Onde começam as grandes carreiras |
A exposição “IFRR: Onde Começam as Grandes Carreiras” é uma ação estratégica, cultural e educativa vinculada à Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A iniciativa visa fortalecer o vínculo entre o Instituto e seus ex-alunos, promovendo a integração entre egressos, estudantes, professores e técnicos. Por meio da exposição das trajetórias profissionais e histórias de sucesso dos egressos, o projeto busca inspirar os atuais estudantes, reafirmar a relevância da formação técnica e tecnológica, e gerar subsídios para o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). A mostra consolida-se como uma ação de extensão integrada ao ensino e à pesquisa, reforçando a identidade institucional e a função social do IFRR. |
Sandra Maria Alves Monteiro |
CBV |
Em edição |
2025-10-06T00:00:00 |
2026-03-06T00:00:00 |
A Política de Acompanhamento de Egressos do IFRR, respaldada por resolução institucional, estabelece como um de seus eixos a manutenção do vínculo entre a instituição e seus ex-alunos, favorecendo o monitoramento de suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Nesse contexto, a exposição “IFRR: Onde Começam as Grandes Carreiras” surge como um instrumento de valorização e visibilidade dessas histórias, evidenciando o impacto social da formação técnica e tecnológica.Ao trazer os egressos de volta ao ambiente escolar, o IFRR reafirma sua missão de formar cidadãos críticos, autônomos e preparados para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que fornece aos cursos dados e exemplos reais que podem retroalimentar o planejamento pedagógico e as práticas formativas.Além disso, o projeto estimula o sentimento de pertencimento, orgulho institucional e identidade profissional, inspirando os alunos atuais a perseverarem em seus percursos formativos e projetarem seus futuros a partir de exemplos concretos de sucesso. |
Campus Musical |
O projeto Campus Musical tem como objetivo promover a formação musical e a integração comunitária por meio de aulas práticas e teóricas de música. A iniciativa oferece oficinas em diversos instrumentos, como saxofone, trompete, trombone, flauta transversal, flauta doce, teclado, violão e piano, além de aulas de canto.As atividades são complementadas por aulas de teoria musical, fundamentais para o desenvolvimento da percepção rítmica, melódica e harmônica dos participantes. O projeto busca despertar talentos, incentivar a prática coletiva em grupos e formações musicais, e proporcionar experiências culturais que reforcem a convivência, a disciplina e a sensibilidade artística.Mais do que ensinar música, o Campus Musical pretende criar um espaço de inclusão, criatividade e troca de saberes, fortalecendo o vínculo entre os participantes e a comunidade. |
Orlando Souza da Silva Junior |
CBV |
Em edição |
2025-10-13T00:00:00 |
2026-12-20T00:00:00 |
A música é uma poderosa ferramenta de transformação social e educacional, capaz de estimular a criatividade, a disciplina, a cooperação e a sensibilidade artística. No contexto escolar e comunitário, projetos musicais contribuem para reduzir desigualdades, fortalecer vínculos sociais e proporcionar acesso à cultura.O Campus Musical surge como resposta à necessidade de oferecer oportunidades de aprendizado musical de qualidade, abrangendo teoria e prática instrumental, além do canto. O projeto se fundamenta na valorização da diversidade cultural e na construção de experiências coletivas que promovam integração e harmonia entre os participantes. |
Natureza em Palavras: integrando conhecimentos científicos e os gêneros textuais |
O presente trabalho tenciona compreender como novas práticas que sobrepõem no contexto escolar a partir do projeto “Natureza em Palavras: integrando conhecimentos científicos e os gêneros textuais” com os alunos da turma 2, Programa Partiu IF (2025), desenvolvido no Campus sede Instituto Federal de Roraima (IFRR), cujas ações integradoras foram realizadas nas disciplinas em Língua Portuguesa e Ciências da Natureza a partir de atividades realizadas em sala de aula de forma interdisciplinar para instigar o pensamento crítico dos alunos através de pesquisas, leituras e produções escritas de gêneros taxtuais diversos, assim como reconhecer a importância dos diferentes biomas brasileiros à humanidade, as causas dos impactos e promoções de ações de conservação. Para embasar este estudo, recorreu-se às contribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2018), e de fundamentações teóricas de Ivanir Fazenda (2008[1998]), Mikhail Bakhtin (2003), pautada em conceitos de linguagem abordando os conteúdos de gêneros textuais objetivando a importância da diversidade ambiental, abrigando diversos biomas que são essenciais para o equilíbrio ecológico do planeta.Palavras-chave: Natureza, Biomas Brasileiros, Gêneros textuais, Interdisciplinaridade; Educação ambiental; Educação financeira |
Maria da Natividade Alves de Oliveira |
CBV |
Em edição |
2025-08-20T00:00:00 |
2025-11-27T00:00:00 |
O Brasil é um país rico em sua diversidade ambiental, abrigando diversos biomas que são responsáveis pelo equilíbrio ecológico do planeta. A preservação desses ecossistemas é fundamental não só para a manutenção da flora e da fauna únicas de cada região, mas também para o bem-estar das populações que neles vivem e dependem de seus recursos Este projeto Interdisciplinar visa mergulhar no fascinante mundo dos biomas brasileiros conectando os conhecimentos de Ciências da Natureza sobre suas características geológicas, climáticas de sua biodiversidadecom a capacidade de expressão e compreensão oferecida pela Língua Portuguesa. Por meio desta união de saberes, buscaremos que os alunos não apenas compreendam a complexidade dos biomas, mas também desenvoplvam a habilidade de comunicar as ameaças que eles enfrentam e as propostas para a sua conservação por meio de gêneros textuais, sejam eles em estruturas de resenhas, artigos, poemas e outras formas de expressão .Portanto, através da leitura crítica, da produção de textos diversos e do debate de ideias, os estudantes serão convidados a elaborar argumentos fundamentados e propor soluções sustentáveis, fortalecendo sua conexão com a natureza e sua capacidade de agir em prol de um futuro mais equilíbrado para todos. E para fundamentar as ações propostas neste projeto, buscou-se fundamentações de Ivanir Fazenda que aborda os conceitos e estratégias sobre a interdisciplinaridade em sala de aula; Mikhail Bakhtin que define a linguagem como um produto de interação social no qual as palavras são entendidas como produtos de trocas sociais, valorizando a produção dos gêneros textuais como veiculo para o conhecimento da humanidade. Além disso, os Parâmetros curriculares nacionais (PCN ‘s), quanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incentivam a promoção e o desenvolvimento de práticas e projetos interdisciplinares no processo de formação dos discentes, da valorização de estratégias e metodologias que priorizam um ensino-aprendizagem dinâmico, interativo e colaborativo, que aspira a integração entre áreas de conhecimento diversas e a sua construção, visão de relações interpessoais no campo escolar (Brasil, 1998, 2018) |
Caminhos que transformam: Trilhas de aprendizagem docente |
