sábados, durante o ano de 2024, das 18h às 22h.O docente coordenador deste projeto vem, desde 2013, desenvolvendo projetos esportivos no Campus Boa Vista.Objetiva-se com este projeto alcançar um perfeito entrosamento entre teoria e prática dos jogos recreativos aplicados a comunidade externa beneficiando tanto os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física do IFRR/CBV participantes do mesmo, além da comunidade externa beneficiada pelo projeto.
GRAPLING MACUXI: LUTA E CIDADANIA É comprovadamente que a prática de atividade física regular proporciona resultados positivos para a saúde do praticante, surgindo efeitos sobre o seu corpo, a sua saúde e a própria personalidade do indivíduo. O Wrestling, o Judô e o Jiu-Jitsu são considerados esportes de luta corpo a corpo, são artes marciais que utilizam técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. A luta, nos diferentes espaços sociais, pode significar atividade competitiva, terapia, educação, aptidão física, manutenção da saúde, lazer, recreação, programas de inclusão social e técnicas de defesa pessoal. Promover a prática do Wrestling, Judô e do Jiu-Jitsu para a comunidade como forma de auxiliar na saúde e qualidade de vida dos praticantes de ambos os gêneros, é o objetivo geral deste projeto. A realização e aplicação de treinamento via exercícios físicos sistematizados e será ofertada para a comunidade externa e interna do Campus Boa Vista, estimulando a prática esportiva entre estudantes da educação básica, independente do gênero, podendo participar da iniciação de treinamento dessas modalidades durante 3 vezes por semana, no período de março a dezembro de 2024 na sala de dança do ginásio pedagógico do IFRR/CBV. Com aplicação deste projeto de extensão espera-se, de forma geral, o desenvolvimento e consolidação das ações de treinamento desportivo e desempenho no IFRR, maior oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania, aumentando a difusão das modalidades supra citadas para estudantes da rede pública a partir de 12 anos, incentivando a participação em competições esportivas em âmbito municipal, estadual e nacional; e proporcionar qualidade de vida, saúde, aptidão física e mental além do desenvolvimento de competências como: liderança, disciplina, trabalho em equipe (cooperação), organização, dentre outras, para os participantes do projeto. Everaldo Sarmento Ferreira CBV Enviado 23 de Abril de 2024 2 de Dezembro de 2024 Após observações no entorno do Campus Boa Vista (CBV), ficou constatado que há poucas academias e/ou escolas que desenvolvam treinamento para essas modalidades de forma gratuita, em especial o wrestling, que vem sendo desenvolvido desde 2023 no Campus Boa Vista, com o projeto de extensão de fluxo contínuo “Grappling Macuxi”, proporcionando a prática da modalidade para a comunidade, e atendendo estudantes da rede pública do interior e capital, incluindo imigrantes e indígenas. É notório que projetos que oferecem práticas desportivas, possibilitam às crianças e jovens o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, emocionais e sociais pois exercita valores para vida, tais como trabalho em equipe, respeito e responsabilidade.A prática esportiva muito contribui para a formação do indivíduo, não está associada apenas ao exercício e condição física, mas também ao equilíbrio, coordenação motora e a geração de oportunidades e experiências únicas na vida de seus praticantes, tais como socialização e convivência com os outros.As tendências comportamentais motivacionais do desempenho esportivo e suas variáveis são fatores relevantes e capazes de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e da sociedade do esporte como um todo, o qual apresenta um vasto campo a ser explorado (SAMULSKI, 2002). Destaque-se ainda a concepção e a magnitude que o esporte vem assumindo na atualidade, ou seja, sua abrangência e legitimidade vêm paulatinamente crescendo. O esporte, proporcionado desde a infância, podem configurar-se como potente instrumento na formação educacional dos sujeitos envolvidos, pois são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida e saúde, além da ocupação do tempo livre dos beneficiados com o projeto.
