Projeto de Extensão Les Unique |
Projeto de extensão, executado através do Grupo de Dança LES UNIQUE, que tem por objetivo utilizar a dança como ferramenta para o desenvolvimento de cidadania, autoconhecimento, acesso às artes, à cultura empreendedora, à Economia Criativa e ao desenvolvimento de comportamentos atitudinais profissionais demandados pelo atual mercado de trabalho, aos seus participantes.Projeto totalmente gratuito, aberto à comunidade interna e externa do IFRR.Tem duração prevista de 8(oito) meses, com as devidas pausas relativas ao calendário acadêmico anual do CBV. O projeto não demanda custos, além dos normais, já provisionados no funcionamento regular do IFRR - CBV. |
Orlando Marinho Cerqueira Junior |
CBV |
Em execução |
17 de Abril de 2024 |
20 de Novembro de 2024 |
ATIVIDADE ESPORTIVA COM A COMUNIDADE DO BAIRRO CAIMBÉ 2024 |
O projeto irá realizar 8 (oito) etapas com participação da comunidade do bairro Caimbé, possibilitando aos mesmos ações esportivas e de recreação melhorando sua qualidade de vida. Os acadêmicos irão adquirir experiência prática nas ações e o proponente deste projeto terá ação contundente no desenvolvimento das atividades, além do fomentar o caráter pedagógico do esporte como atividade interdisciplinar e sua função social na formação do cidadão íntegro.Este projeto visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e melhoria da qualidade da educação, além de favorecer o rendimento dos estudantes e a melhoria da qualidade de vida dos participantes. |
Marcello da Silva Soares |
CBV |
Em execução |
13 de Abril de 2024 |
20 de Dezembro de 2024 |
Show de Experimentos |
O projeto visa organizar e sistematizar apresentações de experimentos e fenômenos da natureza, em especial a Fisica, Biologia e Química. Tem como intuito envolver os alunos dessa Instituição e outras instituições em atividades de cunho científico e em consonância com os conteúdos das grades curriculares de cada disciplina. Será desenvolvido pelos professores de Biologia, Química, Física e Matemática um ambiente que desperte o interesse pela investigação científica não só dos discentes, como também dos expectadores que venham presenciar as apresentações. |
Gilmar Alves Silva |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2024 |
12 de Dezembro de 2024 |
BOLA DE OURO |
O projeto Bola de Ouro ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. |
Walter de Oliveira Paulo |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2024 |
31 de Março de 2025 |
AMIGOS DO IFRR |
O projeto Amigos do IFRR ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. |
Walter de Oliveira Paulo |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2024 |
31 de Março de 2025 |
Projeto Musical Campus em Harmonia |
O projeto de música tem como objetivo oferecer aulas de instrumentos musicais para jovens e adultos interessados em aprender a tocar um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais. As aulas serão ministradas por professores que irão fornecer orientação individualizada para cada aluno, adaptando o currículo às necessidades e interesses individuais de cada um.Os alunos terão a oportunidade de aprender instrumentos, como violão, teclado e canto. Além das aulas individuais, também haverá aulas em grupo, onde os alunos poderão praticar em conjunto e desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.O projeto também incluirá apresentações regulares para o público, permitindo que os alunos mostrem seus talentos e desenvolvam confiança em suas habilidades musicais. As apresentações também ajudarão a promover a música na comunidade local e aumentar a conscientização sobre a importância da educação musical.Em resumo, o projeto de música oferece uma experiência enriquecedora e divertida para aqueles que desejam aprender um instrumento ou aprimorar suas habilidades musicais, enquanto desenvolvem um senso de comunidade e colaboração. |
Jerusa Soares da Rocha |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2024 |
2 de Dezembro de 2024 |
BRINCADEIRAS INDÍGENAS: A PRÁTICA NA COMUNIDADE INDÍGENA DO CAMPINHO EM BOA VISTA |
