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Oficina de Robótica com EV3 - Turma Partiu IF |
Apresentação
A oficina de robótica utilizando o kit Lego Mindstorms Education EV3. A programação utilizada nos kits LEGO utilizam linguagem em blocos, que tem o intuito de tornar o aprendizado de uma linguagem de programação o mais simples possível. Como metodologia será utilizado: apostila de estudos, ambiente de desenvolvimento EV3 Lego Classroom Education, kit Lego Mindstorms Education EV3, e vídeo aulas. A oficina será realizada com uma carga horária total de 8 horas. As alunos irão trabalhar em duplas buscando o melhor aproveitamento do tempo, espaço e recursos de cada aluno. Público alvo: alunos do programa Partiu IF |
Laboratório de Robótica - Campus Boa Vista |
24 de Outubro de 2025 |
24 de Outubro de 2025 |
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Caminhos que transformam: Trilhas de aprendizagem docente |
O plano de formação docente “Caminhos que Transformam: Trilhas de Aprendizagem Docente” propõe uma abordagem inovadora, flexível e alinhada às demandas atuais da educação, com foco na valorização do professor e na melhoria da qualidade do ensino. Estruturado em quatro trilhas temáticas: Cuidar de si e do outro (bem-estar docente, inteligência emocional e gestão humanizada), Inovar para engajar (metodologias ativas, tecnologias e inteligência artificial), Ensinar e aprender com equidade (planejamento, avaliação e inclusão) e Escola que acolhe e mobiliza (convivência, protagonismo estudantil e combate ao bullying), o plano articula teoria e prática em uma dinâmica de sala de aula invertida. Os participantes realizam estudos prévios com materiais digitais (vídeos, artigos, podcasts, infográficos) e, posteriormente, participam de encontros presenciais compostos por palestras inspiradoras, rodas de conversa e oficinas práticas. Com carga horária total de 20 horas, a proposta valoriza o protagonismo docente, promove a troca de experiências e integra inovação pedagógica, cuidado com o bem-estar e compromisso social, fortalecendo a formação continuada como espaço de transformação e construção coletiva de saberes. |
Escola Estadual Penha Brasil e Escola Estadual São José |
27 de Agosto de 2025 |
4 de Dezembro de 2025 |
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Oficina de LP: Acentuação |
Esta oficina objetiva ensinar aos estudantes do #PartiuIF as noções básicas de Acentuação. |
IFRR |
24 de Outubro de 2025 |
24 de Outubro de 2025 |
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“1º Simulado do Pré- Médio do IFRR - Campus Boa Vista destinado aos alunos da Rede Pública Estadual”. |
O Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista tem o prazer de realizar o 1º Simulado do Pré- Médio, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da preparação de estudantes da rede pública estadual que almejam ingressar no ensino médio técnico integrado.
📍Objetivo:
Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de vivenciar uma avaliação nos moldes do processo seletivo do IFRR, incentivando o estudo, a autoconfiança e a familiarização com o formato das provas.
📅 Data : inscrições: 27/10/2025 a 08/11/2025
🎯 Público-alvo:
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública estadual.
🟢 Inscrições gratuitas! |
Campus Boa Vista |
14 de Novembro de 2025 |
14 de Novembro de 2025 |
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1º Simulado do Pré- Médio do IFRR- Campus Boa Vista. Destinado aos alunos da Rede Pública Estadual |
O Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista tem o prazer de realizar o 1º Simulado do Pré- Médio, uma iniciativa voltada ao fortalecimento da preparação de estudantes da rede pública estadual que almejam ingressar no ensino médio técnico integrado.
📍Objetivo:
Proporcionar aos alunos da rede pública estadual a oportunidade de vivenciar uma avaliação nos moldes do processo seletivo do IFRR, incentivando o estudo, a autoconfiança e a familiarização com o formato das provas.
📅 Data : inscrições: 27/10/2025 a 08/11/2025
🎯 Público-alvo:
Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública estadual.