Show de Experimentos O projeto visa organizar e sistematizar apresentações de experimentos e fenômenos da natureza, em especial a Fisica, Biologia e Química. Tem como intuito envolver os alunos dessa Instituição e outras instituições em atividades de cunho científico e em consonância com os conteúdos das grades curriculares de cada disciplina. Será desenvolvido pelos professores de Biologia, Química, Física e Matemática um ambiente que desperte o interesse pela investigação científica não só dos discentes, como também dos expectadores que venham presenciar as apresentações. Gilmar Alves Silva CBV Em execução 1 de Abril de 2024 12 de Dezembro de 2024 Tendo em vista a disposição no laboratório de Física do Campus Boa Vsita IFRR instrumentos para realização de experimentos de femômenos naturais. E por outro lado, a ausência de equipamentos nas escolas Estaduais e Municipais da rede pública e particular de Roraima. Neste projeto será desenvolvido com apresentações de experimentos de científicos no Campus Boa Vista ou o projero vai até a escola que tenha interesse. O Ensino de Ciências requer de parte prática e, é necessário que o estudante veja algo prático durante a Educação Básica, especialmente em Física e Química a partir do 9° Ano do Ensino Fundamente.
BOLA DE OURO O projeto Bola de Ouro ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. Walter de Oliveira Paulo CBV Em execução 1 de Abril de 2024 31 de Março de 2025 O esporte, especificamente o futebol, é um integrador social por excelência e por mais de trinta anos vem sendo um dos mecanismos do Campus Boa Vista encontrado para desenvolver o lazer e contribuir na qualidade de vida dos servidores do IFRR e da comunidade externa. Por isso, nós servidores e comunidade externa acreditamos que a continuidade dessas ações fortalece as políticas de qualidade de vida em nossa instituição.
AMIGOS DO IFRR O projeto Amigos do IFRR ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. Walter de Oliveira Paulo CBV Em execução 1 de Abril de 2024 31 de Março de 2025 O esporte, especificamente o futebol, é um integrador social por excelência e por mais de trinta anos vem sendo um dos mecanismos do Campus Boa Vista encontrado para desenvolver o lazer e contribuir na qualidade de vida dos servidores do IFRR e da comunidade externa. Por isso, nós servidores e comunidade externa acreditamos que a continuidade dessas ações fortalece as políticas de qualidade de vida em nossa instituição.
CAPCBV - Capoeira no Campus Boa Vista Centro Realizar aula de capoeiras em suas diversas manifestações luta, dança e musica. Fredson da Costa Ribeiro CBV Em edição 2 de Abril de 2024 10 de Dezembro de 2024 No mundo atual, cada vez mais as pessoas precisam ter possibilidade de praticar uma atividade física, a Capoeira possibilita com eficiência e eficácia esse papel, seja como luta, dança e/ou música. Estas atividades também proporcionam o trabalho com respeito e responsabilidade, além de possibilitar melhorias da saúde física e mental.
Projeto Musical Campus em Harmonia O projeto de música tem como objetivo oferecer aulas de instrumentos musicais para jovens e adultos interessados ​​em aprender a tocar um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais. As aulas serão ministradas por professores que irão fornecer orientação individualizada para cada aluno, adaptando o currículo às necessidades e interesses individuais de cada um.Os alunos terão a oportunidade de aprender instrumentos, como violão, teclado e canto. Além das aulas individuais, também haverá aulas em grupo, onde os alunos poderão praticar em conjunto e desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.O projeto também incluirá apresentações regulares para o público, permitindo que os alunos mostrem seus talentos e desenvolvam confiança em suas habilidades musicais. As apresentações também ajudarão a promover a música na comunidade local e aumentar a conscientização sobre a importância da educação musical.Em resumo, o projeto de música oferece uma experiência enriquecedora e divertida para aqueles que desejam aprender um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais, enquanto desenvolvem um senso de comunidade e colaboração.  Jerusa Soares da Rocha CBV Em execução 1 de Abril de 2024 2 de Dezembro de 2024 A música está indiscutivelmente presente na vida da sociedade moderna em um grau nunca imaginado, pois a música que ouvimos, seja no teatro, cinema, rádio, televisão, eventos culturais, seja ainda em apresentações profissionais é sempre composta e executada por alguém.Aprender a tocar um instrumento musical, cantar permite muito mais que produzir sons, permite a interação do homem com a música e as atividades musicais, consolidando uma das formas do desenvolvimento criativo, ético, estético e cognitivo do ser humano.             Para isto existe um processo de ensinar e aprender, no qual os participantes do projeto podem encontrar na mediação do professor educador, um grande incentivo para a construção de seus saberes e fazeres. O homem não nasce pronto como ser criativo, mas aprende a sê-lo na riqueza de experiências vividas e no acesso aos conhecimentos ofertados e adquiridos ao longo da sua vida, desta forma, a arte-educação, por meio do projeto musical, permite objetivar a educação formativa, profissional e social.