O plano de formação docente “Caminhos que Transformam: Trilhas de Aprendizagem Docente” propõe uma abordagem inovadora, flexível e alinhada às demandas atuais da educação, com foco na valorização do professor e na melhoria da qualidade do ensino. Estruturado em quatro trilhas temáticas: Cuidar de si e do outro (bem-estar docente, inteligência emocional e gestão humanizada), Inovar para engajar (metodologias ativas, tecnologias e inteligência artificial), Ensinar e aprender com equidade (planejamento, avaliação e inclusão) e Escola que acolhe e mobiliza (convivência, protagonismo estudantil e combate ao bullying), o plano articula teoria e prática em uma dinâmica de sala de aula invertida. Os participantes realizam estudos prévios com materiais digitais (vídeos, artigos, podcasts, infográficos) e, posteriormente, participam de encontros presenciais compostos por palestras inspiradoras, rodas de conversa e oficinas práticas. Com carga horária total de 40 horas, a proposta valoriza o protagonismo docente, promove a troca de experiências e integra inovação pedagógica, cuidado com o bem-estar e compromisso social, fortalecendo a formação continuada como espaço de transformação e construção coletiva de saberes. |
Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho |
CBV |
Em edição |
2025-08-27T00:00:00 |
2025-12-04T00:00:00 |
Diante dos desafios contemporâneos que atravessam o cotidiano escolar, marcados por transformações tecnológicas, exigências de inovação pedagógica, demandas por inclusão, cuidado com o bem-estar docente e o fortalecimento da convivência escolar, torna-se urgente repensar os processos formativos dos(as) professores(as).Nesse cenário, o plano de formação continuada intitulado: Caminhos que transformam: Trilhas de aprendizagem docente, coordenado pela professora da rede estadual de ensino e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), Virginia Albuquerque, propõe uma abordagem dinâmica, flexível e centrada nas reais necessidades da prática docente, visando à valorização do profissional da educação e à melhoria da qualidade do ensino.Além disso, a formação contempla aspectos fundamentais como saúde mental, inteligência emocional e comunicação assertiva, reconhecendo o papel central do bem-estar docente na efetividade do processo educativo. Também reforça o compromisso com uma escola que acolhe, escuta e engaja, promovendo o protagonismo estudantil e o combate ao bullying e ao ciberbullying.Além disso, o plano justifica-se por sua relevância pedagógica, sensibilidade às demandas do tempo presente e potencial transformador, ao promover uma formação que articula teoria e prática, conhecimento e afeto, inovação e compromisso social. |
“Revisão de genética”: reforço utilizando o método de sala de aula invertida |
O conteúdo de genética é bastante complexo e tido por muitos alunos do ensino médio regular e professores como um assunto difícil de ser ensinado, pois por se tratar de algo invisível a olho nu, soa bastante abstrato. Por esse motivo, este projeto de extensão será um reforço às aulas regulares, e buscará resolver lacunas de conhecimento individual dos alunos. O presente projeto de extensão busca potencializar os saberes dos alunos da etapa de ensino médio, tem como objetivo revisar o conteúdo de genética presente nas aulas do 3º ano do ensino médio na disciplina de biologia e avaliar estes conhecimentos com um simulado de vestibular, onde serão utilizadas questões de vestibulares anteriores para que os alunos percebam o resultado dos próprios esforço. Assim preparando-os para gerir os próprios estudos. A metodologia de sala de aula invertida permite que os/as estudantes participem mais ativamente nas aulas, uma vez que têm um conhecimento prévio do conteúdo, sendo assim uma metodologia ideal para revisão de conteúdo e práticas avaliativas como resolução de questões em sala. Através de videoaulas, quiz, mapas mentais e resumos dispostos online, os alunos se responsabilizarão pela compreensão prévia para questionar o conteúdo em sala de aula. Instigando-os a obter conhecimento antes da aula, no seu tempo individual de compreensão e fazendo com que assumam papel ativo na aprendizagem e sintam-se mais pertencentes às discussões em sala do dia seguinte. As atividades propostas neste projeto serão aplicadas em escola da rede estadual, levando conhecimento produzido no IFRR para a comunidade, promovendo a integração e atendendo as demandas da sociedade. Além de proporcionar aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a oportunidade de se engajarem em atividades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e para o exercício da cidadania. Para tanto, a acadêmica extensionista será responsável pela disponibilização do material em textos e vídeo aulas sobre o conteúdo de genética abordado no 3º ano do ensino médio. Palavras-chave: Genética; Ensino de Ciências; Sala de aula invertida; revisão; metodologia ativa. |
Marilda Vinhote Bentes |
CBV |
Em execução |
2025-09-15T00:00:00 |
2025-12-15T00:00:00 |
A Educação de jovens e adultos enfrenta sistemas de educação enrijecidos e alunos com deficiências de aprendizado. Quando se trata do assunto de genética, conteúdo presente na disciplina de biologia, muitos alunos relatam dificuldade de compreensão do assunto, enquanto professores relatam dificuldade em ensinar tantos termos, conceitos, lógicas e biomatemática para os alunos.As metodologias ativas são eficazes para despertar o interesse de alunos e aproveitar melhor o tempo em sala de aula. A Sala de Aula Invertida é uma metodologia utilizada em turmas de ensino superior nas graduações da área de saúde para a melhor compreensão do conteúdo de genética, mostrando-se uma metodologia adequada para jovens e adultos.O projeto “Revisão de Genética” é importante para aproximar os alunos da disciplina de biologia e descomplicar um assunto que muitas vezes deixam lacunas de conhecimento que atravessam as etapas de educação. O reforço desse tópico, considerado o mais difícil por parte de alunos que já fizeram o ensino médio, tende a desmistificar os receios que os alunos têm sobre a disciplina de biologia nesta etapa da educação. |
Biologia Conectando Saberes |
O presente projeto de extensão tem como objetivo promover práticas educativas bilíngues (português–espanhol) voltadas ao ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), contribuindo para a democratização do conhecimento científico e para a inclusão linguística e cultural dos estudantes. Considerando que a EJA se constitui como espaço de reparação de direitos educacionais negados, o projeto buscará oferecer atividades pedagógicas que articulem saberes científicos com experiências de vida, valorizando a diversidade cultural e fortalecendo a integração latino-americana. O bilinguismo será adotado como estratégia pedagógica que, além de ampliar o acesso ao conhecimento, favorecerá a formação crítica e a preparação para o ingresso no ensino superior. A extensão universitária, nesse contexto, atuará como ponte entre a universidade e a comunidade, garantindo um processo educativo dialógico, participativo e socialmente transformador.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Bilinguismo; Biologia; Extensão Universitária; Inclusão Educacional. |