🟢 Inscrições gratuitas! |
Campus Boa Vista |
14 de Novembro de 2025 |
14 de Novembro de 2025 |
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Palestra: Acordos e Mobilidade Acadêmica: A experiência do IFES na tríplice fronteira |
Trata-se de um relato de experiência referente ao processo de construção e execução de acordos de cooperação nos níveis técnico de ensino médio e graduação, firmados entre o Instituto Federal do Espírito Santo e instituições binacionais com sede no Brasil — como o Parquetec/Itaipu e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) —, bem como com instituições localizadas em países limítrofes, Argentina e Paraguai. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor Marcelo Pedra, da Assessoria Internacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). |
Campus Bonfim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima |
29 de Outubro de 2025 |
29 de Outubro de 2025 |
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O Halloween como Estratégia Didática no Ensino de Língua Inglesa |
Ensinar uma língua estrangeira na contemporaneidade implica considerar todos os elementos que favorecem o desenvolvimento cognitivo e comunicativo dos aprendizes. Assim, o processo de ensino-aprendizagem deve ser concebido não apenas como a transmissão de um sistema linguístico isolado, mas como a inserção do estudante em um sistema social de significados.
Nesse contexto, a abordagem de festividades culturais, como o Halloween, configura-se como uma oportunidade didática relevante. Ao ser trabalhado em sala de aula, o tema pode contribuir para o enriquecimento do vocabulário específico — como os termos fear, skull, candies, scary, entre outros — e, simultaneamente, proporcionar a compreensão de aspectos simbólicos e culturais subjacentes à celebração.
Por exemplo, o uso da abóbora como símbolo do evento transcende a dimensão lexical, pois está relacionado a explicações de natureza histórica, lógica ou folclórica. Dessa forma, abordar o Halloween sob perspectivas históricas, culturais e linguísticas permite ampliar o repertório de conhecimento dos estudantes, estimular a reflexão crítica, promover a criatividade e fortalecer a interação em sala de aula, tanto nas etapas preparatórias quanto na culminância das atividades. |
Campus Bonfim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima |
29 de Outubro de 2025 |
29 de Outubro de 2025 |
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I Encontro Internacional de Estudantes do IFRR na Fronteira Brasil-Guiana |
O I Encontro Internacional de Estudantes do IFRR na Fronteira Brasil-Guiana ocorrerá por meio de uma Visita Técnica durante o XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana, associada ao Projeto Inova: Gestão sem Fronteiras: Aprendizagens Interculturais com alunos do Ensino Médio do IFRR/Campus Bonfim e Saint Ignatius Secondary School de Lethem/Guiana, aprovado pelo EDITAL 5/2025 - PROEN/IFRR, dialogando com a necessidade de internacionalização da educação, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do IFRR, promovendo a “Internacionalização em Casa” com ações acessíveis e de grande impacto. A atividade de culminância com estudantes brasileiros e guianenses promove o uso funcional de línguas estrangeiras, a aprendizagem por projetos, a educação cidadã e o respeito às identidades culturais. Sua execução é viável no tempo e recursos disponíveis e fortalece a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares envolvidos, alinhando-se à proposta pedagógica dos cursos e ao perfil de conclusão esperado. O objetivo geral é promover a formação intercultural e a cooperação transfronteiriça por meio de atividades pedagógicas integradas entre estudantes do IFRR e da Saint Ignatius Secondary School, durante o XIII Intercâmbio Intercultural das Escolas da Fronteira Brasil-Guiana. Tendo como objetivos específicos: estimular o uso funcional do inglês e do português em situações reais de interação internacional;
Desenvolver práticas administrativas simuladas em contextos interculturais; promover o respeito à diversidade linguística e cultural da região de fronteira; e aplicar saberes de administração, comunicação e planejamento em atividades colaborativas.
O Evento sustenta-se nos Parâmetros Nacionais para a Internacionalização da Educação Básica (MEC, 2022) e na Política de Internacionalização do IFRR (PDI 2024‑2028), que orientam a incorporação sistemática da dimensão internacional e intercultural nas práticas pedagógicas. Esses documentos públicos destacam eixos estruturantes — cidadania planetária, equidade e plurilinguismo — que norteiam nossa proposta, a qual busca inserir a internacionalização no cotidiano escolar por meio da convivência com a diferença e da aprendizagem colaborativa. A estratégia de “internacionalização em casa”, conforme conceituado por Jones e de Wit (2012) e ampliada por Candido e Katz (2018), permite que todos os estudantes, independentemente de mobilidade física, participem de atividades bilíngues e interculturais, ampliando a equidade no acesso a experiências globais.