BRINCADEIRAS INDÍGENAS: A PRÁTICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO CAMPINHO EM BOA VISTA O projeto tem como finalidade a culminância das ações realizadas durante o semestre sobre o assunto das disciplinas Educação Indígena, Metodologia do Ensino, História da Educação, Ginástica Geral e Ética Profissional. Esta atividade integradora oportunizará aos alunos vivenciarem parte do processo educacional em uma Comunidade Indígena por meio de atividades práticas que possibilitem o desenvolvimento de ações teórico-práticas a partir de conteúdos abordados no decorrer dos componentes curriculares supramencionados, parte da formação acadêmica dos estudantes do Módulo I de Licenciatura em Educação Física. Jerusa Soares da Rocha CBV Em execução 18 de Março de 2024 18 de Junho de 2024       A cultura indígena está presente no nosso dia a dia, como: fala, alimento, poesia, brincadeiras e jogos entre outros. É um tema que oportuniza o aluno a identificar-se com os outros grupos sociais auxiliando-o na construção da sua identidade de forma positiva. Está inserida na cultura urbana de forma direta e indireta. É de grande valia que saibamos seus costumes, seus hábitos, e rituais. Trazer para o ambiente escolar é desafiador, pois temos que desconstruir barreiras impostas pela sociedade pelo desconhecimento dessa cultura.
Impacto das novas tecnologias na gestão documental.  A abrangência desta oficina vai além da capacitação dos profissionais da educação, estendendo-se também aos alunos da escola. Compreendendo a importância de incluir os estudantes nesse processo de transição para o digital, a oficina visa equipá-los com habilidades essenciais para o mundo moderno. Os alunos serão orientados sobre como lidar eficientemente com documentos digitais, promovendo uma maior autonomia no gerenciamento de seus próprios materiais educacionais. Além disso, a oficina busca fomentar o desenvolvimento de competências digitais, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional na sociedade contemporânea. Ao envolver os alunos nesse contexto, a oficina cria uma sinergia valiosa entre educadores e estudantes, promovendo uma compreensão coletiva das práticas digitais. Isso não apenas fortalece a capacidade dos alunos de interagir com a tecnologia de maneira eficaz, mas também contribui para a construção de uma cultura escolar mais conectada e consciente do meio ambiente. Ao término desta abrangente oficina, tanto os profissionais da educação quanto os alunos serão reconhecidos por seu empenho e aquisição de habilidades fundamentais. Todos os participantes, sejam servidores ou estudantes, receberão certificados que atestam sua participação ativa e o domínio das competências adquiridas durante o curso. Esses certificados não apenas validam o comprometimento individual com a capacitação, mas também servem como um registro tangível das habilidades aprimoradas na transição para o ambiente digital.  Elisangela Silva da Costa CBV Não Enviado 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024  A crescente necessidade de eficiência e sustentabilidade nas escolas demanda a transição para documentos digitais. Esta oficina visa capacitar os servidores e alunos, destacando benefícios ambientais, eficiência operacional e acesso facilitado às informações. 