O projeto tem como finalidade a culminância das ações realizadas durante o semestre sobre o assunto das disciplinas Educação Indígena, Metodologia do Ensino, História da Educação, Ginástica Geral e Ética Profissional. Esta atividade integradora oportunizará aos alunos vivenciarem parte do processo educacional em uma Comunidade Indígena por meio de atividades práticas que possibilitem o desenvolvimento de ações teórico-práticas a partir de conteúdos abordados no decorrer dos componentes curriculares supramencionados, parte da formação acadêmica dos estudantes do Módulo I de Licenciatura em Educação Física. |
Jerusa Soares da Rocha |
CBV |
Em execução |
18 de Março de 2024 |
18 de Junho de 2024 |
TID HANDEBOL - Treinamento de Iniciação Desportiva de Handebol para escolares e universitá |
É comprovadamente que a prática de atividade física regular proporciona resultados positivos para a saúde do praticante, surgindo efeitos sobre o seu corpo, a sua saúde e a própria personalidade do indivíduo. O Handebol é considerado um esporte de cooperação/oposição, no qual a ação de uma equipe é a colaboração entre seus integrantes, porém sempre frente a uma oposição direta da outra equipe. Promover a prática do handebol para a comunidade como forma de auxiliar na saúde e qualidade de vida dos praticantes de ambos os gêneros, é o objetivo geral deste projeto. A realização e aplicação de treinamento via exercícios físicos sistematizados em forma do desporto handebol será ofertada para a comunidade externa e interna do Campus Boa Vista, estimulando a prática esportiva entre estudantes do ensino médio, graduação, pós-graduação, professores e indivíduos da comunidade, independente do gênero, podendo participar da iniciação de treinamento do handebol durante 2 vezes por semana, no período de abril a julho de 2024 na quadra poliesportiva do IFRR Campus Boa Vista. Os alunos da graduação (Licenciatura em Educação Física) atuarão como protagonistas de todo processo de desenvolvimento da modalidade handebol, por meio de processo de ensino e aprendizagem e treinamento desse esporte. Com aplicação deste projeto de extensão espera-se, de forma geral, o desenvolvimento e consolidação das ações de treinamento desportivo e desempenho no IFRR, maior oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania, aumentando a difusão do desporto handebol para a comunidade interna e externa do IFRR, incentivando a participação em competições esportivas em âmbito municipal, estadual e nacional; e proporcionar qualidade de vida, saúde, aptidão física e mental além do desenvolvimento de competências como: liderança, disciplina, trabalho em equipe (cooperação), organização, dentre outras, para os participantes do projeto. |
Eliana da Silva Coelho Mendonca |
CBV |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Centro de Excelência do Atletismo |
O projeto consiste na formação esportiva da modalidade atletismo para jovens do sexo feminino e masculino, de 11 a 17 anos, com o objetivo de iniciar a prática do Atletismo Escolar. As atividades ocorrerão de 08 de abril a 28 de junho, de segunda a sexta-feira, de 18h às 19h30, na Pista de Atletismo, Sala de Musculação, Laboratório de Medidas e Avaliação e em apoio com o Instituto do Desporto de Roraima, contará com visitações e treinamento em outras instalações, como o Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, no Parque Anauá e na Pista de Atletismo Flamarion Vasconcelos. O projeto visa oportunizar aos participantes os aspectos envolvidos no aprendizado e aperfeiçoamento do Atletismo, bem como o desenvolvimento das condições físicas-motoras através de atividades diversificadas, respeitando os aspectos respeitando os aspectos biológicos e morfológicos do participante. |
Edivaldo da Silva Pereira |
CBV |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Transformando o Lixo Orgânico em Adubo a partir de Composteiras Domésticas. |
ResumoEste trabalho nasceu da perspectiva indissociável do tripé ensino, pesquisa e extensão presente nos discursos educacionais na Unidade Federal de Educação de Roraima (IFRR). Este formato pedagógico colabora para a execução de projetos interdisciplinares e proporciona novas visões em torno dos conhecimentos científicos. O principal olhar aqui é a valorização do ambiente a partir do seu próprio potencial e do próprio sujeito, pois o cuidado com o ambiente é um tema importantíssimo para o presente século. Nesta comunidade situada no Sul do Estado de Roraima, observou-se, que os detritos orgânicos são atirados sem critérios específicos e apropriados, corrompendo o ambiente. Diante do aumento de resíduos residenciais urbanos, a