Jogo de volta: bate-bola com egressos |
O projeto visa promover a prática do futsal como ferramenta de integração social, saúde e fortalecimento de vínculos institucionais entre egressos e a comunidade acadêmica. Por meio de treinamentos, amistosos e torneios, busca-se criar um espaço de convivência, incentivo ao esporte e oportunidades de networking. |
Mauricio Braga Thomaz |
CBV |
Em execução |
29 de Abril de 2025 |
4 de Novembro de 2025 |
Com o passar do tempo, muitos egressos se afastam das instituições de ensino, perdendo a conexão com colegas, professores e oportunidades de desenvolvimento contínuo. O esporte, especialmente o futsal, se apresenta como um meio eficaz de reunir pessoas, promover a saúde e revitalizar laços com a instituição. |
Meninas na técnica |
“Meninas na técnica”A partir dos dados retirados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), do banco de dados do IFRR é possível averiguar que nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados por essa instituição, que há atualmente em 2025, quase do dobro de jovens rapazes que o de meninas.Temos 263 rapazes para 135 de meninas. E o quadro fica ainda mais desigual quando se verifica que os cursos voltados para ligadas à indústria, como o curso técnico em eletrotécnica do1º ano do ensino médio temos 31 rapazes para 10 moças. No caso do curso técnico em eletrônica do 1º do ensino médio temos os números de 27 para 10. Na relação respectiva de jovens homens para jovens moças. O que demonstra, mais uma vez, que há uma desigualdade de gênero nestes cursos. No curso de eletrotécnica do 3º ano do ensino médio de eletrotécnica vamos ter 19 para 7. Na razão respectiva de 19 rapazes para 7 moças. O que, redundantemente, fica claro a desigualdade de gênero.Cabe, então, pontuar que gênero é uma categoria social, e que ser mulher ou ser homem são construções sociais, históricas e localizadas. E, a cargo de uma instituição pública e federal de educação, com ensino, pesquisa e extensão, cabe a promoção dos valores constitucionais expressos no artigo 3º da Carta Magna brasileira. Qual seja, construir uma sociedade justa, fraterna e solidária. Sem diferença entre sexo, origem, raça, entre outros.Por isso, esse projeto tem como objetivo criar um grupo de apoio com estudantes negras e não-negras do próprio IFRR, para, assim, criar consciência dessas especificidades, e no intuito de trazer histórias de sucesso das egressas da instituição; trazer também a história de outras mulheres nas áreas tecnológicas de outras instituições brasileiras e de instituições latino-americanas, para criar material de propaganda e divulgação em múltiplos formatos, seja de filme curto, seja no formato de pôster, ou às redes digitais, com peças de divulgação das inscrições dos cursos voltados às áreas das ciências naturais e técnicas, para estudantes do 9º da rede pública do estado de Roraima. Por isso, publicizar às estudantes das escolas públicas de Boa Vista, a partir das imediações do IFRR e do Campus Boa Vista, trazendo o debate da inclusão de gênero, oportunizando o material produzido às escolas, às redes da instituição, e nos mais diversos locais, com palestras às escolas públicas com o 9º e voltadas para meninas.Vale dizer que a diversidade é um ponto forte da promoção da igualdade de oportunidades, da democratização do acesso e permanência de estudantes meninas, negras, quilombolas, indígenas, de baixa renda, imigrantes, entre outros públicos prioritários no processo de busca ativa da instituição, no intuito da inclusão de grupos marginalizados.A história de mulheres negras, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas, entre outros grupos marginalizados, mas que tem relação com áreas tecnológicas poderão, talvez, incentivar a participação de estudantes do ensino fundamental para se inscreverem e se organizarem em seus estudos para a seleção do IFRR para os cursos técnicos.As palestras e as propagandas deverão ser lideradas por estudantes do próprio IFRR dos cursos técnicos do Campus Boa Vista. Assim, gerar empatia, alteridade, e planejamento das meninas do Ensino Fundamental, para, desse modo, se imaginarem no lugar das nossas estudantes e buscarem suporte da nossa equipe para a seleção do Instituto Federal de Roraima. |
Heitor Claro da Silva |
CBV |
Em execução |
1 de Maio de 2025 |
15 de Dezembro de 2025 |
A proposta de interagir com a comunidade de forma propositiva, focalizada às meninas estudantes dos 9º’s anos do Ensino Fundamental II da rede pública do estado de Roraima, se justifica, como apontado acima, pela discrepância, diferença, desigualdade na distribuição entre os gêneros nos cursos técnicos ofertados pelo IFRR. Se verificou que meninas estão em menor número nos cursos técnicos mais tecnológicos e mais voltados às áreas mais historicamente masculinas. O que envolve sociologia e história na análise das diferenças brasileiras nas escolhas e acessos, assim como permanência, em cursos tradicionalmente masculinizados.A normalização da misoginia se faz, justamente, através da normalização dos espaços exclusivistas masculinos, em que, como antes, só homens votavam ou eram eleitos, como na Constituição de 1824. Como na constituição de 1891 em que mulheres, analfabetos não poderiam sequer votar.Ou ainda, como o direito ao divórcio, só na década de 1970. São várias as datas históricas que poderiam figurar como elementos que trazem a diferença e a desigualdade de gênero, para não falar da desigualdade racial, na letra da lei.E, então, é a partir da Constituição de 1988 que analfabetos, negros, mulheres, entre outros grupos historicamente marginalizados, foram incluídos na Constituição Cidadão, o que abriu margem para programas de cotas, ações afirmativas diversas e este projeto de Extensão que objetiva alcançar por meio a emulação de jovens meninas o ingresso nos cursos técnicos mais masculinizados, pois, afinal, todos somos iguais perante à Lei, e, como tal, mulheres também poderão ser técnicas em eletrotécnica, eletrônica, informática, edificações e outros cursos, tradicionalmente masculinos. |
IFFutsal Campeão CBV |
Esporte é um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominante física competitiva com finalidade recreativa, educativa ou profissional, e predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e expectadores. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades específicas para jogadores de futsal, com foco crianças, adolescentes e adultos com idade entre 10 a 40 anos em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e baixa renda, realizado no Colégio estadual Militaritizado Luiz Ribeiro de Lima. As sessões de treinamento ocorrerão todas as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22:30h, no ginásio poliesportivo da instituição. O foco será a preparação técnica e tática, aprimorando os fundamentos e as habilidades necessárias para a atuação eficaz do jogo, como ocupação inteligente de espaço, ataque, manobras ofensivas, manobras defensivas, manobras de bola parada e preparação física, educação psicológica para ao jogo . Além disso, busca promover a integração social dos participantes. |