Yoga Amajari O Projeto Yoga Amajari foi desenvolvido a partir do projeto de ensino INOVA, "YOGA CAM: seus benefícios à saúde física e mental", com o objetivo inicial de promover a prática do Yoga entre os estudantes para reduzir a ansiedade e melhorar a concentração em sala de aula. Devido à aceitação positiva dos estudantes e ao interesse da comunidade, o projeto foi expandido para atender não apenas os estudantes e servidores, mas também os moradores da Vila Brasil, onde não havia disponibilidade para a prática de yoga. O Projeto de Extensão Yoga Amajari tem como meta atender 40 participantes, da Vila Brasil, Município de Amajari, oferecendo práticas completas de yoga baseadas na metodologia do Hatha Yoga. As sessões ocorrerão semanalmente no campus, utilizando instalações equipadas com tapetes, bosters, blocos de yoga, fitas de alongamento e um espaço adequado para a prática. Para garantir a inclusão da comunidade, as inscrições serão abertas online e a divulgação será realizada através de diversos meios, como anúncios na Unidade Básica de Saúde, setor de psicologia, escolas e secretaria de saúde do município. O Hatha Yoga, uma das abordagens mais tradicionais do yoga, enfoca a prática de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação para promover equilíbrio, flexibilidade, força e consciência corporal. Durante as sessões, os participantes coordenarão movimentos com a respiração, incorporando técnicas de respiração consciente para acalmar a mente e aumentar a vitalidade. Francisco do Nascimento Moura CAM Não Enviado 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024 O projeto Yoga Amajari, surgiu de um projeto de ensino INOVA, “YOGA CAM: seus benefícios à saúde física e mental” com o objetivo de promover a prática do Yoga como uma atividade que contribui para o bem-estar físico e mental dos estudantes, reduzir a ansiedade e a falta de concentração em sala de aula. Foi um projeto muito aceito pelos estudantes, os servidores se interessaram na pratica, e a comunidade começou a enviar mensagens se podiam participar, pois na Vila Brasil, não há lugar disponível para a pratica, atendendo a solicitação da população resolvemos disponibilizar o projeto para a comunidade. Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais estressante e exigente, onde a saúde emocional e o cuidado com o corpo se tornaram essenciais para o equilíbrio e qualidade de vida. Conforme Baptista, M.R; Dantas, (2002) explica que é necessário aprender a controlar os estímulos estressores.  Atualmente é necessário saber dominar o stress, pois ele faz parte das nossas vidas. As crianças, os adolescentes, os adultos e os idosos sofrem com o stress; às vezes reagem bem e se adaptam, porém surgem novos estímulos stressores que nem sempre conseguem ser controlados, instalando-se distúrbios e doenças aqui já citadas. Existem estratégias, estilos de vida e métodos eficazes na prevenção, redução e controle do stress, dentre eles podemos citar: os tratamentos sicoterápicos; as diversas atividades físicas, que contribuem de uma forma muito satisfatória e o Yoga, porque engloba em sua metodologia de aula, etapas que são utilizadas separadamente como forma de terapias; por exemplo a percepção psicomotora durante os exercícios de alongamento, equilíbrio e força isométrica, associada aos exercícios respiratórios, relaxamento psicofísico e meditação. (Baptista, M.R; Dantas p.12-20, 2002). O texto ressalta a importância de dominar o estresse, uma vez que se tornou uma parte inevitável de nossas vidas, afetando pessoas de todas as idades. Embora muitos indivíduos consigam lidar bem com o estresse e se adaptar, novos estímulos estressores podem surgir, levando a distúrbios e doenças. No entanto, o texto destaca que existem estratégias eficazes na prevenção, redução e controle do estresse, incluindo tratamentos psicoterápicos, atividades físicas diversas e o yoga. O yoga é particularmente valorizado por sua abordagem holística, que combina exercícios físicos, respiratórios, relaxamento e meditação, oferecendo uma forma integrada de lidar com o estresse e promover o bem-estar físico e mental. Essas reflexões ressaltam a importância de reconhecer e enfrentar o estresse de maneira proativa, adotando abordagens que fortaleçam a resiliência e promovam a saúde em todos os aspectos da vida.Parte superior do formulário 
TID HANDEBOL - Treinamento de Iniciação Desportiva de Handebol para escolares e universitá É comprovadamente que a prática de atividade física regular proporciona resultados positivos para a saúde do praticante, surgindo efeitos sobre o seu corpo, a sua saúde e a própria personalidade do indivíduo. O Handebol é considerado um esporte de cooperação/oposição, no qual a ação de uma equipe é a colaboração entre seus integrantes, porém sempre frente a uma oposição direta da outra equipe. Promover a prática do handebol para a comunidade como forma de auxiliar na saúde e qualidade de vida dos praticantes de ambos os gêneros, é o objetivo geral deste projeto. A realização e aplicação de treinamento via exercícios físicos sistematizados em forma do desporto handebol será ofertada para a comunidade externa e interna do Campus Boa Vista, estimulando a prática esportiva entre estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação, professores e indivíduos da comunidade, independente do gênero, podendo participar da iniciação de treinamento do handebol durante 2 vezes por semana, no período de abril a julho de 2024 na quadra poliesportiva do IFRR Campus Boa Vista. Os alunos da graduação (Licenciatura em Educação