Em consonância com essa perspectiva, o modelo de Sensibilidade Intercultural proposto por Bennett (1993; 2018) oferece um referencial para dimensionar o desenvolvimento gradual das competências interculturais dos alunos. Através dos estágios de negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração, podemos planejar atividades que favoreçam a progressão dos estudantes na compreensão e valorização das diferenças culturais. Deardorff (2006) complementa essa abordagem ao sistematizar indicadores de competência intercultural — atitudes de abertura e curiosidade, conhecimentos culturais e linguísticos, além de habilidades comunicativas e de flexibilidade — os quais utilizaremos para avaliar resultados, em especial o uso funcional do inglês e do português em contextos reais de interação. A perspectiva de aprendizagem experiencial, defendida por Kolb (1984) e Dewey (1938), reforça a importância de ciclos de experiência concreta, reflexão, abstração e experimentação ativa. Nossas simulações administrativas e oficinas bilíngues configuram‑se como momentos de ação-reflexão, em que o conhecimento emerge da prática e do diálogo entre os participantes. Tais atividades promovem não apenas o domínio de conteúdos técnicos de administração, mas também desenvolvem atitudes colaborativas e reflexivas, alinhadas aos princípios da educação para o século XXI.
No campo da educação intercultural e do plurilinguismo, Candau (2012) distingue o multiculturalismo da interculturalidade, defendendo que o verdadeiro diálogo entre culturas exige trocas significativas e construção conjunta de saberes. Por sua vez, Phillipson (1992) e Skutnabb‑Kangas (2000) alertam para o risco do imperialismo linguístico e enfatizam a necessidade de valorizar as línguas locais e minoritárias, o que, em nosso contexto fronteiriço, implica reconhecer e respeitar não apenas o português e o inglês, mas também eventuais línguas indígenas ou crioulos presentes na região. Por fim, as contribuições de Vygotsky (1978) e Bourdieu (1999) reforçam a dimensão social e simbólica da aprendizagem. Para Vygotsky, a mediação social, aqui exemplificada pelos pares culturais — estudantes brasileiros e guianenses — funciona como elemento catalisador do desenvolvimento cognitivo e linguístico. Bourdieu, ao discutir o capital cultural, demonstra como a experiência intercultural enriquece o repertório simbólico dos alunos, ampliando suas possibilidades de participação em diferentes campos sociais e profissionais. |
Saint Ignatius Secondary School em Lethem/Guiana |
30 de Outubro de 2025 |
30 de Outubro de 2025 |
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Práticas Interativas em Biologia para a Educação de Jovens e Adultos: Ecologia, Reinos e Evolução |
O projeto de extensão busca promover práticas pedagógicas interativas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Militarizada Presidente Tancredo Neves, nas três séries do Ensino Médio. As ações estão voltadas para o ensino de conteúdos de Biologia, abordando Ecologia, Reinos e Evolução. Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, incluindo a ação especial “Análise da Morfologia Floral”, realizada no ginásio poliesportivo do IFRR – Campus Boa Vista, com dissecação, observação e análise de flores. A iniciativa articula ensino e extensão, promovendo a aprendizagem significativa, a inclusão e a valorização do saber científico na vida cotidiana dos estudantes. |
Escola Estadual Maria Sônia de Brito Oliva / Escola Estadual Presidente Tancredo Neves |
11 de Setembro de 2025 |
11 de Dezembro de 2025 |
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Revisão de genética: reforço utilizando o método de sala de aula invertida |
O conteúdo de genética é bastante complexo e tido por muitos alunos do ensino médio regular e professores como um assunto difícil de ser ensinado, pois por se tratar de algo invisível a olho nu, soa bastante abstrato. Por esse motivo, este projeto de extensão será um reforço às aulas regulares, e buscará resolver lacunas de conhecimento individual dos alunos. O presente projeto de extensão busca potencializar os saberes dos alunos da etapa de ensino médio, tem como objetivo revisar o conteúdo de genética presente nas aulas do 3º ano do ensino médio na disciplina de biologia e avaliar estes conhecimentos com um simulado de vestibular, onde serão utilizadas questões de vestibulares anteriores para que os alunos percebam o resultado dos próprios esforço. Assim preparando-os para gerir os próprios estudos. A metodologia de sala de aula invertida permite que os/as estudantes participem mais ativamente nas aulas, uma vez que têm um conhecimento prévio do conteúdo, sendo assim uma metodologia ideal para revisão de conteúdo e práticas avaliativas como resolução de questões em sala. Através de videoaulas, quiz, mapas mentais e resumos dispostos online, os alunos se responsabilizarão pela compreensão prévia para questionar o conteúdo em sala de aula. Instigando-os a obter conhecimento antes da aula, no seu tempo individual de compreensão e fazendo com que assumam papel ativo na aprendizagem e sintam-se mais pertencentes às discussões em sala do dia seguinte. As atividades propostas neste projeto serão aplicadas em escola da rede estadual, levando conhecimento produzido no IFRR para a comunidade, promovendo a integração e atendendo as demandas da sociedade. Além de proporcionar aos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas a oportunidade de se engajarem em atividades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e para o exercício da cidadania. Para tanto, a acadêmica extensionista será responsável pela disponibilização do material em textos e vídeo aulas sobre o conteúdo de genética abordado no 3º ano do ensino médio. |
Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi |
15 de Setembro de 2025 |
19 de Dezembro de 2025 |
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Semana da Cosnciencia Negra 2025 |
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão sobre a importância da história, da cultura e das lutas do povo negro na formação da sociedade brasileira. O Instituto Federal de Roraima, comprometido com a promoção da equidade racial e da educação antirracista, propõe a Semana da Consciência Negra 2025 como um espaço de diálogo, arte, memória e valorização das identidades afro-brasileiras.