compostagem doméstica surge como uma alternativa para amenizar o problema de alguns resíduos. A escolha desse tema foi provocada devido às dificuldades que as pessoas apresentam em realizar o destino correto dos resíduos orgânicos, ampliando o problema do destino do lixo na região. Tem como objetivo geral: Transformar o Lixo Orgânico em Adubo a partir de Composteiras Domésticas através de capacitação de residentes na rua Padre Calleri - vila de Novo Paraíso - município de Caracaraí - Roraima. A metodologia utilizada caminha pelo método prático acompanhadas das devidas medidas preventivas e das normas de biossegurança sanitárias, que precisamos exercitar diante desta crise mundial oriunda do novo Coronavírus (manter o distanciamento social, uso de máscaras, higienização frequente e utilização de luvas). A metodologia é composta de cinco (05) passos: 1. Visita em Locus: para expor sobre o projeto e de sua importância para comunidade local. 2. Distribuição de panfletos onde os participantes do projeto terão acesso as informações em torno do conteúdo de compostagens orgânicas. 3. Confecção das composteiras domésticas. 4. O quarto passo consiste em praticar os procedimentos necessários para que ocorra a compostagem e 5. O último passo será a culminância dos resultados dos trabalhos. Quanto a avaliação e acompanhamento do projeto destacam-se: observação direta quanto à participação das famílias; conhecimento dos residentes nas atividades propostas; tomada de inciativa quanto a seleção dos resíduos orgânicos e na construção de composteiras domésticas e serão avaliadas de forma continua se os procedimentos de compostagens estão sendo efetivados de acordo com os conhecimentos compartilhados. Tem como resultados esperados que no mínimo dez (10) famílias sejam capacitadas de tal forma que tenham conhecimentos da importância de compostagens para o ambiente; dos procedimentos necessários para uma compostagem adequada; que se desenvolva hábitos de cuidar do ambiente e que sejam multiplicadores desta ação. Ainda se espera que com a apresentação e divulgação dos resultados os moradores possam pensar de forma mais consciente sobre a importância da compostagem no processo de suas atividades e sua significância para a sustentabilidade do ambiente. A disseminação dos resultados será divulgada através de visitas residenciais, palestras e oficinas, serão utilizadas as redes sociais como: WhatsApp, Instagram e Facebook. Quanto o custo da execução deste projeto é mínimo, pois se resume nas compras de baldes vazios e de materiais para confeccionar os panfletos. |
Eliezer Nunes Silva |
CNP |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
5 de Julho de 2024 |
“Cine Escola: A Janela para a Cultura” |
A proposta do “Cine Escola: A Janela para a Cultura” é utilizar o espaço de cinema do Campus Novo Paraíso para exibições fílmicas no horários (quarta de 08 às 10) de projeto do campus e debates acerca de temáticas educativas, escolhidas pelos estudantes do campus e da comunidade externa, após crivo docente, por meio de eleições (enquetes). A sessões serão para a comunidade externa através de inscrição por meio de formulário virtual com os requisitos, com direito a acompanhante maior de idade, ou este (a) que possa levar um grupo de estudantes menor por meios próprios de transporte. O projeto busca oportunizar reflexões a partir de obras nacionais e internacionais visando maior aprimoramento nos estudos a partir da interpretação, aquisição de novos conhecimentos, capacidade de leitura fílmica, ampliação da capacidade abstração, associação entre áreas de conhecimento, interdisciplinaridade, diálogo com a formação de estudantes de escolas das comunidades locais, a fim de contribuir com o processo de formação dos estudantes e favorecer o processo produtivo acadêmico, com o mundo do trabalho, melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de vida da comunidade do Estado de Roraima. O projeto seguirá um roteiro de atividades, como palestras sobre importância de obras fílmicas significativas, seguindo algumas atividades como perguntas sobre qual mensagem o filme passa, qual parte mais gostaram, e por quê? |
Jucimar Cerqueira dos Santos |
CNP |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Galinhas Felizes: Boas práticas de manejo e bem estar animal na criação de galinhas caipiras em Vila Brasil, Amajari-RR. |