Rodrigo Viana Bezerra |
CBV |
Em execução |
22 de Abril de 2025 |
19 de Dezembro de 2025 |
Vários autores escreveram sobre os conceitos do esporte, porém, conceitos contraditórios. Conceitos estes que apresentam em comum uma estreita ligação entre o esporte e o jogo. FEIO apud DARIDO E RANGEL (2005) coloca que o esporte e o jogo têm em comuns elementos essenciais: liberdade, prazer e regras, mas esses elementos se diferenciam em atividades: a liberdade e a gratuidade são inerentes ao jogo no esporte, não se exclui a importância dada aos resultados, o que se faz é tão importante quanto à livre escolha que se fez no jogo. Apesar da importância importância da modalidade futsal, os atletas precisam passar por um processo contínuo de formação enfrentando dificuldades em desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma eficiente e em alto nível.O projeto se justifica devido à prática esportiva Corroborar na formação integral das crianças e adolescentes, adultos, oportunizando a vivência de situações que poderão ser usadas no cotidiano da vida fora do ambiente como: para tomadas de decisões, disciplina, liderança, pro atividade e o trabalho em equipe que vão além do gesto motor e que se relacionam com a formação da personalidade do indivíduo.Temos ainda a necessidade de promover o ensino e treinamentos especializados da modalidade de futsal, visando aprimorar suas habilidades e preparar os jovens para competições estaduais, regionais e nacionais em diferentes níveis. Ao focar nas técnicas específicas do futsal e na importância da formação física, tática e mental de atletas, o projeto contribui para o aumento da qualidade técnica dos participantes, além de incentivar o trabalho em equipe, o fair play e a convivência saudável entre os membros.Além disso, está em consonância com as politicas de extensão desenvolvidas pelo IFRR-CBV quais sejam: Fortalecimento de parcerias, Solução de problemas sociais, Ampliação do conhecimento e Articulação com a sociedade onde a extensão visa estender os conhecimentos e recursos produzidos dentro das universidades para além de seus muros, beneficiando diretamente a sociedade, uma vez que acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física poderão se convidados a atuar neste projeto desde que atendam ao perfil desejado. |
Letramento e Numeramento em Terra Indígena Yanomami |
Este projeto surgiu da necessidade urgente de oferecer formação inicial e continuada ao povo Yanomami. Por isso, foi elaborado e submetido à FUNAI nacional, onde recebeu aprovação e teve início conforme o TED: 194152 - DPDS/CGPC/COPE.Inicialmente, o objetivo era oferecer um Curso de Formação Inicial e Continuada para duas comunidades – Ajarani e Missão Catrimani – com uma carga horária de 150 horas, voltadas para a realização de oficinas de Letramento e Numeramento. A proposta visava ampliar o domínio da língua portuguesa, além de realizar um levantamento etnográfico detalhado sobre a cultura, a língua e o contexto social das comunidades Yanomami. Como resultado final, seria produzido um material impresso bilíngue (em língua indígena e português).No entanto, em diálogo com a UFMG, identificamos que seria mais produtivo desenvolver oficinas baseadas em temas geradores de interesse das próprias comunidades. Dessa forma, iniciamos visitas para promover atividades com discussões, produções escritas e explanações sobre diversos temas. Além das oficinas, também consideramos essencial mapear a escolaridade dos moradores para compreender em quais níveis (Ensino Fundamental 1 ou Ensino Fundamental 2) se encontram e quais ainda precisam ser ofertados na comunidade.Ao término do projeto, organizaremos um material compilando as produções realizadas ao longo de sua execução. |
Jucimara Felix dos Santos |
CAM |
Em execução |
20 de Fevereiro de 2025 |
9 de Setembro de 2025 |
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Show de Experimentos 2025 |
O projeto visa organizar e sistematizar apresentações de experimentos e fenômenos da natureza, em especial a Fisica, Biologia e Química. Tem como intuito envolver os alunos dessa Instituição e outras instituições em atividades de cunho científico e em consonância com os conteúdos das grades curriculares de cada disciplina. Será desenvolvido pelos professores de Biologia, Química, Física e Matemática um ambiente que desperte o interesse pela investigação científica não só dos discentes, como também dos expectadores que venham presenciar as apresentações. |
Gilmar Alves Silva |
CBV |
Em execução |
11 de Abril de 2025 |
31 de Julho de 2025 |
Tendo em vista a disposição no laboratório de Física do Campus Boa Vsita IFRR instrumentos para realização de experimentos de femômenos naturais. E por outro lado, a ausência de equipamentos nas escolas Estaduais e Municipais da rede pública e particular de Roraima. Neste projeto será desenvolvido com apresentações de experimentos de científicos nas escoals estaduais e municipais de Roraima. O Ensino de Ciências requer de parte prática e, é necessário que o estudante veja algo prático durante a Educação Básica, especialmente em Física e Química a partir do 9° Ano do Ensino Fundamente. |
Oficina de Robótica Utilizando o Kit Lego Mindstorms Para Alunos (as) do Ensino Fundamental e Médio De Escolas Públicas e Privadas De Boa Vista - RR |
O presente plano de trabalho tem como objetivo a criação de uma oficina de robótica utilizando o kit Lego Mindstorms Education EV3 a ser aplicada com alunos da comunidade interna e externa do IFRR. Como problemática e justificativa podemos salientar que muitas pessoas deixam de aprender a programar devido a alta complexidade de muitas linguagens de programação existentes no mundo da tecnologia. A programação utilizada nos kits LEGO utilizam linguagem em blocos, que tem o intuito de tornar o aprendizado de uma linguagem de programação o mais simples possível. Como metodologia será utilizado: apostila de estudos formulada pelos próprios alunos do projeto ambiente de desenvolvimento EV3 Lego Classroom Education, kit Lego Mindstorms Education EV3, e vídeo aulas que serão publicadas no Youtube e disponibilizadas off-line aos alunos participantes da oficina. A oficina será realizada com uma carga horária total de 8 horas. Serão ofertadas 5 turmas com 12 alunos cada, totalizando 60 alunos contemplados. Os alunos irão trabalhar em duplas buscando o melhor aproveitamento do tempo, espaço e recursos de cada aluno. Espera-se que ao término da oficina: os alunos tenham o conhecimento básico de programação e consigam aplicar esse conhecimento construindo e programando um robô seguidor de linha que possa se deslocar sozinho e desviar de objetos quando encontrá-los a sua frente. |
Deborah Deah Assis Carneiro |
CBV |
Em execução |
1 de Março de 2025 |
31 de Julho de 2025 |