Lysne Nozenir de Lima Lira |
CBV |
Em execução |
2025-09-11T00:00:00 |
2025-12-12T00:00:00 |
A escolha pela elaboração de um projeto de extensão voltado ao ensino de Biologia em formato bilíngue (português e espanhol) para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se fundamenta em diferentes dimensões sociais, pedagógicas e científicas. Primeiramente, destaca-se a urgência em garantir equidade no acesso ao conhecimento, sobretudo em comunidades de baixa renda, onde as desigualdades históricas ainda constituem barreiras significativas à inserção no ensino superior. Segundo Almeida (2024), a educação científica pode ser compreendida como instrumento de justiça social, capaz de reduzir disparidades e criar oportunidades de transformação de vidas.Além disso, a proposta justifica-se pelo crescente número de migrantes hispano-falantes em território brasileiro, que têm buscado na EJA um espaço para a continuidade de seus estudos e para a conquista de novas oportunidades. En este sentido, como señalan Martínez y Rojas (2025), la educación bilingüe constituye una herramienta de inclusión que permite superar barreras lingüísticas y favorece la integración social de estudiantes en situación de vulnerabilidad. Assim, o ensino de Biologia em duas línguas não só atende a um público diversificado, mas também fortalece a autoestima, o senso de pertencimento e a motivação para aprender.Outro aspecto relevante é a necessidade de superar as práticas tradicionais de ensino da Biologia, muitas vezes centradas na memorização de conteúdos e desarticuladas da realidade social e cultural dos estudantes. Para Costa (2023), práticas pedagógicas contextualizadas e dialógicas possibilitam que o conhecimento científico se torne significativo e aplicável, contribuindo para a formação crítica e cidadã. Em consonância, Pérez e Sánchez (2024) destacam que la enseñanza de las ciencias en jóvenes y adultos debe orientarse hacia la resolución de problemas de la vida cotidiana, lo cual incrementa el interés y la comprensión de los contenidos.A justificativa deste projeto também encontra fundamento nas exigências dos processos seletivos para ingresso em universidades, como os vestibulares. É notório que os conteúdos de Biologia constituem parte essencial dessas avaliações, abrangendo áreas como citologia, genética, ecologia, fisiologia humana e biologia molecular. Contudo, muitos estudantes da EJA enfrentam dificuldades em acompanhar esses conteúdos devido a lacunas educacionais acumuladas. Nesse sentido, Silva e Barros (2025) ressaltam que programas de extensão que articulam preparação para exames e inclusão social ampliam as chances de acesso ao ensino superior e contribuem para a democratização da ciência.No âmbito social, este projeto se justifica como um espaço de resistência e empoderamento. A educação, conforme apontam Rodrigues (2023) e Gómez (2024), deve ser compreendida como direito humano fundamental e, ao mesmo tempo, como prática libertadora, capaz de transformar realidades individuais e coletivas. Assim, o ensino de Biologia em formato bilíngue transcende o objetivo de preparação para vestibulares, pois também promove a valorização da diversidade cultural, o fortalecimento da cidadania e a construção de sujeitos críticos e participativos.Portanto, o projeto de extensão proposto responde a três grandes necessidades: a) ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens e adultos de baixa renda; b) integrar migrantes hispano-falantes em práticas pedagógicas inclusivas e significativas; c) fortalecer a formação científica crítica e contextualizada em Biologia, contribuindo tanto para o êxito acadêmico quanto para o exercício da cidadania. |
Práticas Interativas em Biologia para a Educação de Jovens e Adultos: Ecologia, Reinos e Evolução |
O projeto de extensão busca promover práticas pedagógicas interativas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Militarizada Presidente Tancredo Neves, nas três séries do Ensino Médio. As ações estão voltadas para o ensino de conteúdos de Biologia, abordando Ecologia, Reinos e Evolução. Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, incluindo a ação especial “Análise da Morfologia Floral”, realizada no ginásio poliesportivo do IFRR – Campus Boa Vista, com dissecação, observação e análise de flores. A iniciativa articula ensino e extensão, promovendo a aprendizagem significativa, a inclusão e a valorização do saber científico na vida cotidiana dos estudantes. |
Fred Farias Cavalcante |
CBV |
Em execução |
2025-09-11T00:00:00 |
2025-12-11T00:00:00 |
A Educação de Jovens e Adultos representa uma oportunidade de inclusão educacional e social para sujeitos que não tiveram acesso ou permanência no ensino regular. A Biologia, enquanto ciência que estuda a vida, apresenta conteúdos que podem contribuir para a compreensão do mundo natural, para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e para o fortalecimento da cidadania. Contudo, o ensino desses conteúdos muitas vezes é limitado a abordagens teóricas, sem vivências práticas que favoreçam a aprendizagem significativa. Nesse sentido, o projeto justifica-se pela necessidade de integrar teoria e prática, proporcionando aos estudantes experiências investigativas e dinâmicas que os aproximem do conhecimento científico, com ênfase em metodologias ativas e contextos interativos de aprendizagem. |
Práticas Interativas em Biologia para a Educação de Jovens e Adultos: Ecologia, Reinos e Evolução |
O projeto de extensão busca promover práticas pedagógicas interativas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Maria Sonia de Brito, nas três séries do Ensino Médio. As ações estão voltadas para o ensino de conteúdos de Biologia, abordando Ecologia, Reinos e Evolução. Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, incluindo a ação especial “Análise da Morfologia Floral”, realizada no ginásio poliesportivo do IFRR – Campus Boa Vista, com dissecação, observação e análise de flores. A iniciativa articula ensino e extensão, promovendo a aprendizagem significativa, a inclusão e a valorização do saber científico na vida cotidiana dos estudantes. |
Fred Farias Cavalcante |
CBV |
Em execução |
2025-09-11T00:00:00 |
2025-12-11T00:00:00 |
A Educação de Jovens e Adultos representa uma oportunidade de inclusão educacional e social para sujeitos que não tiveram acesso ou permanência no ensino regular. A Biologia, enquanto ciência que estuda a vida, apresenta conteúdos que podem contribuir para a compreensão do mundo natural, para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e para o fortalecimento da cidadania. Contudo, o ensino desses conteúdos muitas vezes é limitado a abordagens teóricas, sem vivências práticas que favoreçam a aprendizagem significativa. Nesse sentido, o projeto justifica-se pela necessidade de integrar teoria e prática, proporcionando aos estudantes experiências investigativas e dinâmicas que os aproximem do conhecimento científico, com ênfase em metodologias ativas e contextos interativos de aprendizagem. |
A Biologia da Vida Real no Processo de Ensino-Aprendizagem da EJA |