Física) atuarão como protagonistas de todo processo de desenvolvimento da modalidade handebol, por meio de processo de ensino e aprendizagem e treinamento desse esporte. Com aplicação deste projeto de extensão espera-se, de forma geral, o desenvolvimento e consolidação das ações de treinamento desportivo e desempenho no IFRR, maior oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania, aumentando a difusão do desporto handebol para a comunidade interna e externa do IFRR, incentivando a participação em competições esportivas em âmbito municipal, estadual e nacional; e proporcionar qualidade de vida, saúde, aptidão física e mental além do desenvolvimento de competências como: liderança, disciplina, trabalho em equipe (cooperação), organização, dentre outras, para os participantes do projeto. Eliana da Silva Coelho Mendonca CBV Em execução 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024 Atividades físicas são essenciais para prevenção de doenças, principalmente para as psicossomáticas, que durante e depois da pandemia tiveram um aumento considerável, então o esporte acaba tornando-se uma ferramenta para proporcionar saúde e qualidade de vida para as pessoas. A relevância do presente projeto se apresenta a partir da importância de realizar atividades físicas como forma de auxiliar a saúde física e biopsicossocial durante esse período pós-pandêmico. A modalidade Handebol foi escolhida, porque ela engloba um coletivo de pessoas entre homens e mulheres de todas as idades, proporcionando uma interação entre ambos os gêneros. Este projeto sendo ofertado para a comunidade interna e externa do Campus Boa-Vista (CBV), mostra que as atividades universitárias com a comunidade em que estão inseridas, buscam tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos (as) os (as) envolvidos (as). As tendências comportamentais motivacionais do desempenho esportivo e suas variáveis são fatores relevantes e capazes de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e da sociedade do esporte como um todo, o qual apresenta um vasto campo a ser explorado (SAMULSKI, 2002). Destaque-se ainda a concepção e a magnitude que o esporte vem assumindo na atualidade, ou seja, sua abrangência e legitimidade vêm paulatinamente crescendo. O esporte, proporcionado desde a infância, podem configurar-se como potente instrumento na formação educacional dos sujeitos envolvidos, pois são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida e saúde. Para Mendes (2006) o handebol sendo uma modalidade esportiva que exige a realização de movimentos, técnicos e táticos específicos, que se baseiam no desenvolvimento de elementos tanto de forma individual quanto coletiva, este desporto impõe uma seleção criteriosa das atividades inerentes ao seu processo ensino-aprendizagem- treinamento, na medida em que são através delas que os jogadores exercitam e adquirem conteúdos alvos de aprendizagem. Sobre este assunto, Antón (1990) sugere que a metodologia deste processo deve dirigir-se por caminhos de comportamento, da apropriação consciente de situações propostas que favoreçam a criatividade e não da redução da aprendizagem a simples processos de imitação e repetição de repertório de gestos mais ou menos perfeitos como resposta a estímulos isolados.
Curso de capacitação em Informática Básica, em formato MOOC, para ingressantes nos cursos EAD do IFRR O presente projeto objetiva a oferta de um curso de capacitação de informática básica, em formato de curso MOOC, visando atender estudantes de graduação ingressantes e/ou em perspectivas para ingresso em cursos ofertados na modalidade Educação a Distância pelo IFRR/Campus Boa Vista. O formato do curso propõe: atividades 100% online, totalmente auto instrutivo, com conteúdos em vídeos, sem necessidade de professor ou tutor, sem processo seletivo e certificação automática ao concluir satisfatoriamente o curso. O projeto busca atender uma demanda de muitos estudantes, principalmente do interior do Estado e comunidades indígenas, que procuram na Educação a Distância uma oportunidade de fazer um cursos superior, mas que apresentam desconhecimentos básicos da informática.    Tomas Armando Del Pozo Hernandez CBV Não Enviado 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024 A adesão de estudantes à modalidade Educação a Distância é uma realidade no Brasil, muitas pessoas de diferentes lugares, idades e condição social procuram conhecimentos por meio dos recursos e ferramentas que a tecnologia proporciona. Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil em 2020, o modelo de ensino remoto cresceu significativamente, porem, escancarou um grave problema já existente no país, o desconhecimento da informática e o analfabetismo digital.O presente projeto de curso se justifica pela necessidade de proporcionar um meio de acesso a novos conhecimentos e/ou reforço de conhecimentos sobre informática básica para estudantes que em via de ingresso nos curso ofertados na modalidade Educação a Distância-EAD. Em levantamento realizado junto ao Departamento de Educação a Distância do IFRR/Campus Boa Vista, foi constatado que um percentual significativo de estudantes que ingressam nos cursos de graduação EAD e apresentam desconhecimento ou muito pouco conhecimento de aspectos básico de informática. Essa situação de analfabetismo digital faz com que muitos estudantes não saibam utilizar um editor de textos e muito menos navegar na internet para realizar uma simples pesquisa, consequentemente, não conseguem acompanhar os conteúdos e desistem, ou às vezes, nem tenham ingressar no curso. 