Cada vez mais a robótica tem feito mais parte da vida das pessoas, que nada mais é que uma máquina que possa fazer o mesmo trabalho de um humano com menos esforço. Dessa forma, substituímos o trabalho braçal por um trabalho mais intelectual. Se no século XVIII o mundo passou por um grande desenvolvimento tecnológico devido à invenção da máquina a vapor, no século XXI a quarta revolução industrial vem transformando com grande velocidade a vida das pessoas principalmente no modo de locomoção delas.O kit Lego Mindstorms tornou-se uma ferramenta comum para introduzir os alunos à robótica, sensores e pensamento computacional, sendo usado em diversas escolas, em diferentes níveis da educação (MICHAEL, 2016). Sabe-se que a robótica na Educação vem conquistando espaços, proporcionando novas metodologias de aprendizagem, auxiliando os alunos desenvolverem o raciocínio lógico e seu potencial criativo, através de situações de aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão do mundo em que vive (MARIA E MIRTES, 2018).Com isso, esse projeto se justifica pela oportunidade de ensinar os seus participantes a como programar e colocar em prática esses conhecimentos adquiridos programando robôs Lego Mindstorms Education EV3. Também é importante para apresentar o IFRR para potenciais novos alunos que buscam uma vaga no ensino médio técnico integrado na instituição. |
Wrestling Roraima |
O Projeto “Wrestling Roraima", que vem sendo desenvolvido desde 2023 no Campus Boa Vista pelo nome "Grapling Macuxi: Lutas e Cidadania", com o projeto de extensão de fluxo contínuo classificando atletas para competições estaduais, nacionais e internacionais, como o caso do atleta Kerlon Dimykelly Carvalho Pessoa participante do projeto de extensão do IFRR/CBV, classificado para o Campeonato Mundial Gymnasiade 2024, que ocorrerá no Bahrain. Além de atletas a nível competitivo, o projeto proporciona a prática da modalidade para a comunidade, e atendendo estudantes da rede pública do interior e capital, incluindo imigrantes e indígenas. O objetivo deste projeto é promover a prática de iniciação ao Wrestling para 30 crianças da comunidade, de 12 a 21 anos, auxiliando no desenvolvimento saúde e qualidade de vida dos praticantes, proporcionando maior oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento da cidadania. |
Everaldo Sarmento Ferreira |
CBV |
Em execução |
10 de Abril de 2025 |
31 de Março de 2026 |
A prática esportiva muito contribui para a formação do indivíduo, não está associada apenas ao exercício e condição física, mas também ao equilíbrio, coordenação motora e a geração de oportunidades e experiências únicas na vida de seus praticantes, tais como socialização e convivência com os outros. Os projetos que oferecem práticas desportivas, possibilitam às crianças e jovens o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, emocionais e sociais pois exercita valores para vida, tais como trabalho em equipe, respeito e responsabilidade. Após observações no entorno do Campus Boa Vista (CBV), ficou constatado que há poucas academias e/ou escolas que desenvolvam treinamento para essas modalidades de forma gratuita, em especial o wrestling, que vem sendo desenvolvido desde 2023 no Campus Boa Vista, com o projeto de extensão de fluxo contínuo “Grappling Macuxi”, classificando atletas para competições estaduais, nacionais e internacionais, como o caso do atleta Kerlon Dimykelly Carvalho Pessoa participante do projeto de extensão do IFRR/CBV, classificado para o Campeonato Mundial Gymnasiade 2024, que ocorrerá no Bahrain. Além de atletas a nível competitivo, o projeto proporciona a prática da modalidade para a comunidade, e atendendo estudantes da rede pública do interior e capital, incluindo imigrantes e indígenas. De acordo com Samulski (2002), as tendências comportamentais motivacionais do desempenho esportivo e suas variáveis são fatores relevantes e capazes de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e da sociedade do esporte como um todo, o qual apresenta um vasto campo a ser explorado. O esporte, proporcionado desde a infância, podem configurar-se como potente instrumento na formação educacional dos sujeitos envolvidos, pois são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida e saúde, além da ocupação do tempo livre dos beneficiados com o projeto. |
Centro de Excelência do Atletismo do IFRR/CBV |
O projeto consiste na formação esportiva da modalidade atletismo para jovens do sexo feminino e masculino, de 11 a 19 anos, com o objetivo de iniciar a prática do Atletismo Escolar. As atividades ocorrerão de 16 de abril a 15 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, de 18h às 20h, na Pista de Atletismo, Sala de Musculação, Laboratório de Medidas e Avaliação e em apoio com o Instituto do Desporto de Roraima, contará com visitações e treinamento em outras instalações, como o Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Neves, no Parque Anauá e na Pista de Atletismo Flamarion Vasconcelos. O projeto visa oportunizar aos participantes os aspectos envolvidos no aprendizado e aperfeiçoamento do Atletismo, bem como o desenvolvimento das condições físicas-motoras através de atividades diversificadas, respeitando os aspectos respeitando os aspectos biológicos e morfológicos do participante. |
Edivaldo da Silva Pereira |
CBV |
Em execução |
8 de Abril de 2025 |
15 de Dezembro de 2025 |
O esporte como fenômeno sócio-cultural, praticado por diferentes pessoas, classe e idades, passou a assumir um âmbito importante na esfera das atividades econômicas e uma ferramenta de inclusão social, traz benefícios para a saúde e para a educação (ALVES, J.A.; PIERANTI, O.P, 2007). A iniciação do Atletismo já ocorria de forma interna para estudantes do Campus Boa Vista desde 2022, revelando talentos na modalidade no Estado de Roraima, e em 2024, diante da solicitação da comunidade e entendendo o papel social do esporte, optou-se por estender à comunidade externa a oportunidade de formar novos atletas no Estado de Roraima.O Campus Boa Vista possui Pista de Atletismo, Sala de Musculação, Laboratório de Medidas e Avaliação, estruturas que possibilitam a prática do Atletismo e contribuem para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. |
Treinamento de Goleiros de Futsal |
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades específicas para goleiros de futsal, com foco jovens do sexo masculino até 21 anos, realizado no Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista. As sessões de treinamento ocorrerão todas as quintas-feiras, das 20h às 22h, no ginásio poliesportivo da instituição. O foco será a capacitação técnica e tática, aprimorando os fundamentos e as habilidades necessárias para a atuação eficaz na posição de goleiro, como posicionamento, defesa, jogo com os pés, leitura de jogo e condicionamento físico. Além disso, busca promover a integração social dos participantes, a disciplina e o espírito de equipe. |
Rodrigo Viana Bezerra |
CBV |
Em execução |
7 de Abril de 2025 |
15 de Dezembro de 2025 |