O presente projeto de extensão busca promover a aprendizagem significativa em Biologia com foco em estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, por meio de aulas práticas, atividades lúdicas, experimentos e metodologias participativas. A proposta fundamenta-se na necessidade de estabelecer relações entre os conhecimentos científicos e o cotidiano dos discentes, de modo a favorecer a compreensão, a aplicabilidade prática e a valorização da ciência no contexto escolar e ao aproximar a Biologia das vivências diárias, pretende-se fomentar o interesse pela disciplina, bem como estimular o protagonismo dos alunos no processo de construção do conhecimento. As ações propostas ao longo do projeto convergem para um momento final de socialização dos saberes. Nesse sentido, a culminância será uma mostra científica que será realizada no final do projeto, em que os alunos apresentarão os resultados das atividades, experimentos e produções, estimulando a autonomia e o envolvimento com a comunidade escolar. Assim, o projeto assume caráter extensionista ao articular ensino, pesquisa e extensão, destacando a relevância da ciência como instrumento de transformação social e da valorização da educação.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Aprendizagem significativa; Mostra científica. |
Lysne Nozenir de Lima Lira |
CBV |
Em execução |
2025-09-11T00:00:00 |
2025-12-11T00:00:00 |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com o Art. 37 da LDBEN (Lei nº 9.394/96), é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. Este projeto tem como objetivo aproximar os conteúdos teóricos da realidade dos estudantes, para que os saberes que já possuem sejam valorizados e utilizados para construir novas aprendizagens de forma significativa. Como afirmam Bertini e Oliveira (2024), “O ensino de Biologia na EJA deve ser contextualizado, integrando teoria e prática, para promover uma aprendizagem significativa”. Essa perspectiva reforça a importância de metodologias que considerem a realidade dos alunos e com isso incentivar a participação ativa no processo educativo.Assim, o projeto se justifica pela necessidade de trazer um ensino mais próximo e de forma atrativa, utilizando recursos acessíveis, experimentos simples e atividades práticas que dialoguem com a realidade dos estudantes. Espera-se também, não apenas facilitar a compreensão dos conteúdos de Biologia, mas também despertar o interesse pela ciência. |
Biologia Viva: Descobrindo a Ciência com Experimentos e Reforço Escolar |
O projeto Biologia Viva tem como propósito enriquecer o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da produção de materiais pedagógicos, da realização de experimentos de baixo custo e da oferta de aulas de reforço contextualizadas conforme os conteúdos do bimestre em andamento. Para os conteúdos, será escolhida uma dessas alternativas, de modo a ampliar e consolidar os conhecimentos dos discentes. A iniciativa busca tornar o conteúdo ministrado em sala mais significativo, proporcionando ao estudante experiências práticas e motivadoras, além de fortalecer a relação entre teoria e prática. O projeto ainda prevê a utilização de recursos do Instituto Federal de Roraima - IFRR, potencializando o acesso dos alunos a ferramentas didáticas de qualidade. |
Marilda Vinhote Bentes |
CBV |
Em execução |
2025-09-11T00:00:00 |
2025-12-11T00:00:00 |
Muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender conteúdos de biologia somente pela exposição oral ou leitura. A falta de recursos didáticos atrativos pode tornar o aprendizado abstrato e desmotivador. Nesse sentido, a criação de materiais pedagógicos simples, o uso de experimentos de baixo custo e a oferta de aulas de reforço permitem aproximar a ciência da realidade do aluno, despertando o interesse pelo conhecimento científico. Além disso, o projeto valoriza a democratização do saber ao explorar os recursos disponíveis no IFRR, tornando-os acessíveis ao público atendido. |
IF Comunidade 2025: Saberes e Práticas |
O IF Comunidade é um programa de extensão institucional do Instituto Federal de Roraima (IFRR), regulamentado pela Resolução CONSUP/IFRR nº 776, de 8 de fevereiro de 2024, que tem como finalidade promover a integração entre a instituição e a sociedade. O projeto consiste na oferta de serviços e atividades relacionados aos diversos cursos ofertados pelos campi do IFRR, abrangendo áreas como educação, cultura, saúde, esporte, tecnologia e cidadania.A iniciativa conta com a participação de servidores, estudantes e parceiros institucionais, buscando ampliar o alcance das ações de extensão e fortalecer os laços com a comunidade local. Espera-se, com isso, contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento, a valorização das identidades regionais e o desenvolvimento social e educacional de Roraima. |
Anna Lucia Nascimento da Silva |
CBV |
Em execução |
2025-08-14T00:00:00 |
2025-11-14T00:00:00 |
O IF Comunidade justifica-se pela necessidade de aproximar o Instituto Federal de Roraima (IFRR) da sociedade, tornando o conhecimento produzido em seus campi acessível e aplicável ao cotidiano da população. Como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, o IFRR tem o compromisso social de promover a democratização do saber, estimular a formação cidadã e contribuir para o desenvolvimento local e regional.Nesse sentido, o programa possibilita a oferta de serviços, oficinas, atendimentos e atividades educativas, culturais e esportivas que dialogam diretamente com as demandas da comunidade. Além de fortalecer os vínculos institucionais, o IF Comunidade promove a integração entre estudantes, servidores e parceiros externos, consolidando-se como espaço de troca de saberes e práticas sociais. |
Jogos Interclasse CBVZO 2025 - Voleibol e Natação. |
A prática de atividades físicas geralmente está relacionada à boas práticas em saúde, assim como as atividades esportivas e demais exercícios físicos orientados. Sabe-se a importância de um estilo de vida ativo para pessoas de todas as idades e condições, porém apesar de todas as evidências científicas acumuladas, um grande número de pessoas ainda parece desinformada ou desinteressada dos efeitos a curto, médio e longo prazo da inatividade física regular, de uma nutrição equilibrada e de outros comportamentos relacionados à saúde, afirma Nahas (2017, p.9). Pretende-se desenvolver com este projeto, o gosto por um estilo de vida ativo, a partir da prática de exercícios físicos orientados da modalidade esportiva Natação, contribuindo para minimizar os índices de sedentarismo e problemas de saúde de ordem física e mental, entre os participantes do projeto. Os participantes, alunos do CBVZO e CBV (a partir de 14 anos), realizarão práticas da modalidade de natação, em nível de aprendizagem ou aperfeiçoamento, duas vezes por semana, com foco em melhoria dos componentes da aptidão física relacionada à saúde. Ainda, promove-se maior integração entre a comunidade escolar interna, o que contribui para que o IFRR continue a desenvolver meios de permanência e êxito dos seus alunos. |
Gisela Hahn Rosseti |
CBVZO |
Em edição |
2025-08-05T00:00:00 |
2025-10-31T00:00:00 |