OFICINA: Os desafios do empreendedorismo na economia solidária para trabalhadoras domésticas Este projeto visa desenvolver oficinas de noções de empreendedorismo com o foco nos princípios da economia solidária, apresentando ferramentas para diagnosticar e propor soluções frente aos desafios sociais para a promoção do empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social. A oficina terá como estratégias elencar os desafios dessa profissão para que através dos conhecimentos sistematizados possam vislumbrar outras formas de aplicar soluções emanadas dos conflitos diários. A metodologia será desenvolvida por meio dinâmicas de grupos, ferramenta da matriz swot e do canvas como forma de contextualizar a prática social vivenciada. Espera-se como resultados que as trabalhadoras possam desenvolver um empoderamento feminino frente ao conhecimento e reconhecimento da invisibilidade social. Elisangela Silva da Costa CBV Não selecionado 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024 A história do trabalho doméstico possui marcas na segregação e preconceito, fato que, ao lado de outras peculiaridades dessa relação laboral, influenciadas pela evolução de uma legislação que arbitra seu desenvolvimento, e por outro lado, há o aspecto da invisibilidade de quem executa. Esse projeto se propõe contribui com a promoção do empoderamento das trabalhadoras domésticas, apresentando-lhes ferramentas estratégicas para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio de oficinas de noções de empreendedorismo. Beneficiários: Maria Francisca Gomes Da Silva; fundadora e presidente da Associação Dos Empregados E Empregadas Domésticas. Impacto Acadêmico: Estudantes (bolsistas e voluntários) Desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais nos estudantes. Promoção da formação humana e integral através de práticas de comunicação, empreendedorismo e Marketing pessoal.
PERIFERIA MAKER: Cursos de modelagem e impressão 3D para adolescentes da Zona Oeste de Boa Vista O curso de modelagem e impressão 3D para adolescentes e jovens da periferia de Boa Vista-RR terá uma carga horária de 20 horas, dividida em 5 módulos de 4 horas cada. Cada módulo será composto por 1 hora de aula teórica e 3 horas de aula prática. Os estudantes utilizarão as ferramentas Thinker Cad e Ultimaker Cura para a realização das atividades práticas, com modelagem e impressão de objetos.O objetivo do curso é oferecer uma formação em impressão 3D para adolescentes que compõem famílias em situação de vulnerabilidade social (ou socioeconômica), incentivando a inclusão social e a capacitação profissional. O curso também busca estimular o empreendedorismo inovador e o pensamento criativo entre os estudantes.Durante a execução do curso, haverá um acompanhamento contínuo dos alunos, com avaliações práticas ao final de cada módulo e feedbacks regulares para cada aluno. No final do curso, os alunos terão habilidades práticas em modelagem e impressão 3D, além de terem sido estimulados a desenvolver o pensamento crítico e empreendedor. A oferta do curso contribuirá para a formação e qualificação de jovens da periferia de Boa Vista-RR, oferecendo novas oportunidades de inserção no mundo de trabalho. Wilson Alves da Silva Filho CBVZO Não Enviado 8 de Abril de 2024 5 de Julho de 2024 A implementação do curso de modelagem e impressão 3D para adolescentes da periferia de Boa Vista-RR se justifica por duas necessidades fundamentais: a crescente demanda do mercado por profissionais capacitados em tecnologia e a falta de acesso à formação técnica por parte de jovens de comunidades carentes.O mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, sobretudo no campo da tecnologia. A impressão 3D é uma tecnologia em expansão, utilizada em diversas áreas como arquitetura, engenharia, medicina, entre outras. Logo, há uma demanda crescente por profissionais qualificados em modelagem e impressão 3D.Por outro lado, adolescentes de comunidades carentes muitas vezes se deparam com barreiras de acesso à educação e à formação técnica. Isso pode limitar suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho e prejudicar o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades.A importância do conhecimento em modelagem e impressão 3D é ainda maior no atual período da indústria 4.0. Esse conceito engloba a integração de tecnologias digitais avançadas na produção industrial, tais como internet das coisas, inteligência artificial e automatizada, a fim de promover uma maior eficiência produtiva, redução de custos e maior flexibilidade nas operações.Nesse contexto, a impressão 3D tem um papel fundamental ao permitir a criação de peças customizadas e sob demanda, além de possibilitar a prototipagem rápida e a fabricação de peças em geometrias complexas e materiais diversos. Ou seja, a impressão 3D é uma tecnologia central no processo de transformação digital e da indústria 4.0.A oferta do curso de modelagem e impressão 3D para adolescentes da periferia de Boa Vista-RR, portanto, está identificada com as necessidades do mercado atual, que demandam profissionais capacitados em tecnologias digitais avançadas. Tal iniciativa contribui para a formação de profissionais e para a inserção desses jovens no mundo do trabalho em um momento de grande demanda por essas habilidades. Além disso, a formação em impressão 3D é também uma oportunidade de desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade dos estudantes, habilidades cada vez mais valorizadas em todos os setores.