A posição de goleiro no futsal é uma das mais exigentes e específicas dentro de qualquer modalidade esportiva coletiva. No futsal, o goleiro não se limita a defender o gol, mas também deve ser capaz de participar ativamente da construção de jogadas e ter habilidades técnicas que o tornem um jogador completo. Apesar da importância dessa função, muitos jovens goleiros enfrentam dificuldades em desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma eficiente em alto nível.O projeto se justifica pela necessidade de oferecer treinamentos especializados para goleiros, visando aprimorar suas habilidades e preparar os jovens para competições em diferentes níveis. Ao focar nas técnicas específicas de goleiro e na importância da formação física, tática e mental, o projeto contribui para o aumento da qualidade técnica dos jovens atletas, além de incentivar o trabalho em equipe, o fair play e a convivência saudável entre os participantes. |
Treinamento de Handebol Universitário |
Este projeto visa a implementação de um programa de treinamento de handebol voltado para universitários, com a realização de atividades às quartas e sextas-feiras, das 20h às 22h, no ginásio poliesportivo do Instituto Federal de Roraima (IFRR). O foco será no aprimoramento das habilidades técnicas, táticas e físicas dos participantes, promovendo o desenvolvimento de competências no esporte, a integração social e o bem-estar físico e mental dos alunos. Durante o período do projeto, serão organizados treinamentos específicos, com a realização de jogos e competições internas para consolidar o aprendizado. |
Gervalio Taigo de Carvalho Lira |
CBV |
Em execução |
8 de Abril de 2025 |
15 de Dezembro de 2025 |
A prática de atividades físicas, especialmente os esportes coletivos como o handebol, é essencial para o desenvolvimento físico e psicológico de qualquer indivíduo, particularmente no contexto universitário. Muitos estudantes de instituições superiores de ensino, inclusive do IFRR, enfrentam uma rotina intensa de estudos e, frequentemente, se veem afastados de atividades físicas regulares. O handebol é uma modalidade que, além de desenvolver aspectos como agilidade, força e resistência, também exige habilidades de trabalho em equipe, comunicação e estratégia.O projeto justifica-se pela necessidade de promover a prática de esportes no ambiente universitário, combatendo o sedentarismo e melhorando a saúde geral dos alunos. Além disso, a prática do handebol pode ser um meio de fortalecer a integração dos universitários, criando um espaço de convivência e de desenvolvimento de competências sociais e emocionais. O treinamento contínuo, com foco na evolução das habilidades, possibilitará que os participantes não só aprimorem suas capacidades técnicas, mas também se sintam mais conectados à comunidade acadêmica, promovendo um ambiente saudável e motivador. |
Iniciação desportiva ao Handebol 2025 |
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes de 14 a 19 anos a oportunidade de iniciação ao handebol, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e técnicas, por meio de atividades regulares e orientadas. As aulas acontecerão às quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, no Instituto Federal de Roraima (IFRR), com a finalidade de fomentar o esporte e incentivar o engajamento dos jovens em atividades físicas, além de promover o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. |
Gervalio Taigo de Carvalho Lira |
CBV |
Em execução |
4 de Abril de 2025 |
15 de Dezembro de 2025 |
A prática esportiva na adolescência é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento físico, mental e social dos jovens. O handebol, por ser um esporte coletivo, contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades, como a coordenação motora, a tomada de decisão rápida, a resistência física e a socialização. Além disso, o esporte é um importante aliado na prevenção de doenças e na redução de comportamentos de risco entre adolescentes. A implementação deste projeto no Instituto Federal de Roraima visa complementar a formação dos jovens, oferecendo um espaço de convivência saudável e educacional, que contribui tanto para o seu desenvolvimento físico quanto para a formação de valores de cidadania. |
Bola de Ouro |
O projeto Bola de Ouro ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. |
Walter de Oliveira Paulo |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2025 |
31 de Março de 2026 |
O esporte, especificamente o futebol, é um integrador social por excelência e por mais de trinta anos vem sendo um dos mecanismos do Campus Boa Vista encontrado para desenvolver o lazer e contribuir na qualidade de vida dos servidores do IFRR e da comunidade externa. Por isso, nós servidores e comunidade externa acreditamos que a continuidade dessas ações fortalece as políticas de qualidade de vida em nossa instituição. |
Amigos do IFRR |
O projeto Amigos do IFRR ofertado a mais de trinta anos no Campo de Futebol do Campus Boa Vista – IFRR, promove atividades de práticas esportivas de futebol que visam estimular a melhoria da qualidade de vida dos servidores do IFRR e de membros da comunidade externa como, também, intensifica as relações de integração e o respeito mútuo entre os participantes. |
Walter de Oliveira Paulo |
CBV |
Em execução |
1 de Abril de 2025 |
31 de Março de 2026 |
O esporte, especificamente o futebol, é um integrador social por excelência e por mais de trinta anos vem sendo um dos mecanismos do Campus Boa Vista encontrado para desenvolver o lazer e contribuir na qualidade de vida dos servidores do IFRR e da comunidade externa. Por isso, nós servidores e comunidade externa acreditamos que a continuidade dessas ações fortalece as políticas de qualidade de vida em nossa instituição. |
TEA na Escola: Conscientização e Inclusão no Ambiente Escolar |
O projeto TEA na Escola: Conscientização e Inclusão no Ambiente Escolar tem como objetivo promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais e estaduais de Boa Vista-RR, através de atividades de sensibilização, capacitação de educadores e adaptações pedagógicas. Com duração de 28 de abril a 18 de julho de 2025, o projeto realizará palestras e oficinas para professores, alunos e comunidades escolares, buscando conscientizar sobre o TEA e as melhores práticas de inclusão. Além disso, o projeto participará da organização de eventos online e presenciais para ampliar o alcance e o impacto das ações. A iniciativa visa melhorar a compreensão sobre as especificidades do TEA, capacitar educadores para atender melhor esses alunos e promover um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. Como resultados esperados, o projeto espera promover uma mudança significativa na percepção e no tratamento dos alunos com TEA, garantindo maior igualdade de oportunidades educacionais e um ambiente escolar mais inclusivo para todos. Palavras-chave: Inclusão escolar. Educação de qualidade. Autismo. Sensibilização. Roraima. |
Cintiara Souza Maia |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