O presente projeto consiste em uma iniciativa que busca estimular a aplicação de boas práticas de manejo e bem estar animal no que tange a criação de galinhas caipiras soltas e em instalações apropriadas, com alimentação balanceada, água em abundância, e espaço para circulação, ou seja, um método que garante uma situação de menor estresse e maior dignidade para esses animais. Esse projeto tem por objetivo a integração de áreas distintas do conhecimento, mobilizando diferentes competências para o desenvolvimento de ações na comunidade, por meio da conscientização e do apoio aos moradores de pequenas propriedades rurais da Vila Brasil (Amajari-RR) e de seu entorno, que criem ou desejem criar galinhas caipiras de forma mais sustentável. Dentro das propostas desse projeto os criadores receberão assistência técnica por meio de visitas em suas propriedades e instalações rurais e participarão de palestras e ações institucionais acerca de boas práticas de manejo, adequação das instalações e bem estar na criação de aves caipiras, além de incentivá-los a desenvolver essa prática como uma atividade de subsistência e obtenção de renda. Para tanto, utilizaremos como modelo uma criação experimental de galinhas caipiras localizada no Setor de Agropecuária do campus Amajari do Instituto Federal de Roraima. Espera-se que com a realização desse trabalho haja contribuição para a melhoria das condições de criação desses animais, da segurança alimentar e nutricional dos pequenos produtores da região, do desenvolvimento de atividades geradoras de renda e da promoção e do acesso a políticas públicas destinadas à proteção social das famílias do campo. |
Laylson da Silva Borges |
CAM |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Literaturas indígenas e a força da ancestralidade no ensino das relações etno-raciais |
O presente projeto de extensão tem o objetivo de apresentar as literaturas indígenas a comunidade escolar e a comunidade do entorno do Campus Boa Vista Zona Oeste (COLEGIO ESTADUAL MILITARIZADO PROFESSORA ELZA BREVES DE CARVALHO). Percebendo a existência de preconceito e dificuldade de compreender a importância dos povos indígenas na nossa região entendemos que o conhecimento de indígenas autores/as de produções literárias que, em alguns casos, são conhecidos nacionalmente, poderiam melhorar a compreensão da importância das populações originárias do estado de Roraima. Observando a capacidade desses escritores/as e suas produções indicadas para escolas de todo o Brasil, como por exemplo Cristino Wapichana ou Daniel Munduruku entre outros/as, pretendemos valorizar e visibilizar a cultura e os conhecimentos ancestrais dos povos indígenas combatendo assim preconceitos que possam existir e existem em nossa comunidade escolar. Pretendemos realizar três oficinas com autores e autoras indígenas locais que apresentarão suas obras. Essas oficinas serão abertas ao entorno do Campus Boa Vista Zona Oeste em especial ao Colégio Militarizado Estadual Professora Elza Breves de Carvalho e contará com ampla divulgação na região. Em geral são obras de poesia, ensaios, biografias ou livros infantis. No final do projeto realizaremos uma Feira Literária onde convidaremos a comunidade e contaremos com a presença desses autores e autoras, com apresentações do grupo de dança Diri Diri da Organização dos indígenas em contexto urbano (ODIC) e da banda Kruviana pertencente ao Programa de Extensão da UFRR Insikiran Anna Eserenka Kruviana. Assim poderemos demonstrar a potência da escrita indígena e as características de sua cultura cumprindo as determinações da lei 11.648 de 10 de março de 2008. |
Marcos Antonio de Oliveira |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Produção de peças decorativas com a reutilização e a reciclagem de materiais diversos: a sustentabilidade em evidência |