A programação pretende fortalecer o debate sobre o racismo estrutural, os movimentos sociais negros e as expressões culturais afro-brasileiras, aproximando estudantes, servidores e comunidade externa por meio de atividades educativas, culturais e artísticas. |
Auditorio do CBV e Complexo de Artes |
17 de Novembro de 2025 |
19 de Novembro de 2025 |
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Produção de Conteúdo com o Celular |
O curso “Produção de Conteúdo com o Celular” tem como foco capacitar estudantes a utilizarem o smartphone como uma poderosa ferramenta de criação digital. Durante a oficina, os participantes aprenderão técnicas de fotografia, filmagem e edição de imagens e vídeos, explorando aplicativos gratuitos e acessíveis. Além de desenvolver habilidades técnicas, o curso estimula a criatividade e o protagonismo, valorizando a identidade cultural amazônica e promovendo o uso das redes sociais como meio de comunicação, expressão e empreendedorismo. É uma oportunidade para transformar o celular em instrumento de aprendizado e de trabalho. |
Campus Boa Vista Zona Oeste - IFRR |
21 de Outubro de 2025 |
21 de Outubro de 2025 |
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Oficina Enade Tecnologia 2025 |
A Oficina Pedagógica para o Enade das Tecnologias tem o objetivo de preparar os estudantes de Tecnologia para o ENADE 2025, abordando tanto o conteúdo quanto as estratégias para a prova. Público-alvo: Estudantes dos cursos de Tecnologia do IFRR. |
Auditório do Campus Boa Vista Zona Oeste |
5 de Novembro de 2025 |
5 de Novembro de 2025 |
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Reflexão sobre a autoavaliação institucional do IFRR no Campus Bonfim |
Palestra sobre Reflexão sobre a autoavaliação institucional do IFRR no Campus Bonfim |
Campus Bonfim |
22 de Outubro de 2025 |
22 de Outubro de 2025 |
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Palestra: Entendendo o Sistema Solar a partir dos Meteoritos |
A palestra “Entendendo o Sistema Solar a partir dos Meteoritos” tem como objetivo apresentar ao público os principais aspectos científicos relacionados à origem e à evolução do Sistema Solar, a partir do estudo dos meteoritos — fragmentos de corpos celestes que atingem a Terra após longas trajetórias no espaço.
Durante a apresentação, serão abordadas as diferentes origens dos meteoritos (provenientes de Marte, da Lua, do Cinturão de Asteroides e de regiões cometárias) e sua relevância como fontes de informação para a astronomia e as ciências planetárias. Os meteoritos são considerados “sondas espaciais naturais”, pois permitem o acesso a amostras de materiais extraterrestres sem a necessidade de missões espaciais dispendiosas, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a formação dos planetas e do próprio Sistema Solar.
A atividade incluirá, além da palestra expositiva, uma mostra de meteoritos reais, permitindo ao público o manuseio supervisionado das amostras, observações microscópicas de suas estruturas e, complementarmente, observações astronômicas com telescópio. O evento propõe uma experiência educativa completa, integrando aspectos teóricos e práticos, que estimula o interesse científico e a popularização da astronomia.