18 de Julho de 2025 |
A execução do projeto é fundamental para responder a um problema crescente nas escolas de Boa Vista-RR: a falta de conhecimento e a insuficiente formação dos educadores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alunos com TEA enfrentam diversas barreiras para se integrar ao ambiente escolar, tanto no aspecto social quanto no acadêmico. A comunidade escolar, em muitos casos, carece de uma formação adequada sobre o TEA, o que dificulta a implementação de estratégias eficientes para integrar esses alunos no ambiente escolar de forma plena e igualitária. A falta de conhecimento e capacitação dos educadores pode levar à exclusão social e acadêmica desses estudantes. Assim, o projeto visa superar essa lacuna, proporcionando a formação contínua dos educadores e criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo para alunos com TEA, refletindo diretamente a missão de promover uma educação de qualidade para todos.Este projeto se alinha perfeitamente com as diretrizes da extensão do IFRR, que enfatizam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O projeto integra essas três dimensões, oferecendo aos educadores uma formação que vai além do conhecimento técnico, incluindo aspectos pedagógicos, científicos e sociais do TEA. Ao envolver a coordenadora deste projeto, a bolsista e outros profissionais da educação em uma abordagem interdisciplinar, o projeto promove uma interação dialógica entre diferentes áreas do saber. Isso facilita a troca de experiências, permitindo que educadores desenvolvam melhores estratégias para lidar com as necessidades dos alunos com TEA, baseadas em uma reflexão contínua sobre a prática pedagógica e a inclusão social.A proposta também está em sintonia com a diretriz do IFRR que visa o impacto direto na formação da estudante bolsista, estando em consonância com o objetivo do curso em proporcionar uma formação que a habilita a desenvolver projetos educacionais e científicos, o projeto contribui para a formação de profissionais críticos e preparados para atuar nas diversas realidades sociais e culturais das escolas. A capacitação contínua dos educadores não só promove a inclusão de alunos com TEA, mas também os capacita para aplicar uma visão ética e crítica no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os agentes de transformação na educação básica e ampliando suas habilidades pedagógicas, com ênfase na inclusão.Em termos de impacto na transformação social, o projeto visa modificar a realidade do ambiente escolar, criando uma cultura de respeito à diversidade. Ao sensibilizar a comunidade escolar para as especificidades do TEA, o projeto promove uma mudança de atitude em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais. As práticas pedagógicas adotadas no projeto não só favorecem a aprendizagem dos alunos com TEA, mas também sensibilizam a sociedade em geral sobre a importância da inclusão. Dessa forma, o projeto contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e respeitosa, onde a diversidade é compreendida como um valor e não como um obstáculo.A seleção e implementação deste projeto são justificadas pela necessidade de formar professores mais preparados para atuar em contextos educativos diversos. A educação básica no Brasil ainda enfrenta muitos desafios quando se trata de inclusão, e a falta de formação específica sobre o TEA é uma das maiores barreiras para que essa inclusão realmente aconteça. O projeto responde diretamente a essa necessidade, proporcionando aos educadores de Boa Vista-RR uma formação que integra teoria e prática, capacitando-os para atender alunos com TEA de maneira mais eficiente e sensível. Com isso, o projeto busca transformar a realidade escolar, criando condições para que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam se desenvolver plenamente.Além disso, o projeto visa promover a preservação da biodiversidade humana e o respeito à diversidade, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais ética e consciente. O respeito à diversidade humana será trabalhado de forma integrada ao conteúdo das aulas, fazendo com que os educadores compreendam a importância de respeitar as diferentes formas de aprender e se expressar. O ensino de Ciências, por sua vez, será utilizado como ferramenta para despertar a curiosidade científica dos alunos, instigando o interesse pela ciência e incentivando a investigação. Dessa forma, o projeto propõe um novo modelo de educação, mais inclusivo e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.Por fim, a capacitação dos professores também permitirá que esses educadores se integrem e coordenem equipes interdisciplinares no espaço escolar, fomentando práticas pedagógicas mais colaborativas e inovadoras. Ao atuar de forma interdisciplinar, o projeto cria um ambiente educacional mais dinâmico e participativo, onde as soluções para a inclusão de alunos com TEA são construídas de maneira coletiva e integrada. Isso fortalece a qualidade do ensino e amplia as oportunidades de aprendizado para todos os alunos, promovendo uma educação mais equitativa e de qualidade. O projeto é, portanto, uma iniciativa que não só atende às necessidades dos alunos com TEA, mas também contribui para a formação de educadores mais capacitados e para a construção de uma sociedade mais inclusiva. |
Marketing Pessoal para a Vida |
Marketing pessoal - também conhecido como marca pessoal ou gestão da imagem pessoal - é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. tem também como objetivo principal construir, promover e gerenciar a imagem de um indivíduo, destacando suas competências, valores e qualidades, com o intuito de alcançar o sucesso profissional e pessoal. O objetivo central deste projeto é mostrar aos participantes o que é o marketing pessoal e como aplicá-lo na sua vida mostrando o valor da reputação e como construir uma imagem positiva pode ajudá-los a se relacionar melhor com colegas, professores e outros profissionais, criando boas conexões para o futuro. A pesquisa foi realizada por meio de questionários a fim de identificar o nível de conhecimento dos jovens sobre o assunto, os resultados indicaram que grande parte dos jovens não possui uma compreensão clara sobre os conceitos e as ferramentas de marketing pessoal, o que pode limitar suas chances de sucesso em entrevistas de emprego, processos seletivos e outras oportunidades profissionais. Com base nos dados coletados, este trabalho propõe um projeto educacional focado em ensinar os jovens a desenvolverem suas habilidades de marketing pessoal, através de aulas ministradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, palestras e tarefas. As atividades foram desenhadas para promover o uso correto do marketing pessoal. Através dessa abordagem, espera-se que os jovens se sintam mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, além de estarem mais conscientes sobre a importância de gerenciar sua imagem para o sucesso profissional. A conclusão reforça que a relevância de fazer esse trabalho sobre marketing pessoal é que ele é uma chave para abrir a porta que dá acesso para uma ferramenta muito relevante para a construção de uma carreira sólida, além de o projeto contribuir significativamente para a formação de cidadãos mais preparados para o mundo do trabalho.Palavras-chave: Marketing pessoal, jovens, mercado de trabalho e imagem. |