É eletrizante A criação do projeto de Vlog "É Eletrizante!” visa informar e dar dicas aos estudantes para a participação do 13ªEdição/24 do Concurso Nacional ABRACOPEL de Redação, Desenho e Vídeo; com o tema: Eletricidade com Segurança. O crescimento significativo na audiência de conteúdo produzido nas redes sociais nos últimos anos é um indicativo da preferência do público principalmente do público jovem. Nesse sentido, o objetivo central da proposta é disseminar informações relevantes e educativas sobre Eletricidade com Segurança, visando à criação de um espaço informativo que possa subsidiar as ideias dos candidatos ao concurso.  Joao dos Santos Panero CBV Não Enviado 1 de Março de 2024 11 de Março de 2024 A criação de um projeto de Vlog "É Eletrizante! informativo pode ser justificada na relevância e importância que a eletricidade desempenha em nossas vidas cotidianas, bem como na necessidade crítica de conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao seu uso inadequado e para passar informações de uma forma dinamizada para os candidatos a concorrer o concurso Nacional ABRACOPEL. Nesse formato de mídia permite um aprofundamento maior nos tópicos como: "Conceitos Básicos de Eletricidade"; "Riscos e Perigos"; "Segurança em Casa”; “Segurança na Escola".Por ser um conteúdo feito por uma aluna do curso de eletrotécnica, irá trazer uma linguagem jovem atrelada a área de atuação técnica oferecendo a comunidade um conteúdo com detalhes cheio de emoções, entusiasmo e autenticidade, por meio de entrevista, experimentos tudo produzido por um smartphone.O vlog tem produção relativamente acessível por não exige grandes investimentos em equipamentos ou estúdios, e a distribuição é geralmente mais fácil e econômica. Isso contribui para a democratização da informação, permitindo que diversas vozes e perspectivas sejam ouvidas.
Centro de Excelência do Atletismo O projeto consiste na formação esportiva da modalidade atletismo para jovens do sexo feminino e masculino, de 11 a 17 anos, com o objetivo de iniciar a prática do Atletismo Escolar. As atividades ocorrerão de 08 de abril a 28 de junho, de segunda a sexta-feira, de 18h às 19h30, na Pista de Atletismo, Sala de Musculação, Laboratório de Medidas e Avaliação e em apoio com o Instituto do Desporto de Roraima, contará com visitações e treinamento em outras instalações, como o Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, no Parque Anauá e na Pista de Atletismo Flamarion Vasconcelos. O projeto visa oportunizar aos participantes os aspectos envolvidos no aprendizado e aperfeiçoamento do Atletismo, bem como o desenvolvimento das condições físicas-motoras através de atividades diversificadas, respeitando os aspectos respeitando os aspectos biológicos e morfológicos do participante. Edivaldo da Silva Pereira CBV Em execução 8 de Abril de 2024 28 de Junho de 2024 O esporte como fenômeno sócio-cultural, praticado por diferentes pessoas, classe e idades, passou a assumir um âmbito importante na esfera das atividades econômicas e uma ferramenta de inclusão social, traz benefícios para a saúde e para a educação (ALVES, J.A.; PIERANTI, O.P, 2007). A iniciação do Atletismo já ocorria de forma interna para estudantes do Campus Boa Vista desde 2022, revelando talentos na modalidade no Estado de Roraima, e em 2024, diante da solicitação da comunidade e entendendo o papel social do esporte, optou-se por estender à comunidade externa a oportunidade de formar novos atletas no Estado de Roraima.O Campus Boa Vista possui Pista de Atletismo, Sala de Musculação, Laboratório de Medidas e Avaliação, estruturas que possibilitam a prática do Atletismo e contribuem para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