Este projeto tem como objetivo promover a sensibilização dos participantes em relação à importância da reciclagem com foco na reutilização de materiais diversos que seriam destinados aos lixões e aterros sanitários podendo ser transformados em peças decorativas. Para tanto, em termos metodológicos para a sua execução, ele está dividido em 05 (cinco) etapas, integrando ensino, pesquisa e extensão, a saber: 1) levantamento dos interessados em participar do projeto; 2) realização de oficinas com foco na sensibilização acerca do tema reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos; 3) coleta, seleção e, se necessário, higienização dos materiais a serem utilizados; 4) levantamento para se verificar o interesse na aquisição das peças decorativas produzidas e para se estabelecer a precificação destas; e 5) exposição das peças decorativas produzidas. Espera-se com a realização do projeto, dentre outros pontos, promover a sensibilização dos participantes frente à educação ambiental/reutilização e redução do volume de resíduos sólidos produzidos no cotidiano, bem como difundir a relevância da temática educação ambiental e práticas sustentáveis. |
Hudson do Vale de Oliveira |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Empreendedorismo na Era digital: capacitando pequenos negócios. |
O projeto de empreendedorismo "Capacitando Pequenos Negócios" tem como objetivo oferecer um programa de capacitação e mentoria para empreendedores que possuem pequenos negócios. O projeto visa fornecer conhecimentos práticos e teóricos sobre gestão, marketing, e estratégias de crescimento para os participantes.Durante o programa, os empreendedores terão a oportunidade de participar de workshops, palestras e atividades práticas. O foco será no desenvolvimento das habilidades empreendedoras e na aplicação desses conhecimentos no contexto específico de cada negócio. Ao final do programa, espera-se que os participantes estejam mais preparados para enfrentar os desafios do mercado, tenham ampliado sua visão estratégica, e estejam aptos a implementar melhorias em seus negócios. Além disso, o projeto busca criar uma rede de apoio entre os empreendedores, promovendo a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias comerciais.Com a execução desse projeto, a expectativa é contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo local e para o crescimento sustentável dos pequenos negócios da região. |
Vagner Basqueroto Martins |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
1 de Julho de 2024 |
Cineclube Olhar Brasileiro: despertando conhecimento e cultura na periferia. |
Este projeto visa criar um cineclube dedicado a adolescentes e jovens da região periférica de Boa Vista-RR, principalmente para os moradores da Zona Oeste da cidade. Com carga horária de 12 horas que serão repartidas em 4 encontros, cada um com 3 horas de exibição cinematográfica e debate, o cineclube busca despertar o conhecimento e interesse dos jovens na cultura brasileira por meios de grandes obras do cinema nacional. As temáticas selecionadas darão prioridades a assuntos com impacto social e que orbitem em assuntos como direitos humanos, acesso à cidade, o mundo do trabalho, educação e saúde públicas, dentre outros. Todas as sessões terão acompanhamento contínuo dos membros, com debates e até atividades práticas sugeridas aos participantes. Espera-se que com a finalização do projeto os participantes sejam estimulados ao pensamento crítico e reflexivo, com melhoria de repertório para produções textuais e maior consciência dos problemas sociais que os circundam. |
Vitor Lopes Resende |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
AXÉ KITANDA: feira cultural de religiões de matrizes africanas |
Este projeto tem como objetivo organizar feira cultural para exposição de saberes, práticas, estéticas e poéticas das populações tradicionais dos cultos e religiões de matrizes e motrizes africanas em Boa Vista, Roraima, como ação extensionista de promoção da compreensão e da apreciação das tradições dessas religiões, nas instalações do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Sua realização justifica-se pela contribuição que pode legar à disseminação e divulgação das crenças, das práticas e das culturas associadas a essas religiões e a promoção do respeito com as comunidades que a praticam como prática antirracista. Para tanto, serão aplicados procedimentos de sistematização de experiência em oito etapas de organização da feira junto às lideranças e membros de casas religiosas. Espera-se com sua realização a promoção da formação extensionista voltada ao respeito à diversidade e ao combate do racismo articulada a ações e instrumentos de comunicação orientados à promoção da aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e da integração dos estudantes com a comunidade, assim como o fortalecimento da contextualização das atividades institucionais como um produto para interface com a comunidade, da educação inclusiva e equitativa e de qualidade, com garantia de aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias à promoção dos direitos humanos, da cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, e da proteção e salvaguarda ao patrimônio cultural de matriz africana em Roraima. |