Tatiana Silva Lopes |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
23 de Julho de 2025 |
Sendo desenvolvido dentro da temática Trabalho, abordando o tema com ação de desenvolvimento pessoal para a inserção no mundo do trabalho, essa proposta apesar de competir com a facilidade de acesso a informação que ocorre hoje em dia, vem confrontar as dificuldades enfrentadas para inserção no mercado de trabalho que ocorrem, quando se apresenta um bom currículo e ainda maiores quando se pretende formar um. A admissão do jovem quando da busca do primeiro emprego enfrenta muitos obstáculos a falta de conhecimento em Marketing pessoal, que aqui se mostra de suma importância, faz toda a diferença na hora de apresentar-se em público ou concorrer a uma vaga de emprego. O marketing pessoal é a chave para quem deseja ter sucesso e reconhecimento profissional. Isso reforça a ideia de que uma boa gestão da imagem é fundamental para alcançar os objetivos profissionais.A gestão da imagem é uma ferramenta muito poderosa e eficaz quando usada da maneira correta. É normal do ser humano que ele crie uma ideia do outro a partir do que ele vê, mesmo que aquilo não seja a verdade, e como alguém faz para que a primeira impressão causada nas outras pessoas seja algo positivo? É exatamente isso que marketing pessoal ensina, e são esses conhecimentos que fazem toda diferença na vida de uma pessoa. O projeto visa ajudar pessoas que tiveram pouco ou quase nada de instrução sobre o assunto levando-os a compreenderem a importância do mesmo e como colocá-lo em prática tornando-o uma ferramenta para alcançar seus objetivos. Ao estudar este assunto fica claro como a aparência, fala, postura tanto física como comportamental são fatores que podem se tornar determinantes em grande parte dos momentos. Além disso é proposto que hajam conhecimentos sobre entrevista de emprega abordando a formulação de currículo, comportamento e vestuário para esse momento em especifico. É muito comum ver novos candidatos a vagas de emprego que querem ingressar no mercado de trabalho, mas também é muito comum que esses jovens não saibam o que significa “marketing pessoal”, ou que não acreditem em como o mesmo pode fazer diferença e portanto anulam a importância que ele tem, isso faz com que muitos sejam recusados apenas pela forma como se vestem, agem ou falam ( mesmo sendo aptos para a atividade). Porém, no ambiente corporativo, o marketing pessoal se torna essencial para o sucesso profissional. O marketing pessoal é uma das ferramentas mais poderosas, pois permite que o indivíduo se destaque, crie oportunidades e seja reconhecido. Isso demonstra como o controle da própria imagem pode abrir portas e gerar avanços significativos na carreira.Com isso, surgiu a ideia de trazer um projeto voltado para alcançar jovens na faixa etária de 14 a 25 anos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Boa Vista, morados dos bairros Pricumã e Liberdade, que serão alcançados por meio de divulgação em escolas, além daqueles que poderão ter conhecimento sobre a proposta por meio das redes sociais e se desejarem poderão se inscrever no curso.Para esse público desejamos que agreguem a sua vida e currículos conhecimentos relacionados a área de Marketing Pessoal de forma gratuita e didática de forma a aplicar maior valor as suas vidas pessoais e profissionais e que no mercado local sejam inseridos profissionais com maior confiança pessoal e com olhar diferenciado para o seu papel na empresa. Os objetivos principais são que os participantes possam aprender o que é o marketing pessoal, quais as formas de aplicá-lo e entender o porquê de fazê-lo.Para a aluna candidata a bolsista a oportunidade de prática dos conhecimentos até aqui adquiridos poderão permear entre os conhecimentos de Marketing Secretarial, Técnicas Secretariais, Atendimento ao Público, Língua Portuguesa, Técnicas de Comunicação, Metodologia de Pesquisa Científica, Informática, Economia Básica, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. Essa oportunidade de agir como mediador de conhecimento ainda oportuniza o desenvolvimento oratória, postura, olhar, dicção e movimentos. Lembramos ainda da construção curricular e profissional que será aqui proporcionada para a Aluna Bolsista.A efetividade e operacionalização desse projeto poderão ser executadas dentro das instalações do Campus Boa Vista com a ocupação de uma sala, conforme cronograma proposta, sendo administrado e executado pela aluna bolsista e com acompanhamento da professora orientadora. Para tanto serão utilizados os recursos financeiros propostos no edital, executados conforme planilha do projeto. |
" Dança, arte e vida " |
A dança é uma expressão artística e cultural que promove bem-estar físico, social e emocional. No ambiente acadêmico interno e externo, ela pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade estimular a criatividade e incentivar a interação entre os estudantes, servidores e comunidades .O Projeto " Dança, arte e vida " do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR) tem como objetivo oferecer um espaço para a prática e o aprendizado da dança nas modalidades de dança contemporânea, ballet e dança de salão e jazz, valorizando diferentes estilos e proporcionando uma atividade extracurricular enriquecedora e aproveitando a sala de dança do Complexo deArtes, do Campus Boa Vista. O projeto busca integrar os participantes, promovendo a inclusão, a disciplina e o desenvolvimento da coordenação motora, além de contribuir para a saúde mental.Por meio de aulas regulares, apresentações e eventos culturais, o projeto pretende incentivar os participantes a se expressarem livremente, fortalecendo sua autoestima e ampliando suas perspectivas no ambiente estudantil e comunitário. |
Orlando Souza da Silva Junior |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
18 de Julho de 2025 |
A dança é uma manifestação artística que vai além do entretenimento, sendo uma importante ferramenta de inclusão social, desenvolvimento pessoal e bem-estar físico e mental. No contexto educacional, sua prática contribui para a melhoria da qualidade de vida dos participantes estudantes, servidores e comunidade.No Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR), a implementação de um Projeto de Dança se justifica pela necessidade de oferecer atividades que estimulem a expressão corporal, a criatividade e a atividade física por meio da dança nas modalidades de dança contemporânea, ballet e dança de salão e jazz. Além disso, a dança pode ser um recurso eficaz no combate ao sedentarismo, na redução do estresse e na promoção da autoestima.Outro ponto relevante é a valorização da diversidade cultural. O projeto possibilitará o contato com diferentes estilos de dança, incentivando o respeito às múltiplas formas de expressão e ampliando seu repertório artístico e utilizando o espaço da sala de dança do Complexo de Artes do Campus Boa Vista. |
