No dia 22 de outubro, a partir das 18h30, o Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (Inan/UFRR) sediará as discussões sobre as bancas de heteroidentificação, mecanismo que integra as regras de diversos certames no País, inclusive os de ingresso em instituições públicas de ensino superior. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.
O evento está vinculado ao Projeto Equidade na Formação de Estudantes Indígenas e de Ações Afirmativas na Amazônia: da Escola à Universidade, os Desafios das Desigualdades na Educação, desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG-PAD/Capes – Polo Roraima), na linha de Políticas Afirmativas e Diversidade.
Integram o projeto o Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da UFRR (PPGSOF/UFRR), o Doutorado em Educação na Amazônia – Polo Boa Vista (PGEDA/Educanorte), a Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH/UFRR), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Boa Vista Zona Oeste (Neabi/CBVZO) e os Grupos de Estudos Socionaturais.
Com o tema “As Bancas de Heteroidentificação no Contexto Amazônico”, a mesa-redonda reunirá as professoras Mariana Pereira (CPH/UFRR), Edileuza de Jesus dos Santos (Campus Novo Paraíso/IFRR) e Iolete Ribeiro da Silva (Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas). A mediação será conduzida por representante do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR.
Segundo o professor Marcos Antonio, do IFRR, integrante do PPGSOF/UFRR, o evento constitui uma ação relevante no âmbito das políticas afirmativas. “As bancas de heteroidentificação são fundamentais para assegurar que os processos seletivos realmente promovam o acesso de grupos contemplados por essas políticas”, explicou.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Diretório Central dos Estudantes da UFRR (DCE/UFRR), do Instituto Vidas Amazônicas (IVA), do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Núcleo de Mulheres de Roraima/Comitê Impulsionador da Marcha das Mulheres Negras (Numur).
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Colaboração: Marcos Oliveira
Card: Simone Moreira e Jayne Thomé
Ascom/Reitoria
13/10/2025