Amarildo Ferreira Junior |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Qualificação para entrada no mercado de trabalho após o ensino médio |
O projeto é proposto na área de educação e trabalho, sendo de um tema multidisciplinar. Visa proporcionar a capacitação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes do ensino médio de um colégio do município de Mucajaí, estado de Roraima. O projeto será realizado por meio de reuniões periódicas, pesquisas científicas, palestras e avaliação geral do projeto. Espera-se ao final do projeto que os adolescentes sintam-se preparados para busca de inserção no mercado de trabalho, observando que o mesmo irá apresentar uma boa postura profissional e prepara para a entrevista de emprego. Em síntese, o projeto representa uma oportunidade valiosa de investimento no desenvolvimento profissional e pessoal desses jovens. |
Francinara Lima de Andrade |
CBV |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |
Ovino escola: um ambiente didático de aprendizado prático para produtores e futuros profissionais das ciências agrárias |
O município de Amajari, Roraima, destaca-se por apresentar o maior efetivo de ovinos do estado, com aproximadamente 3.620 animais. Esses animais, em sua maioria, são criados em comunidades indígenas sem qualquer tipo de assistência técnica. Dado o exposto e visando proporcionar conhecimento técnico a comunidade externa acerca dos principais manejos utilizados na ovinocultura, objetiva-se com esse projeto de extensão criar um ambiente didático no Instituto Federal de Roraima (IFRR) – Campus Amajari, de aprendizado prático para criadores de ovinos e futuros profissionais das ciências agrárias. Este projeto de extensão será desenvolvido no Setor de Ovinocultura do IFRR – Campus Amajari. A metodologia para execução desse projeto será dividida em três fases, a saber: Fase Inicial (FI), Fase de Desenvolvimento (FD) e Fase Final (FF). Na FI será realizado um estudo acerca dos principais manejos adotados na criação de ovinos. Na FD será realizado um treinamento prático do bolsista quanto a esses manejos e a realização de oficinas para criadores e futuros profissionais das Ciências Agrárias. Na FF será redigido o relatório final do projeto. Espera-se que os resultados desse projeto de extensão contribuam com o fortalecimento da criação de ovinos da região de Amajari, haja vista que o melhor manejo possibilitará a comercialização de animais mais produtivos, contribuindo para a segurança alimentar e a consolidação dos arranjos produtivos locais.PALAVRAS-CHAVE: assistência técnica, ovinocultura, produção animal, produtor rural. |
Laylson da Silva Borges |
CAM |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
5 de Julho de 2024 |
Crianças e educação ambiental: práticas de promoção da vida. |
Tem-se visto nos mais diversos meios de comunicação e informação notícias sobre a situação de seca em uns estados e de enchentes em outros, bem como os impactos a partir dessas realidades e a influência do ser humano nesses cenários. A partir disso, viu-se a necessidade e a oportunidade de tratar sobre temas relacionados ao meio ambiente, cuidado e ação humana no meio em que se vive, a partir de atividades que levassem a um processo de sensibilização e orientação junto às crianças. Entende-se que ao inculcar ideias e práticas desde a infância, é possível contribuir na criação de hábitos para as outras fases da vida. Abordando os temas: Desmatamento e queimadas: motivos, consequências e atitudes positivas, Fauna do Estado de Roraima: conhecer para preservar e Resíduos do cotidiano: o que podemos fazer?, serão realizadas atividades informativas e formativas, de forma lúdica e recreativa, a fim de sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente e sobre as relações do ser humano neste meio, visando incentivar relações mais colaborativas de cuidado com o meio em que se vive, com os seres vivos que fazem parte desse meio, inclusive o ser humano. |
Gisela Hahn Rosseti |
CBVZO |
Em execução |
8 de Abril de 2024 |
28 de Junho de 2024 |