Respeito em Cartaz: Informação contra o Preconceito |
O projeto "Respeito em Cartaz: Informação contra o Preconceito" visa combater a discriminação no ambiente escolar por meio da produção e disseminação de cartilhas digitais, destinadas a estudantes e educadores da rede pública. A metodologia divide-se em três etapas: pesquisa diagnóstica com questionários para mapear casos reais de preconceito; produção da cartilha pelos estudantes envolvidos; e a divulgação em redes sociais e eventos escolares do material produzido. O projeto prevê impactar diretamente 200 alunos e 30 educadores, com potencial de alcance indireto para 450 pessoas. Como resultado espera-se a conscientização sobre o enfrentamento do preconceito em ambiente escola em suas mais diversas manifestações, a instrumentalização da comunidade para agir contra essas práticas e a promoção da sustentabilidade, ao promover meios de informação hospedados em ambiente virtual. |
Bernard Jose Pereira Alves |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
18 de Julho de 2025 |
Este projeto se justifica a partir de três eixos fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao problema social relacionado, isto é, o preconceito em ambiente escolar. Segundo a Pesquisa Diversidade Jovem 2023 divulgada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), oito em cada 10 dez jovens negros já sentiram ou presenciaram preconceito na escola ou universidade. Os dados de 2023 parecem indicar que o problema do preconceito, em seus mais diferentes matizes, mostra resistência. Ainda em 2009, a pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontava que 96,5% dos entrevistados reconheciam ter preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 91% de geração (idade), 87,5% socioeconômico, 87,3% com relação orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial. Isto é, passados mais de 10 anos, ainda há indícios concretos da necessidade do enfrentamento do problema, em especial, no âmbito local. Nesse sentido, o acesso à informação é fundamental como instrumento de mudança. Em segundo lugar, é importante destacar a carência de ferramentas pedagógicas destinadas ao enfrentamento do problema do preconceito social. Escolas públicas carecem de materiais didáticos interativos e acessíveis para abordar o tema, limitando-se a palestras pontuais, muitas vezes sem continuidade. Nossa proposta visa a produção de cartilhas informativas, em formato digital, sem custo, para ampla distribuição por meio dos canais de comunicação das instituições de ensino interessadas.Por último, cabe destacar as consequências dos efeitos de práticas como racismo, homofobia, machismo, entre outros, para a construção da autoestima dos jovens afetados. Aos serem expostos a esses dilemas, em especial na adolescência, muitos estudantes acabam por ter seu desempenho acadêmico e sua saúde mental afetados. Assim, o projeto se justifica em função de sua relevância social ao atender demandas locais, isto é, sua finalidade social, bem como está orientada segundo princípios de sustentabilidade, uma vez que sua produção e distribuição será online, podendo ser divulgada mesmo depois da finalização do projeto. |
Inovação Pedagógica na EPT: Tecnologias e Práticas para Educadores |
Este projeto de extensão tem como objetivo capacitar educadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no uso estratégico de ferramentas digitais gratuitas para aprimorar suas práticas pedagógicas. A proposta integra Inteligência Artificial (IA) para criação de conteúdo e avaliação (ex: Chat GPT, Gemini), Kahoot!, para engajamento e avaliação formativa, e o Google Workspace (Docs, Sheets, Slides) para colaboração e organização. A metodologia consistirá em três etapas principais: planejamento e desenvolvimento de recursos, realização de oficinas práticas (combinando encontros síncronos remotos e atividades assíncronas) e disseminação e avaliação dos resultados. A formação terá uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 40% para atividades síncronas e 60% para atividades assíncronas. Espera-se que este projeto contribua significativamente para a inovação pedagógica, o aumento do engajamento dos alunos e a promoção de um ensino mais dinâmico, relevante e alinhado com as demandas do século XXI. Ao final, espera-se que os educadores estejam mais capacitados e aptos a implementar práticas pedagógicas transformadoras, impulsionando a qualidade do ensino na EPT. |
Alexandra de Oliveira Rodrigues Marculo |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
23 de Julho de 2025 |
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é crucial para o desenvolvimento do país, mas enfrenta o desafio de manter seus educadores atualizados com as rápidas transformações tecnológicas. A falta de capacitação no uso de ferramentas digitais pode limitar a qualidade do ensino e a formação de profissionais competentes, razão pela qual, eles precisam estar aptos a enfrentar o desafio constante de se manter atualizado com as rápidas transformações tecnológicas e as novas demandas do mercado de trabalho. Nesse contexto, a capacitação dos educadores no uso de ferramentas digitais gratuitas torna-se fundamental para garantir a qualidade do ensino e a formação de profissionais competentes e inovadores. A integração de ferramentas como Inteligência Artificial (IA), Kahoot! E o Google Workspace oferece um enorme potencial para enriquecer as práticas pedagógicas, promover o engajamento dos alunos e personalizar o aprendizado. No entanto, muitos educadores da EPT ainda não possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para utilizar essas ferramentas de forma eficaz.Este projeto de extensão se justifica pela necessidade de oferecer uma formação prática e acessível aos educadores da EPT, tanto do IFRR quanto de outras instituições, capacitando-os a integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas e a promover a inovação no ensino. A oferta para o público externo ampliará o impacto, beneficiando um número maior de educadores e instituições, promovendo a inovação no ensino e preparando os alunos para o mercado de trabalho, despertando potenciais imprescindíveis para uma atuação futura. |
O caminho da aprovaçao |