Sabe-se que a prática de atividade física regular, a melhoria da aptidão física relacionada à saúde, a escolha por uma melhor alimentação são hábitos que contribuem para a prevenção de doenças, para a diminuição e controle do estresse e da ansiedade, bem como para doenças mentais e condições metabólicas e físicas de risco à saúde, e para manutenção do peso corporal saudável. Nahas (2017, p.7), ressalta a necessidade de valorização crescente de práticas baseadas em evidências em todas as áreas da saúde, incluindo a promoção de estilos de vida ativos. Ele diz que há um longo caminho a percorrer até que se compreenda melhor a complexidade do processo de mudança de comportamento e como reduzir barreiras e aumentar as chances de pessoas, em todas as condições, escolherem um lazer mais ativo e uma vida mais saudável. Informar e orientar sobre atividade física, aptidão física e saúde, princípios para uma alimentação saudável, formas de prevenção de doenças, função das atividades físicas no controle do estresse, ansiedade, condições emocionais e manutenção do peso corporal saudável, é essencial, incentivando para as práticas de exercícios físicos regulares. |
Natação: iniciação e aperfeiçoamento para alunos do IFRR. |
A prática de atividades físicas geralmente está relacionada à boas práticas em saúde, assim como as atividades esportivas e demais exercícios físicos orientados. Sabe-se a importância de um estilo de vida ativo para pessoas de todas as idades e condições, porém apesar de todas as evidências científicas acumuladas, um grande número de pessoas ainda parece desinformada ou desinteressada dos efeitos a curto, médio e longo prazo da inatividade física regular, de uma nutrição equilibrada e de outros comportamentos relacionados à saúde, afirma Nahas (2017, p.9). Pretende-se desenvolver com este projeto, o gosto por um estilo de vida ativo, a partir da prática de exercícios físicos orientados da modalidade esportiva Natação, contribuindo para minimizar os índices de sedentarismo e problemas de saúde de ordem física e mental, entre os participantes do projeto. Os participantes, alunos do CBVZO e CBV (a partir de 14 anos), realizarão práticas da modalidade de natação, em nível de aprendizagem ou aperfeiçoamento, duas vezes por semana, com foco em melhoria dos componentes da aptidão física relacionada à saúde. Ainda, promove-se maior integração entre a comunidade escolar interna, o que contribui para que o IFRR continue a desenvolver meios de permanência e êxito dos seus alunos. |
Gisela Hahn Rosseti |
CBVZO |
Enviado |
2025-03-11T00:00:00 |
2025-12-10T00:00:00 |
Sabe-se que a prática de atividade física regular, a melhoria da aptidão física relacionada à saúde, a escolha por uma melhor alimentação são hábitos que contribuem para a prevenção de doenças, para a diminuição e controle do estresse e da ansiedade, bem como para doenças mentais e condições metabólicas e físicas de risco à saúde, e para manutenção do peso corporal saudável. Nahas (2017, p.7), ressalta a necessidade de valorização crescente de práticas baseadas em evidências em todas as áreas da saúde, incluindo a promoção de estilos de vida ativos. Ele diz que há um longo caminho a percorrer até que se compreenda melhor a complexidade do processo de mudança de comportamento e como reduzir barreiras e aumentar as chances de pessoas, em todas as condições, escolherem um lazer mais ativo e uma vida mais saudável. Informar e orientar sobre atividade física, aptidão física e saúde, princípios para uma alimentação saudável, formas de prevenção de doenças, função das atividades físicas no controle do estresse, ansiedade, condições emocionais e manutenção do peso corporal saudável, é essencial, incentivando para as práticas de exercícios físicos regulares. |
Vozes do Barro: memórias e sabedoria de uma pajé |
Os povos de tradição oral transmitiam seus conhecimentos através da fala, geração após geração, preservando a história e a identidade cultural. Com o advento da escrita e o processo de colonização, isso se modificou. Assim, sendo, este projeto, utilizando-se da escrita, pretende documentar, em formato bilíngue (Macuxi-Português) e ilustrado, as memórias e saberes tradicionais de Dona Mariana Macuxi, pajé da Comunidade Barro, Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). Por meio de registros orais, transcritos para a escrita, o livro preservará a trajetória da pajé Mariana, as histórias da cultura Macuxi e os conhecimentos ancestrais de uma mulher guerreira e destemida e de seus ancestrais, garantindo que essas histórias ricas—tecidas por mitos, rituais, aprendizados viscerais sejam transmitidas às futuras gerações e que cada palavra e cada traço de expressão sejam respeitados na voz dela, promovendo visibilidade para a comunidade. |
Alessandro Teixeira Chaves |
CAM |
Enviado |
2025-09-01T00:00:00 |
2025-12-12T00:00:00 |
Este projeto nasce da necessidade de reconhecer que a memória de Dona Mariana Macuxi — pajé da comunidade Barro — é um tesouro vivo, carregado de histórias, ritos, sabedoria ancestral e relação profunda com a mãe - terra. Essas narrativas são transmitidas através da fala, em português e em macuxi, língua que ainda sofre com a invisibilidade no espaço escrito. Entretanto, é nessa língua que será vista e ouvida como merece — como um veículo legítimo de pensamento, cultura e identidade. Historicamente, as narrativas indígenas eram transmitidas pela oralidade e fortalecidas em círculos comunitários. Este cenário, contudo, foi alterado devido à entrada dos não indígenas em territórios indígenas, impondo sua cultura sobre as demais e à imposição de uma cultura alfabetizada centrada no português. A escola na Terra Indígena Raposa Serra do Sol já reconhece o valor do ensino bilíngue, mostrando que alfabetizar no macuxi e no português é um caminho essencial para manter viva a cultura local e reviver expressões tão negadas por tanto tempo. Assim, este projeto pretende contribuir para recuperar o poder da língua materna, legitimar a oralidade como fonte de saber, e celebrar o protagonismo dos Macuxi como agentes de suas histórias. Tal afirmação reforça o envolvimento de Dona Mariana no processo de registro, tradução, revisão e ilustração, reafirmando que essas memórias lhe pertencem — e que ela, e o povo do Barro, são os guardiões vivos de uma tradição que merece ser escrita com sua própria voz. |
Feira Itinerante Yahi: economia solidária e circular do IFRR-CBV |
O presente projeto tem como objetivo realizar a 'Feira Itinerante Yahi: economia solidária e circular do IFRR-CBV" e promover práticas sustentáveis por meio da troca de livros usados, feira de roupas de "segunda mão" e a comercialização de produtos diversos com foco na reutilização e reaproveitamento de materiais. A ação visa estimular o consumo consciente, a educação ambiental e a valorização de práticas colaborativas que minimizem os impactos ambientais e incentivem a cidadania ecológica. Aberta à comunidade, a feira funcionará como um espaço de aprendizado, troca e engajamento em torno dos princípios da economia circular e da sustentabilidade. |
Clarice Goncalves Rodrigues Alves |
CBV |
Em edição |
2025-07-04T00:00:00 |
2025-12-20T00:00:00 |