Impactos sociais e econômicos causados por incêndios a produtores rurais A ocorrência de incêndios pode causar impactos  na vida financeira e emocional do produtor rural, Alterando a estrutura produtiva agrária,  prejudicando a viabilidade econômica e ecológica. Isso ocorre devido à redução das interações no ecossistema, à fragmentação dos habitats, da diversidade genética das populações da flora e fauna, afetando também a comunidade que depende direta ou indiretamente dos recursos e benefícios ambientais. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho objetiva-se buscar e analisar os efeitos de incêndios ocorrido na zona rural, por meio de metodologias de avaliação de impactos ambientais e promover assistências de meios de controle e recuperação de áreas afetadas com base nas informações obtidas.Inicialmente, será realizado um levantamento dos possíveis produtores  familiares. Feito isto, os produtores rurais serão consultados presencialmente sobre o interesse em participar do projeto, e no ensejo receberão as orientações iniciais sobre as etapas e ações que farão parte. Após a adesão dos participantes, será criada uma lista com os contatos dos mesmos.Após a adesão dos participantes, será criada uma lista com os contatos dos mesmos. É importante salientar que a aplicação de questionários serão realizado somente na versão presencial. O questionário será composto por perguntas de múltipla escolha. Os dados obtidos serão utilizados, para a identificação dos pontos críticos, Finalizada a etapa anterior, iremos elaborar apostilas e agendar treinamentos presencial, com base nos gargalos identificados, seja para concientizar produtores rurais a não queimarem e/ou reabilitar áreas afetadas por queimadas, incentivar a importãncia de oferecer alternativas sustentáveis, como o uso de técnicas de manejo do solo, compostagem e plantio de árvores para recuperar áreas afetadas. Serão entrevistados 20 produtores que serão divididos dentre os municípios, sobre os efeitos causados pelo uso do fogo em atividades  rurais, e cada especialista atribuirá uma pontuação de zero (sem importância) a dez (muita importância) para cada pergunta e justificará sua resposta. As respostas dos questionários serão compiladas em uma única planilha, onde será calculada a média de importância de cada impacto relacionado aos incêndios florestais. Aparecida da Costa Oliveira CNP Não selecionado 8 de Abril de 2024 5 de Julho de 2024 Os verões quentes costumam causar muitas ameaças, incluindo os incêndios nas zonas rurais, que resultam em uma infinidade de materiais e danos individuais causando insegurança para a vida das pessoas e animais encontrados na floresta. Esse afeta ainda mais o ecossistema devido às grandes emissões de CO2. One Health é a expressão empregada para estabelecer conexões entre a saúde humana, animal e o meio ambiente. Essa ligação inseparável entre ambiente, seres humanos e animais é a base para a condução de pesquisas com o objetivo de disseminar tais informações para a população, viabilizando a implementação de políticas de proteção que possam lidar com os problemas que habitualmente afetam a saúde global. Entre as questões ambientais que geram mais preocupação estão os incêndios florestais, responsáveis por danos irreparáveis à biodiversidade. Entretanto, frequentemente os incêndios ocorrem devido à ação irresponsável e até intencional do ser humano. Por isso, o propósito deste estudo é identificar as razões e destacar as consequências desse comportamento, visando conscientizar a sociedade de que a natureza não é resistente ao fogo e os danos podem afetar todos os seres vivos, sejam plantas ou animais, inclusive os próprios humanos. Nas últimas décadas, o Brasil tem enfrentado situações preocupantes de incêndios, juntamente com a devastação ambiental por outras causas, como caça e desmatamento. Historicamente, Os incêndios em florestas também estão associados a áreas desmatadas, agravando os impactos ao meio ambiente.Mesmo com a proibição legal dessas práticas, a falta de fiscalização e a ineficácia das políticas públicas no combate aos incêndios são evidentes. Para que tais medidas de proteção tenham sucesso em controlar e prevenir tais ocorrências, é crucial entender os fatores que as causam. Trata-se de uma questão urgente, uma vez que a preservação da natureza é fundamental, Os recursos naturais são limitados e a destruição em larga escala impacta a saúde e põe em risco a sobrevivência de todos.