Acadêmicos do Campus Boa Vista do IFRR participam do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) 2025, em Manaus

Publicado em 28 de Julho de 2025 às 12:25
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

A delegação do CBV será composta por 5 estudantes e 3 professoras

O evento coloca em pauta o debate sobre o enfrentamento das mudanças climáticas
O evento coloca em pauta o debate sobre o enfrentamento das mudanças climáticas

Acadêmicos dos cursos Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) do Campus Boa Vista do IFRR participam, nos dias 30 e 31 de julho, do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) 2025, na cidade de Manaus (AM).

O evento tem como proposta ampliar o debate sobre o papel da inovação e do empreendedorismo na Amazônia no enfrentamento das mudanças climáticas em escala global.

O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

A delegação do CBV/IFRR será formada pelos estudantes Liriel Farias de Souza, Cláudio Cézar Trindade, Natália da Silva Conceição e Karoline Duarte Maduro, do curso Licenciatura em Ciências Biológicas, e Diandro Felipe Nogueira Lima, do curso Tads; e pelas professoras Joelma Fernandes, Cristiane Oliveira e Lysne Nozenir Lira.

Liriel Farias de Souza, Natália da Silva Conceição e Diandro Felipe Nogueira Lima são bolsistas do projeto Acelera Koneka e participam de projetos de inovação com propostas voltadas à pré-incubação.

Os projetos desenvolvidos são estes:

BioSensory – Kit multissensorial pedagógico voltado ao ensino de ciências biológicas de forma inclusiva, com foco em estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

ColoDigital – Plataforma digital de acolhimento emocional e autocuidado voltada a mães de crianças com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.

Ambos foram aprovados no Edital n.º 2/2025/AGIF/PROPESPI/IFRR, dentro do projeto Acelera Koneka, voltado à inovação e pré-incubação. Eles serão executados no período de setembro a dezembro de 2025.

Segundo a professora Joelma Fernandes, a participação no evento não incluirá a apresentação formal de relatos de experiência, mas será uma importante oportunidade de formação complementar, com foco na compreensão dos processos de pré-incubação de projetos, na aproximação com possíveis financiadores e apoiadores institucionais e em estudos de temáticas relacionadas à biotecnologia e inovação. “A participação dos acadêmicos nesse evento representa uma oportunidade valiosa de formação, articulação e protagonismo estudantil em temáticas urgentes para a região amazônica”, disse.

Além de conferências e debates, o evento contará com espaço para exposições e negócios

Outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial por meio do link https://bioeconomyamazonsummit.com.