Ação promovida pelo Grupo de mulheres cientistas Meteoríticas - UFRJ que além de desenvolver pesquisas em seus laboratórios, realizam atividades de campo. |
Campus Bonfim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima |
21 de Outubro de 2025 |
21 de Outubro de 2025 |
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Oficina Modelagem de negócio em CANVAS - 2025 |
Este curso tem por objetivo levar os cursistas a compreender sobre a modelagem no método Canvas. |
Ambiente Virtual |
18 de Agosto de 2025 |
22 de Agosto de 2025 |
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Oficina Plano de Negócios 2025 |
Seja bem-vindo ao treinamento "Plano de Negócios", uma oportunidade para empreendedores estruturarem suas ideias de forma clara e objetiva, transformando-as em projetos viáveis. Durante nosso período juntos, os participantes serão guiados através dos principais elementos de um plano de negócios, desde o sumário executivo até as projeções financeiras, passando por análises de mercado e estratégias de marketing. Uma abordagem prática e acessível, capacitando os participantes a desenvolver um plano que eles ajudam como guia estratégico para o sucesso de suas empresas. |
Ambiente Virtual |
15 de Setembro de 2025 |
19 de Setembro de 2025 |
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Oficina Prototipação Rápida 2025 |
Prototipação rápida |
Ambiente Virtual |
29 de Setembro de 2025 |
3 de Outubro de 2025 |
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Oficina Pitch de Negócios 2025 |
Bem-vindos ao curso de Pitch para Negócios! Aqui, você aprenderá a criar apresentações rápidas, impactantes e persuasivas, capazes de transmitir suas ideias de forma clara e cativante. Vamos explorar conceitos essenciais, como storytelling e a estrutura do Pitch, além de técnicas para adaptar seu discurso ao público-alvo e destacar os diferenciais do seu negócio. Este será um espaço para prática, aprendizado e desenvolvimento, onde você terá a oportunidade de aprimorar sua capacidade de "vender seu peixe" e conquistar a atenção de clientes, investidores e parceiros. Prepare-se para uma jornada de muito conteúdo e prática! |
Ambiente Virtual |
6 de Outubro de 2025 |
10 de Outubro de 2025 |
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5º Mostra Pedagógica EAD: Territórios, Tecnologias e Culturas em Diálogos no Extremo Norte da Amazônia |
A 5ª Mostra Pedagógica EAD: Territórios, Tecnologias e Culturas em Diálogos no Extremo Norte da Amazônia, surge como uma iniciativa estratégica, e, profundamente significativa para o fortalecimento do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Roraima e, por extensão, no cenário nacional.
Localizada no extremo norte do Brasil, a Região Amazônica reúne uma diversidade sociocultural única, marcada por comunidades indígenas, populações tradicionais, saberes ancestrais e realidades territoriais complexas, no caso de Roraima, marcada pela intensa migração venezuelana. Nesse contexto, o evento propõe um espaço de escuta, troca e valorização desses múltiplos territórios e culturas, articulando-os com as potencialidades da Educação a distância (EAD), implementada pelo IFRR, por meio de seus campi, em parceria com o Instituto de Educação de Roraima (IERR) por meio de seus polos.
A proposta da Mostra não se limita à apresentação de práticas pedagógicas, ela se configura como um movimento de integração entre ciência, tecnologia e cultura, promovendo um diálogo necessário entre saberes acadêmicos e os saberes locais. Essa interlocução favorece a produção de conhecimento contextualizado, sustentável e socialmente comprometido, que reconhece e respeita a pluralidade do Brasil profundo.
Além disso, ao destacar o papel da EAD, o evento reafirma a importância dessa modalidade como ferramenta de democratização do acesso à educação, especialmente em regiões de difícil acesso geográfico, como é o caso de grande parte do território roraimense. O uso estratégico das tecnologias digitais inerentes à EAD, na formação docente e discente amplia as possibilidades de inovação educacional e inclusão social, fomentando competências essenciais para o século XXI.
A Mostra também estimula a produção científica colaborativa, ao envolver educadores, pesquisadores, estudantes e comunidades em processos de reflexão crítica e compartilhamento de experiências. Esses processos geram soluções criativas e adaptadas às realidades locais, contribuindo diretamente para o ecossistema de inovação no estado.
Portanto, o evento se apresenta como uma ação estruturante e transformadora, que alia a potência dos territórios amazônicos à força das tecnologias e à riqueza das culturas em diálogo, consolidando-se como um espaço fundamental para o avanço da ciência, da educação e da cidadania no Brasil. |
Boa Vista e Pacaraima - RR |
5 de Novembro de 2025 |
7 de Novembro de 2025 |