A crescente preocupação com os impactos socioambientais do consumo desenfreado e da cultura do descarte exige novas formas de pensar e agir. Em um mundo onde os recursos naturais são finitos, é fundamental incentivar práticas que valorizem a reutilização, a redução de resíduos e a extensão do ciclo de vida dos produtos.A realização da Feira Yahi surge como uma resposta prática para envolver comunidade acadêmica, pequenos empresários, artesão, feirantes cujos produtos têm este enfoque. Busca-se com a proposta proporcionar um espaço de convivência e troca entre pessoas que desejam consumir de maneira mais consciente. Por meio da troca de livros, da feira de roupas usadas e da comercialização de produtos sustentáveis, pretende-se sensibilizar a comunidade sobre a importância de práticas mais responsáveis e colaborativas com o meio ambiente. |
IF Comunidade 2025: Onde a Curiosidade Vira Conhecimento |
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) – Campus Novo Paraíso tem significativa atuação na educação profissional e tecnológica na Região Sul do Estado. A instituição tem contribuído com a formação de recursos humanos por meio de seus cursos técnicos de nível médio, superior e pós-graduação, além dos cursos de formação inicial e continuada. Além do ensino de excelência, a instituição realiza contribuições à sociedade por meio da pesquisa científica e tecnológica, da inovação e da extensão, dimensão desse projeto. O projeto tem o objetivo de promover acesso à informação da disponibilidade de educação profissional e tecnológica de excelência na região do Sul de Roraima e sua importância para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, conectando o Campus Novo Paraíso à sua comunidade externa por meio da troca e difusão de conhecimentos. O projeto será executado pela realização do evento IFComunidade 2025, onde estudantes do 9 ano do ensino fundamental de escolas públicas da Vila Novo Paraíso e Rorainópolis terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos de diversas disciplinas do Curso de Bacharelado em Agronomia da instituição. O evento contará com 3 circuitos dinâmicos: o circuito do campo, o circuito dos laboratórios e o circuito do cinema, além de muito entretenimento e experiências que apenas o IFRR - Campus Novo Paraíso oferece à região. Espera-se que o evento proporcione uma vitrine de ações e serviços educacionais, de ciência e tecnologia que contribuirão para o fortalecimento dos arranjos produtivos da Regiaão Sul de Roraima, essencialmente agropecuários. |
Valdinei Moreira dos Santos |
CNP |
Enviado |
2025-04-23T00:00:00 |
2025-07-04T00:00:00 |
As ações na área de educação precisam de investimentos e ações que favoreçam as atividades aplicadas. Neste sentido, programas de extensão bem pensados para atender as necessidades da sociedade com eficiência de utilização de recursos públicos são excelentes oportunidades para impulsionar a educação e promover o acesso a ela. O IFRR, uma instituição que educa em diferentes níveis e modalidades de ensino, pode beneficiar seus estudantes por meio de projetos de extensão visando à capacitação no atendimento às necessidades da sociedade e promoção do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. O IF Comunidade é um evento promovido pela instituição como proposta de estreitamento de laços entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa vislumbrando perspectivas de desenvolvimento sustentável. As interações e ações conjuntas entre os estudantes de diferentes níveis (superior e fundamental) e de diferentes instituições proporcionam o surgimento de ideias inovadoras que podem não só gerar oportunidades de carreiras para esses estudantes como trazer soluções para as suas famílias nas suas atividades produtivas e empreendedoras.O nosso planeta enfrenta uma nova realidade promovida pelas mudanças climáticas que trarão desafios imensos para as atividades produtivas. No bioma Amazônia, as consequências podem ser desastrosas dada a importância da maior floresta úmida do planeta na regulação do clima. Dessa forma, a qualificação de jovens por meio da educação profissional torna-se um aspecto decisório para o desenvolvimento de estratégias certeiras e resiliência da nossa biodiversidade diante das previsões catastróficas. Essa interação entre os estudantes em atividades de extensão pode os beneficiar pela formação como difusores de tecnologias na área de produção de alimentos e utilização de recursos naturais. Portanto, esta proposta se justifica por incentivar o raciocínio coletivo e a função acadêmica baseada na transversalidade e interdisciplinaridade. A participação de acadêmicos do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFRR – Campus Novo Paraíso em atividades de extensão do evento IF Comunidade, quando relacionada ao conteúdo teórico já estudado por eles nas diversas disciplinas, pode contribuir para a propagação do conhecimento e possibilitar a melhoria de processos produtivos através do surgimento de novas ideias práticas e sua implementação. |
Manual de Orientação sobre Intervenção Motora em adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista |
A adolescência é uma fase bem complexa e desafiadora para os jovens, pois impacta em mudanças biológicas, sociais e emocionais. Agora, imagina essa complexidade em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, com certeza, ela torna-se ainda mais complexa. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno comportamental que não possui uma causa específica e algumas características como incapacidade de se relacionar com outras pessoas, distúrbios de linguagem, resistência ao aprendizado e não aceitação a mudanças de rotina. Os déficits motores são um núcleo potencial característico das perturbações do espectro do autismo e o tratamento desta patologia deve considerar intervenções destinadas a melhorar esses déficits, incluindo a performance motora envolvidos com a coordenação motora (marcha, equilíbrio, funções do braço e planejamento do movimento). Por isso, o objetivo geral deste projeto é elaborar um Manual de Orientação sobre Intervenção Motora em adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia será baseada em uma aplicação de plano de intervenção motora que será realizada em 10 adolescentes (5 com desenvolvimento típico e 5 autistas), prevendo diversas atividades físicas para a melhoria do desenvolvimento motor e tônus muscular. Em paralelo, a equipe estará produzindo o manual, levando em consideração o que está sendo aplicado (erros e acertos, exercícios com maior aderência por parte dos alunos, biomecânica dos exercícios, as habilidades sociais e o comportamento motor) durante as sessões com os adolescentes. O Manual será elaborado com intuito de levar conhecimento para os profissionais de Educação Física e para os próprios pais. Pois precisa-se difundir que a prática regular da atividade física traz diversos benefícios a saúde do indivíduo. Durante a adolescência, especificamente, há evidências de que a atividade física traz benefícios associados à saúde esquelética (conteúdo mineral e densidade óssea) e ao controle da pressão sanguínea e da obesidade. O uso do exercício físico como instrumento de desenvolvimento das crianças e de adolescentes com autismo tem vindo a ser utilizado de forma crescente, apresentando muitos resultados positivos. |
Eliana da Silva Coelho Mendonca |
CBV |
Não aceito |
2025-09-01T00:00:00 |
2025-12-05T00:00:00 |