O acesso ao ensino superior ainda é um desafio para muitos estudantes, especialmente aqueles que vivem em comunidades com poucas oportunidades educacionais. No município do Cantá, observa-se um número significativo de jovens e adultos que não tinham perspectiva de continuar os estudos, muitas vezes devido à falta de suporte acadêmico e orientação adequada para o vestibular. Diante dessa realidade, surge o projeto de extensão "O Caminho da Aprovação", que visa proporcionar reforço escolar focado na disciplina de Matemática, essenciais para os principais exames de ingresso ao ensino superior.O projeto tem como objetivo oferecer uma preparação eficiente e direcionada para vestibulares, auxiliando os participantes com estratégias de estudo, materiais didáticos específicos, como apostilas, listas de exercícios e simulados, além de um diagnóstico inicial para identificar o nível de conhecimento dos alunos e acompanhar sua evolução ao longo das aulas.As atividades serão desenvolvidas de forma presencial, com encontros semanais, permitindo a interação direta entre os participantes e os professores envolvidos. Acredita-se que, por meio dessa iniciativa, os alunos possam não apenas melhorar seu desempenho acadêmico, mas também ampliar suas perspectivas de futuro, enxergando no ensino superior uma possibilidade real e alcançável. |
Edilacy da Silva Sampaio |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
18 de Julho de 2025 |
A educação é um dos principais instrumentos de transformação social e, por meio dela, é possível proporcionar aos indivíduos novas oportunidades e perspectivas de futuro. No entanto, muitas vezes, estudantes de comunidades periféricas enfrentam grandes desafios para dar continuidade aos seus estudos, especialmente quando se trata de se preparar para exames de ingresso ao ensino superior, como os vestibulares. A falta de acesso a materiais de qualidade, a carência de orientação adequada e as dificuldades no processo de aprendizagem são obstáculos frequentes que dificultam o acesso ao ensino superior para muitos jovens.O município do Cantá, em particular, é uma área em que essa realidade se apresenta de maneira contundente. Muitos dos moradores, especialmente os jovens, não possuem recursos e apoio suficientes para se preparar adequadamente para os vestibulares, o que acaba limitando suas possibilidades de ingressar em instituições de ensino superior. Diante desse cenário, o projeto "O Caminho da Aprovação" se justifica como uma necessidade urgente de oferecer suporte educacional de qualidade, que possibilite aos estudantes desenvolverem suas habilidades e adquirirem os conhecimentos necessários para o ingresso no ensino superior.Além disso, a iniciativa busca proporcionar aos alunos estratégias de estudo eficazes, que vão além do conteúdo específico da disciplina de Matemática, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de resolução de problemas. O projeto visa não apenas aumentar as chances de aprovação nos vestibulares, mas também contribuir para o fortalecimento da autoestima e da confiança dos participantes, motivando-os a continuar seus estudos e a acreditar em seu potencial.Portanto, "O Caminho da Aprovação" é um projeto que visa atender essa demanda de preparação para vestibulares em uma comunidade que, historicamente, teve pouco acesso a oportunidades educacionais, promovendo inclusão social e o acesso ao ensino superior para os jovens do Cantá. |
Acordes da Aprendizagem: Teclado para Iniciantes |
O projeto visa oferecer oficinas de teclado com o objetivo de ensinar teoria e a prática do instrumento e seus acordes. Durante essas oficinas, os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos do teclado, incluindo técnicas básicas de tocar, identificação e formação de acordes, e prática de músicas simples. O projeto visa proporcionar uma introdução acessível e prática à música por meio do teclado, permitindo que os iniciantes desenvolvam suas habilidades musicais de forma progressiva e envolvente. |
Jerusa Soares da Rocha |
CBV |
Em execução |
28 de Abril de 2025 |
18 de Julho de 2025 |
Justificativa:A música desempenha um papel significativo no desenvolvimento humano, promovendo a expressão criativa, o bem-estar emocional e a coesão social. No entanto, o acesso à educação musical de qualidade nem sempre é igualmente distribuído, especialmente para aqueles que desejam aprender a tocar um instrumento musical. Nesse contexto, o projeto "Acordes da Aprendizagem: Teclado para Iniciantes" surge como uma iniciativa para preencher essa lacuna e democratizar o acesso à educação musical, especificamente no âmbito do teclado, entre estudantes e membros da comunidade em geral.A seguir, destacam-se algumas razões pelas quais esse projeto é justificado:Em relação a inclusão e acesso muitos indivíduos têm interesse em aprender música, mas podem enfrentar barreiras de acesso, seja devido à falta de recursos financeiros para aulas particulares ou à falta de programas educacionais acessíveis em suas comunidades. O projeto visa garantir que pessoas de todas as origens e contextos socioeconômicos tenham a oportunidade de aprender a tocar teclado, promovendo a inclusão e o acesso equitativo à educação musical.Aprender a tocar um instrumento musical, como o teclado, oferece uma série de benefícios cognitivos, emocionais e sociais. Isso inclui o desenvolvimento da coordenação motora, da capacidade de concentração, da habilidade auditiva e da memória. Além disso, a prática musical estimula a criatividade, promove a autoexpressão e ajuda no gerenciamento do estresse. O projeto busca proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento dessas habilidades entre os participantes.A música é uma forma de arte universal que enriquece a vida das pessoas e contribui para a formação cultural. Aprender a tocar teclado não apenas permite que os indivíduos expressem suas próprias emoções e ideias por meio da música, mas também os conecta com uma tradição cultural rica e diversificada. O projeto "Acordes da Aprendizagem" incentiva a apreciação da música e o desenvolvimento de uma sensibilidade artística entre os participantes.Ao oferecer oficinas de teclado acessíveis e de qualidade, o projeto tem o potencial de identificar e nutrir talentos musicais locais. Muitas vezes, talentos promissores podem permanecer ocultos devido à falta de oportunidades para desenvolver suas habilidades. O projeto pode servir como um catalisador para o surgimento de novos músicos e artistas na comunidade, contribuindo para a diversidade e vitalidade cultural.A música tem o poder de unir as pessoas e fortalecer os laços comunitários. O projeto "Acordes da Aprendizagem" oferece uma plataforma para a colaboração e o compartilhamento de experiências entre os participantes, criando um ambiente de apoio e camaradagem. Além disso, as apresentações e eventos musicais resultantes do projeto têm o potencial de enriquecer a vida cultural da comunidade e promover um senso de pertencimento e orgulho local.Em suma, o projeto "Acordes da Aprendizagem: Teclado para Iniciantes" é justificado pela sua capacidade de democratizar o acesso à educação musical, promover o desenvolvimento pessoal e cultural, identificar talentos locais e fortalecer os laços comunitários por meio da música. Ao oferecer oficinas de teclado acessíveis e de qualidade, o projeto visa capacitar os participantes a explorar seu potencial musical, criar conexões significativas e contribuir para uma comunidade mais vibrante e inclusiva. |