Segundo Young e Furgal (2016), indivíduos diagnosticados com TEA, além de apresentarem uma série de déficits motores, cognitivos, sociais, apresentam um baixo índice de atividade física se comparado com aqueles que não possuem tal transtorno. Isso está diretamente relacionado a taxa de obesidade entre os indivíduos com TEA (30.4% em crianças com TEA e 23.6% em crianças com desenvolvimento típico). Esses indivíduos também apresentam padrões repetitivos de comportamento, atividades e interesses. O comprometimento no desenvolvimento da motricidade também pode impactar negativamente na comunicação social e socialização dos autistas (Najafabadi et al, 2018). Alterações de equilíbrio, marcha, estabilidade postural, flexibilidade articular e velocidade de movimento são outras alterações que podem ser avaliados em pacientes com TEA junto com os sintomas centrais (Maciel et al, 2020). A atividade física realizada por qualquer indivíduo tende a impactar positivamente na dimensão físico/motora. Além de prevenir doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), promove de modo significativo alterações nas capacidades metabólicas e funcionais. A atividade física para indivíduos autistas é ainda mais benéfica devido ao fato, por exemplo, de diminuir o comportamento agressivo, aprimorar a aptidão física, o desenvolvimento social, físico e motor, melhorar a qualidade de sono, além de reduzir a ansiedade e depressão (BREMER; CROZIER; LLOYD, 2016). Estudos mostram que o exercício presente na vida desses indivíduos melhora a concentração, memória, performance acadêmica, e a percepção de si mesmo, aprimorando assim a saúde mental do indivíduo (BREMER; CROZIER; LLOYD, 2016). A falta de atividade física e, consequentemente, o sedentarismo podem repercutir a curto e a longo prazo para a saúde do sujeito, desde a primeira infância até a adolescência. Mundialmente, uma minoria de crianças ou adolescentes realizam pelo menos 60 minutos de exercícios físicos com intensidade moderada a vigorosa por dia, como é aconselhado (Jones et al, 2017). Os ganhos oriundos da prática de atividades físicas em autistas envolvem incremento na sua função cardiorrespiratória, melhoria no desenvolvimento de habilidades motoras e da força muscular, diminuição do índice de massa corporal, além do aperfeiçoamento do desempenho comportamental e cognitivo (Maciel et al, 2020). Utilizados como uma mediação no tratamento, os exercícios evidenciaram também redução dos comportamentos não-adaptativos e estereotipados, e melhoria no funcionamento acadêmico e das habilidades sociais (como participação ativa em tarefas de instrução, fazendo perguntas e respondendo questionamentos) (Dillon et al, 2017).Aguiar, Pereira e Bauman (2017) verificaram em bases de dados, vários estudos que mostraram resultados significativos de práticas como atividades aquáticas, equitação, artes marciais, corrida e outros, na aquisição e aprimoramento de habilidades e capacidades físicas e motoras, de função executiva e psicossociais e diminuição de comportamentos disfuncionais. Healey et al. (2018) analisaram os efeitos de intervenções de atividade física em crianças e jovens com TEA, onde os artigos revelaram benefícios moderados a grandes em habilidades motoras, aptidão física e habilidades sociais dos avaliados, corroborando com achados de revisões sistemáticas como a de Lang et al. (2010), que constataram melhoras comportamentais em indivíduos de 3 a 41 anos de 18 estudos, após a prática de variados exercícios. No caso da revisão de Sorensen e Zarrett (2014), os alvos foram os estudos (19 selecionados) com adolescentes, onde atividades físicas, principalmente as moderadas e vigorosas, demonstraram benefícios substanciais na autorregulação, saúde e habilidades motoras de seus praticantes no espectro. Por meio da atividade física, pode-se superar a ociosidade e a falta de iniciativa, empreendendo interações sociais satisfatórias, e desenvolver melhor funções cognitivas, sensoriais, motoras e de consciências corporal e espaço temporal (Aguiar, Pereira & Bauman, 2017). Assim como se observa em outras deficiências, a atividade física revela-se também como um excelente mecanismo no desenvolvimento global de pessoas dentro do espectro autista. Dentre os principais obstáculos para a adesão à prática de exercícios físicos estão a falta de incentivo e de programas adaptados para esse público. Dessa forma, os autistas têm um maior risco do gerar complicações de saúde física e mental. Por isso, são de fundamental importância estratégias ou programas que visem torná-los mais ativos fisicamente (Shields et al, 2018). A grande questão que se justifica esse projeto, é que além de difundir a informação sobre a importância da intervenção motora para adolescentes autistas, visto os dados apresentados nos parágrafos anteriores, é sabido, que a capacitação de professores para atuarem com pessoas do espectro, é muito necessário hoje. Além da falta de informação, hoje o autismo virou “um mercado” altamente lucrativo, onde a formação nessa área custa muito caro. Então, poder proporcionar conhecimento técnico e científico de forma gratuita para os profissionais da área motora e para os pais desses adolescentes torna-se imprescindível na construção de atendimento específico, levando em consideração as particularidades do TEA. |
IF Tour: Um Encontro com a Educação Profissional e Tecnológica |
IF Tour: Um Encontro com a Educação Profissional e Tecnológica é um projeto que tem como principal objetivo apresentar o Instituto Federal de Educação de Roraima, especificamente o Campus Boa Vista, aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública de ensino da capital. A iniciativa busca proporcionar uma experiência imersiva, permitindo que os visitantes conheçam de forma mais ampla a infraestrutura da instituição, suas instalações, laboratórios, e demais espaços acadêmicos. Além disso, o projeto visa esclarecer aspectos pedagógicos, como a organização dos cursos, as metodologias de ensino, e as oportunidades acadêmicas e profissionais oferecidas pelo IF. Por meio do IF Tour, espera-se despertar o interesse dos estudantes pela educação técnica e tecnológica, aproximando-os do ambiente acadêmico e auxiliando-os em suas escolhas futuras. Espera-se o atendimento de 150 (cento e cinquenta estudantes) e 5 (cinco escolas). |
Marlucia Silva de Araujo |
CBV |
Não aceito |
2025-09-01T00:00:00 |
2025-11-21T00:00:00 |
A escolha por desenvolver o projeto IF Tour: Um Encontro com a Educação Profissional e Tecnológica se justifica pela necessidade de aproximar o Instituto Federal de Educação das comunidades escolares, especialmente dos estudantes que estão em momentos decisivos de transição educacional — como os do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Muitos desses jovens desconhecem a existência da instituição, sua proposta pedagógica diferenciada e as oportunidades que ela oferece em termos de formação técnica e superior, nos diversos segmentos de Ensino - Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio; Curso Técnico Subsequente; Cursos Superiores de Tecnologia ou Licenciaturas - além de Cursos na modalidade presencial ou EAD.A partir dessa realidade, percebe-se a importância de promover ações que contribuam para a democratização do acesso à informação sobre o Instituto Federal de Educação, de modo a garantir que os estudantes tenham condições de conhecer e considerar essa alternativa em seus projetos de vida. O desconhecimento sobre o funcionamento e os benefícios da educação profissional e tecnológica ainda podem ser fatores que limitam o ingresso de jovens no IFRR/CBV.Além disso, a etapa da escolha de uma carreira ou da continuidade dos estudos é marcada por dúvidas e inseguranças. Nesse contexto, vivências práticas, visitas institucionais e momentos de diálogo com profissionais e estudantes do IFRR/CBV tornam-se estratégias eficazes para fornecer informações confiáveis, despertar o interesse e ajudar os jovens a tomar decisões mais conscientes sobre seu futuro educacional.Outro aspecto relevante é que a proposta pedagógica do Instituto Federal de Educação, baseada na articulação entre teoria e prática, formação integral e incentivo à pesquisa e à extensão, muitas vezes difere do modelo tradicional de ensino ao qual os estudantes estão habituados. O IF Tour é, portanto, uma oportunidade para apresentar essas particularidades de forma clara, envolvente e acessível, valorizando a interação direta com o ambiente acadêmico.Além de fortalecer o vínculo entre o IFRR/CBV e a comunidade externa, o projeto também promove o protagonismo estudantil, ao envolver alunos da própria instituição como mediadores, monitores e anfitriões durante as atividades. Isso favorece o desenvolvimento de competências como comunicação, responsabilidade e pertencimento institucional, contribuindo também para a formação cidadã dos estudantes da Instituição.Dessa forma, o este projeto contribui diretamente para a ampliação da visibilidade e do reconhecimento social da instituição, fortalecendo sua missão de promover uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Ao abrir suas portas e compartilhar seu cotidiano com a comunidade escolar, o IFRR/CBV reafirma seu compromisso com a inclusão, a equidade e a construção de um futuro mais justo e promissor para todos os estudantes. |
Cineclube Outras Histórias: um olhar para a produção cinematográfica LGBT+ |
A proposta desse projeto é valorizar e dar visibilidade a produtos culturais cinematográficos feitos, produzidos e em que atuem pessoas da comunidade LGBT+, sobretudo aquelas que trabalham com o cinema em Roraima. Dessa forma, pretende-se mostrar a importância da presença dessas pessoas para a sociedade por intermédio de histórias que narram e mostram as vivências dessa comunidade como cidadãos e cidadãs que possuem sentimentos, vontades, ambições como quaisquer outras. O Cineclube "Outras Histórias" não tem como objetivo falar apenas para as pessoas dessa comunidade, ele convida a todas e todos que desejem conhecer a forma como essas pessoas amam, vivem e se expressam para o mundo. Assim sendo, por meio da exibição fílmica e posterior debate, busca-se conscientizar a comunidade próxima ao Campus Boa Vista Zona Oeste sobre a urgente e permanente necessidade de respeitar as diversas orientações sexuais, bem como as variadas formas de expressão das identidades individuais, promovendo um mundo mais justo e equilibrado para toda a sociedade. Além disso, o projeto objetiva também promover uma oportunidade de lazer a mais para o público do entorno do campus. |
Vitor Lopes Resende |
CBVZO |
Não Enviado |
2025-09-01T00:00:00 |
2025-11-21T00:00:00 |
É comum que muitas pessoas só conheçam, por boa parte da sua vida, a expressão da heterossexualidade. Quando se tem contato com sexualidades diversas, em geral a manifestação vem acompanhada de percepções pejorativas, visto que vivemos em uma sociedade ainda muito homofóbica, como demonstraremos na fundamentação teórica. Dessa maneira, quando uma pessoa (sobretudo adolescentes e jovens) começa a se descobrir como parte da comunidade LGBT+ (vamos usar o termo assim para evitar conflitos com mudanças de nomenclatura), poucas são as pessoas em quem ela pode se espelhar, visto que muitos membros dessa comunidade optam por não assumir publicamente sua sexualidade quando ela não é a normativa.Este projeto, portanto, apresenta-se com o intuito de promover os direitos humanos das pessoas do grupo aqui citado, bem como conscientizar a comunidade da Zona Oeste de Boa Vista, em que o campus está localizado, da necessidade de respeitar e compreender as mais diversas manifestações de sexualidade. Para tanto, serão promovidas 5 exibições de filmes a serem selecionados pela equipe do projeto, ação coordenada pelo bolsista e supervisionada pelo professor orientador. |
Sistema hidropônico para cultivo de alface na agricultura familiar: desenvolvimento e implementação. |
O projeto visa construir um sistema de hidroponia de baixo custo e fácil manutenção para o cultivo de alface, destinado à agricultura familiar do sul do estado de Roraima. O objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, além de gerar renda para as famílias beneficiadas.O projeto será desenvolvido na estufa experimental do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima – Campus Novo Paraíso, utilizando material de baixo custo como bomba de máquina de lavar, canos, madeiras e tambor de 40L. Serão realizados oficinas e treinamentos para a capacitação de membros da comunidade externa a utilizar o sistema hidropônico e cultivar alface de maneira eficiente.O projeto também incluirá o acompanhamento da avaliação contínua da produtividade, qualidade dos produtos e satisfação dos beneficiados. Os resultados esperados incluem a troca de informação e conhecimento com o público externo e interno, garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas que adotarem esse método de cultivo, abrir ideias para a geração de renda e realizar a capacitação da comunidade externa.Além disso o projeto visa promover a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, utilizando práticas de cultivo que minimizem os impactos ambientais e promovam a conservação dos recursos naturais. |
Marcello Henryque Costa de Souza |
CNP |
Em execução |
2025-09-01T00:00:00 |
2025-12-05T00:00:00 |
O Brasil vem aumentando gradativamente sua participação no cultivo de olerícolas, em contrapartida, segundo o censo agropecuário 2017 (IBGE), o norte do país contribui apenas com 9,7% da produção nacional, trazendo necessidade de aumentar e expandir essa produção. Segundo Porto et al. (2020), no sul do estado de Roraima, essa atividade é realizada na maioria das vezes pelas mãos de obra da agricultura familiar. Atualmente é notório como os brasileiros estão buscando hábitos alimentícios mais saudáveis, tanto pela questão de saúde e pela estética, consequentemente, aumentando o consumo de folhosas. Com isso, surge uma alta demanda de procura, mas a produção não é suficiente para suprir as necessidades do mercado. Essa demanda alavanca a necessidade de aumentar os campos de cultivo destinados a essa variedade, principalmente respeitando o meio ambiente e biodiversidade regional.A hidroponia é uma técnica de cultivo que pode ser adaptada para pequenas áreas e condições climáticas adversas, tornando-a uma opção viável para a agricultura familiar. Além disso, o cultivo de alface é uma boa opção para iniciantes, pois é uma cultura de ciclo curto e possui um manejo mais simples. O projeto justifica-se pela necessidade de promover a segurança alimentar e nutricional, levar o conhecimento sobre técnicas de cultivo mais tecnológicas, além de trazer novas ideias sobre geração de renda. |